Seja pela estética ou pelo aproveitamento de espaço, uma bela cama suspensa é capaz de transformar a decoração, concorda? Hoje, eu trago dicas, curiosidades e ideias para você que está pensando em inovar no décor utilizando a peça.
A cama suspensa geralmente é utilizada em projetos de locais para estudos, um armário, penteadeira, cômoda ou área de descanso com espaço livre e somente alguns pufes. Não importa a finalidade, a impressão é de dois móveis em um só.
Também chamada de cama mezanino, a cama suspensa é um tipo de beliche, porém, o apoio dela é obtido em uma estrutura montada no alto. A parte abaixo da cama, portanto, ganha espaço. Ou seja, é uma sugestão e tanto para quem tem área limitada.
A cama suspensa ou cama loft é perfeita quando fica difícil idealizar uma disposição de móveis; quando cada centímetro quadrado ganho vale ouro.
Com ela, é como se a residência ganhasse um cômodo extra, uma vez que sua instalação é bem próxima ao teto, deixando o espaço livre para circulação ou demais itens da mobília.
Mas há quem use a cama suspensa simplesmente para dar mais personalidade ao ambiente, sem que haja restrição de espaço.
O toque de charme é possível mantendo a cama a poucos centímetros do chão. Uma alternativa que serve inclusive para a brincadeira das crianças, sem comprometer a segurança delas.
No quarto ou no meio da sala, a cama mezanino pode ganhar ares requintados, descolados, infantis, modernos, enfim, do jeito que você preferir.
Existem muitas maneiras de aproveitar o modelo, assim como uma grande variedade de materiais de base e sustentação da cama loft.
Uma cama suspensa grande, por exemplo, pede um pé-direito alto com 2,70 m, para que o usuário tenha conforto e, principalmente, não bata a cabeça.
Normalmente, a estrutura metálica é a mais usada para fixar a cama mezanino. Ela oferece maior segurança e possui um sistema simples de fixação por meio de parafusos nas paredes e pisos. Outra possibilidade é a madeira com fios de metal, cordas ou correntes.
Tem cama suspensa com base de vidro, com sistema automático de acionamento; em estilo rústico, de concreto; ligada ao teto por tubos, cabos em somente um dos lados, na altura do criado-mudo, em estilo industrial; cama suspensa com cabeceira, cabo de aço e muitas outras…
A escolha do material de fixação da cama suspensa influi no estilo do ambiente. A dica é procurar com calma, analisando cada detalhe, para que haja harmonia no décor.
Com a cama loft, um ambiente pode ser ao mesmo tempo sala e quarto, inclusive de hóspedes.
Muitas ideias geniais em arquitetura e decoração surgem em espaços pequenos. Nada melhor do que algumas limitações de vez em quando para colocar a cabeça para funcionar, não é mesmo?
Se o orçamento permite, sem dúvida, uma das melhores soluções é montar uma cama suspensa ou um mezanino menor para servir de quarto. Assim, o bem-estar também é favorecido, pois diminui um pouco a impressão de “sufoco”.
Como você pode notar, aproveitar as partes mais altas de certos cômodos vai além de estética, de dar uma nova cara aos ambientes – o que, aliás, já é um bom motivo, diga-se.
A forma como vivemos, organizamos nosso cantinho, é capaz de influenciar nosso descanso, humor e qualidade de vida.
As escolhas que fazemos podem tornar a rotina mais harmoniosa e fluida, isto é, o dia a dia mais simples e agradável. E a cama suspensa tem tudo para contribuir com graça, leveza e conforto.
Experimente!
Até o próximo post…
Veja também: