Doenças Saúde

Câncer de pulmão: conheça mais e saiba como prevenir

Câncer de pulmão

O câncer é assustador de todas as formas. Quando atinge órgãos vitais, o susto é ainda maior.

O pulmão pode ser alvo desta doença, e dependendo do desenvolvimento, pode levar à morte. Assim, é importante conhecer mais sobre a doença, sintomas, e forma de tratamento.

O que é câncer de pulmão?

O câncer é um tumor considerado maligno, que nasce em um dos pulmões. Desenvolve-se a partir de uma mutação anormal de uma das células no momento da multiplicação, e o descontrole deste processo forma o tumor.

Existem diferentes tipos de câncer pulmonar. Os mais comuns são de dois grandes grupos, quais sejam: “carcinomas células não-pequenas” e “carcinomas de pequenas células”. O diagnóstico mais comum é de câncer do primeiro tipo.

Causas e fatores de riscos

Diversos fatores podem gerar câncer de pulmão, como exposição a substâncias como arsênio, cromo, radônio, entre outros. Histórico familiar e doenças pulmonares anteriores, como fibrose, podem aumentar o risco.

No entanto, o grande e principal fator de risco é o tabagismo. Estatísticas apontam que em torno de 90% dos pacientes com câncer de pulmão têm o hábito de fumar, ou fumaram durante sua vida. Ocorre que o tabaco possui mais de quatro mil produtos químicos, sendo que pelo menos 60 deles são comprovadamente perigosos e causadores da doença.

Aqueles que não fumam, mas possuem contato próximo com fumantes e consequentemente com a fumaça do cigarro também tem seu risco de desenvolver câncer pulmonar aumentado em 25% em comparação com não fumantes.



Os não fumantes, apesar de raro, também podem desenvolver tumor no pulmão. No entanto, o tipo de câncer e suas características são diferentes dos tipos usualmente desenvolvidos em fumantes.

Sintomas

Os sintomas variam bastante e são vastos. Alteram-se dependendo do local do desenvolvimento do tumor no pulmão e seu tamanho. No entanto, os mais comuns são:

  • Tosse sem razão (que pode ou não vir acompanhada de sangue)
  • Falta de ar frequente
  • Dor no tórax
  • Perda de apetite
  • Dificuldade para engolir
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Náuseas e vômitos
  • Dor nas articulações e nos ossos

Formas de prevenção

Diante dos fatores que geram câncer, é fácil concluir que a melhor forma de prevenir e evitar o desenvolvimento desta doença no pulmão é manter-se longe do cigarro. Não fumar é a melhor prevenção, além de evitar inalar fumaça de cigarro.

Com isso, o risco de tumor pulmonar cai em grande escala, sendo bastante raro o aparecimento da doença nestes casos.

Qual o tratamento para o câncer de pulmão?

O tratamento do câncer de pulmão não é simples e exige uma equipe médica de várias especialidades para o sucesso. Normalmente precisa-se de acompanhamento com oncologista, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e radiologia, além de auxílio de enfermeiro, nutricionistas e fonoaudiologista.

É importante realizar uma biopsia antes de trará, para entender qual o tipo exato de tumor e seu grau de evolução. A depender do resultado da biopsia, o tratamento mais adequado para cada caso será prescrito pela equipe médica.

Considerando que é um câncer perigoso, especialmente por encontra-se em um órgão muito importante, o diagnóstico precoce é bastante importante e crucial no tratamento.

Assim, diante de qualquer sintoma ou suspeita, procure um médico e certifique-se! E acima de tudo: mantenha-se longe de cigarros.

Sobre o autor

Kenia

/* ]]> */