Artesanato

Caminho de mesa de crochê: dicas de como usar e receita prática

Usar uma toalha de mesa tradicional, por vezes pode deixar a decoração pesada ou até cafona. Talvez por isso, muita gente opta por usar o caminho de mesa de crochê, que traz um ar de sofisticação e costuma combinar bem com qualquer ambiente.

Não por acaso, essa é uma peça que está cada vez mais em alta, dando um toque especial à decoração da casa. Ela pode ser usada usado em diferentes tipos de mesa, seja ela redonda, quadrada ou até retangular.

Para que seu caminho de mesa não comprometa o restante da decoração, no entanto, é importante saber combinar cores e texturas, assim deixará o ambiente harmônico. A seguir você confere algumas dicas de como fazer isso de modo simples e prático, isso sem contar a receita prática que apresentamos no final. Veja!

Como combinar caminho de mesa de crochê

Na hora de começar a organizar sua mesa de jantar e pensar em colocar um caminho de mesa de crochê, a primeira coisa que deve pensar é em quais elementos irão compor a decoração. Isso porque o ideal é que haja harmonia nas cores.

Tenha em mente que o caminho de mesa deve ter os mesmos tons de cores do porta guardanapo, guardanapo, louças e até mesmo dos talheres. A peça pode ser tanto lisa, como estampada ou em tons neutros.

Ela pode ser usada tanto por cima da toalha como sozinha sobre a mesa. E caso queira dar um toque mais refinado à decoração, dê preferência ao caminho de mesa ao estilo Boho, com um acabamento bem charmoso.

Caminho de mesa de crochê e mesa posta para 2 lugares

O caminho de mesa de crochê pode ser usado até mesmo em mesas menores, como no caso de uma mesa para dois. Existem basicamente duas opções nesse caso: usar dois caminhos lado a lado ou apenas um centralizado, colocando os lugares em cada ponta da mesa. Nesse caso o ambiente ficaria charmoso com um caminho de mesa colorido ou estampado.



Caminho de mesa de crochê para mesa posta para 4 lugares

No caso de uma mesa posta para quatro lugares o caminho de mesa pode ser usado tanto cruzado como em paralelo.

Se for usar o caminho de mesa em paralelo, procure posicionar no sentido oposto ao comprimento da mesa, deixando cada item posicionado paralelo ao outro. As louças devem ser posicionadas nas extremidades do caminho de mesa.

Caminho de mesa de crochê para mesa posta para 6 lugares

Mesmo em uma mesa com seis lugares o caminho de mesa pode ser usado tranquilamente, como por exemplo, em uma mesa de casamento. Nesse caso existem vários tipos de disposição da peça.

A primeira opção é o modo vertical, deixando-a centralizada ao meio, com as louças e talheres posicionados de forma paralela. Nesse caso você pode adicionar jogo americano que combina com o caminho de mesa de crochê.

Caminho de mesa de crochê de mesa para mesa posta para 8 lugares

Em caso de uma mesa posta para oito lugares ou mais o mais indicado é usar o caminho de mesa posicionado um ao lado do outro, dessa forma poderá delimitar o espaço dos convidados e ainda deixar a composição graciosa.

Outra opção nesse caso de uma mesa grande é usar dois caminhos de mesa paralelos e colocar um jogo americano em cada ponta da mesa. Isso criará uma boa composição, deixando o ambiente com ar descontraído e ao mesmo tempo delicado.

Caminho de mesa para mesa redonda ou quadrada

Para quem deseja usar o caminho de mesa de crochê mas possui mesa quadrada ou redonda, também temos boas dicas. É possível usar de forma que haja harmonia na composição, podendo usar o caminho tanto centralizado como cruzado.

Para que fique gracioso em sua mesa de jantar, a dica é posicionar os talheres e louças nas extremidades das peças, assim já deixa determinado o lugar de cada convidado.

Uma dica para quem deseja fazer uma recepção ao ar livre e usar caminho de mesa é deixar as pontas do caminho chegar até o chão, isso dará um ar de leveza à decoração.

O caminho de mesa de crochê dá um ar de aconchego aos convidados, mostrando que você se importa com eles.

Receita de caminho de mesa de crochê

Para fazer esse caminho de mesa é bom que tenha um senso de como trabalhar com crochê, pois é necessário ter um nível intermediário para poder confeccionar as flores de crochê, que demandam certa habilidade no trabalho.

Caminho de Mesa Boulette em crochê

Esse caminho de mesa possui o tamanho 40 cm x 115 cm e para fazê-lo é necessário ter em mãos um novelo de fio barroco na cor cru, um novelo do fio zaira nas cores lilás e laranja e agulha para crochê número 3,5 mm.

Esse é o caminho que você vai fazer com a receita abaixo:

Confecção

Motivo com flor (8x) – Gráfico 01: usando o fio lilás, faça 8 correntinhas seguindo o gráfico 01. Na primeira corrente faça 16 pontos baixo dentro do círculo e feche a corrente com 1 ponto baixíssimo.

Na segunda carreira faça 4 correntes com 2 pontos altos, 3 pontos baixos nos 2 pontos altos duplos, 3 correntes, pular um ponto de base, 3 pontos altos duplos, laço na agulha, laçar 2 pontos altos duplos, laçar na agulha, laçar 2 pontos duplos, laçar na agulha, tirar 2 pontos.

Repita o movimento até que fique 1 ponto na agulha, faça 3 correntes e pule um ponto de base, repita o passo sete vezes e feche a corrente com um ponto baixíssimo.

A terceira corrente faça com fio laranja, trabalhando sob três correntes da carreira anterior, 3 pontos altos, 2 correntes nas 3 correntes seguintes, 3 pontos altos, 2 correntes, 3 pontos altos, repita toda volta até fechar a carreira com 1 ponto baixíssimo.

Faça a união dos motivos na última carreira do gráfico com ponto baixíssimo, assim como indica o esquema de montagem.

Contorno

Gráfico 02: usando o fio da cor cru siga o gráfico número 02 indo em volta dos motivos unidos.

Acabamento

Gráfico 03: use o fio na cor lilás, e siga o gráfico 03 em volta da peça. Faça ponto alto, ponto Correntinha, ponto baixíssimo, ponto baixo, picô e ponto alto duplo.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */