Decoração

Cantinho de maquiagem: dicas para montar, organizar e iluminar o seu

Cantinho da maquiagem

Ter um cantinho de maquiagem para se produzir é o sonho de muitas meninas de todas as idades. O bom é que existem projetos para todos os gostos e orçamentos. O importante mesmo é ter um espaço para ficar ainda mais bonita. Então, dá uma olhada das ideias de hoje!

Se ainda não o momento de investir uma verba alta no cantinho de maquiagem, você pode improvisar usando uma cômoda. Basta colocar separadores e caixas para dividir os produtos. Veja aqui como organizar maquiagem em maletas e estojos!

Uma linda bandeja de metal ajuda a compor o visual e manter tudo arrumado. Acrescente um espelho médio, e pronto!

Ah! E por falar nele, o espelho, os modelos grandes demais acabam fazendo você “perder” iluminação, porque as luzes ficarão longe umas das outras, causando um efeito fraco.

Cantinho de maquiagem

E mais: tenha sempre um espelho extra pequeno sobre o móvel para os detalhes, como passar delineador ou verificar se o esfumado da sombra está impecável. O espelho maior serve para dar aquela visão geral do rosto.

Foi só uma pausa para falar do espelho, que é parte fundamental da bancada. Voltando ao móvel…

Outra dica fácil é pintar sua cômoda antiga. O branco é a sugestão para manter o visual clean e combinar todos os objetos de decoração. Fora que a bancada em tons claros reflete a luz e ajuda a iluminar o seu rosto.

Se a sua mesa/cômoda/penteadeira/cantinho não tiver cor clara, experimente utilizar um jogo americano branco ou clarinho.

Sala de maquiagem

Também vale a pena conseguir uma penteadeira em lojas de móveis antigos ou antiquários e pintá-la no tom da sua preferência.

Um pequeno ajuste colando um espelho na tampa deixa a peça atual e versátil, permitindo fechar o item quando não estiver usando e transformar a penteadeira em mesa.

Como montar um cantinho de maquiagem perfeito

A luz ideal é a branca, que mostra melhor todas as imperfeições da make, para você fazer as correções. As lojas de maquiagem sempre têm esse tipo de iluminação, já reparou?

Outra possibilidade é mixar luzes frias e amarelas. O resultado é um ambiente mais aconchegante e equilibrado. Ao optar por bulbos leitosos, a luz fica mais difusa – o que também é muito bom para fazer a maquiagem.

Sala de maquiar

Mas um detalhe essencial é a disposição das luzes. Coloque os spots e/ou luminárias dos dois lados e na parte de cima. Dessa maneira, você evita as sombras no rosto.

Para quem não tem como embutir os spots, o truque é prender luminárias estilo clipe no espelho, em cima e nas laterais. E está feita a iluminação do seu cantinho de maquiagem.

Das luzes para a organização…

Além de iluminado e lindo, seu cantinho de maquiagem precisa de organização. Afinal, são tantos itens para guardar que, na hora da produção do visual, tudo precisa estar sempre à mão, certo?

Suas gavetas não contam com divisórias? Que tal comprar cestinhas, caixas de acrílico ou divisórias prontas? Elas não custam caro, porém, tem sempre a opção do DIY (faça você mesma).

A internet está cheia de tutoriais que mostram como fazer divisórias, inclusive reciclando materiais que temos em casa.

Aposto que no corre-corre diário, quando você precisar achar algo rapidinho, a organização vai fazer toda a diferença!

Uma solução simples para os objetos em formato de lápis, por exemplo, é adquirir baldinhos de metal, ou quem sabe reutilizar aquelas canecas que ninguém quer mais, dando a elas vida nova com adesivos estilosos.

Ok, iluminação, móvel, organizadores, tudo certo. Mas você dispõe de pouco espaço para encaixar seu cantinho de make? Tem sempre um jeito, calma! Nada que um lugarzinho entre a mobília e a parede não resolva…

Sucesso, e até a próxima!

Sobre o autor

Fatima