Doenças Exercícios Saúde Terapias

Capoterapia: a capoeira levando bem-estar aos idosos

Você já ouviu falar sobre capoterapia? A capoterapia é uma das novas modalidades de exercícios que anda pegando centros de treinamentos e academias. A moda começou recentemente, mas tem mostrado que vale a pena cada segundo de exercício que proporciona.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Com o objetivo de trazer mais movimento para as pessoas não habituadas a fazer atividades físicas, essa modalidade é conhecida também por ser uma modalidade alternativa de terapia. Em vez de se submeter a diversos encontros para falar sobre uma vida saudável, porque não colocar isso em prática por meio do exercício?

Origem: onde começou a capoterapia?

capoterapia começou com a união de movimentos básicos da capoeira com um estilo de conscientização de respiração e controle dos pensamentos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Não há como saber quando exatamente a prática começou, mas a que tudo indica as primeiras aulas foram feitas no Distrito Federal a partir de 1989, pois é quando se tem registro.

À princípio, essa modalidade alia movimentos mais simples da capoeira com a conscientização do corpo. Em todos os processos corpo e mente estão conectados. Porém, se você está pensando que isso tudo torna chata a atividade, está muito enganado. Uma das propostas principais é trazer um teor lúdico e estimular o ritmo entre os praticantes.

Músicas são utilizadas para estimular os movimentos. O ritmo é um dos fundamentos principais para se acompanhar os exercícios. O importante é se divertir e ter prazer no que se está fazendo, que o tempo passe voando e você tenha a sensação de que está em uma festa e não “malhando”.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Onde encontrar a capoterapia?

capoterapia tem se espalhado por vários lugares do Brasil. É muito comum encontrar a prática em academias que possuam a capoeira como modalidade esportiva ou então em próprios centros de atividade física proporcionados pelo governo.

A partir de uma busca rápida pela internet você pode encontrar os lugares mais próximos da sua casa para praticar a capoterapia. Caso você não encontre, não se preocupe. A internet oferece cursos e aulas online sobre a modalidade que você pode fazer no conforto da sua residência.

Capoterapia para todas a idades!

capoterapia tem feito bastante sucesso com pessoas de todas as idades, mas especialmente idosos. A moda ganhou tanto o gosto que muitos filhos andam impressionados com a capacidade e disposição que seus pais e avós estão conseguindo com a prática do exercício.

Algumas famílias dizem que chegavam a gastar cerca de oitocentos reais por mês só com remédios. Logo que o pessoal da melhor idade resolveu se inscrever nas aulas da modalidade, esses gastos beiram o zero ou quase nada. É notório como as pessoas mais velhas têm se sentido não apenas melhor em sua saúde, mas também quando a auto-estima.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Isso acaba servindo de exemplo até para as pessoas mais jovens que ficam surpresas com a capacidade que o exercício físico tem de mudar e trazer uma nova forma de viver a vida. É um estilo de vida que acaba proporcionando verdadeiros milagres.

Qualquer idade pode começar a praticar a capoterapia. A atividade tem objetivo de ajudar quem precisa de mais coordenação, força muscular e fôlego para aguentar o dia-a-dia puxado de correria.

Benefícios da capoterapia

Por se tratar de uma atividade física, a modalidade tem pouco impacto para se ajustar justamente as necessidades de quem não faz exercícios. Um dos principais objetivos é dar condicionamento físico para quem está em busca de aumentar o vigor.

Além disso, é excelente para aumentar a capacidade pulmonar e cárdio-respiratória. Como dissemos antes, suas atividades ajudam a quem está parado há muito tempo ou quem nunca praticou uma atividade sequer. Esse é o principal público-alvo do esporte.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A prática ajuda na produção de endorfina que proporciona a sensação de relaxamento, o que pode ajudar muito em atividades de estresse ou de tensão extrema. Outro benefício é a melhora da flexibilidade, fortalecimento e das articulações e também do alongamento. Não é toa que as pessoas que fazem a atividade se sentem mais “soltas”.

E para terminar não poderíamos deixar de falar do humor. A atividade física já costuma nos ajudar a ficarmos mais leves e mais propensos ao relaxamento, mas essa em específico possui o objetivo de cultivar um sorriso em seus alunos. O tema é fazer exercício e se sentir mais vivo, mais aberto para a vida.

O que mudou na vida dos idosos que praticaram?

Muita coisa mudou, inclusive sobre a forma de encarar a vida. O exercício físico traz uma capacidade que muitas vezes esquecemos que temos. A atividade física nos traz essa lembrança e nos retoma essa memória que somos capazes de fazer muita coisa, de vencer nossos obstáculos.

Há muitas pessoas da melhor idade que dizem que se tornaram completamente diferente do que eram antes. Se antes tinham uma reclamação sempre na línguas agora têm um sorriso é uma satisfação sempre no na boca.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A idade não passa mais a ser um obstáculo e sim mais uma motivação para se continuar a trabalhar ainda mais na satisfação no bom que a vida tem a oferecer. É a filosofia de vida que muda completamente.

Se você achou interessante independe da idade que você tenha ou entào você conhece alguém que precisa conhecer essa modalidade, não perca mais tempo. Grandes transformações prometem acontecer para quem realmente quer uma mudança radical, mas cheia de saúde na vida.

Há contraindicação?

Como essa é uma prática voltada para quem está parado há muito tempo ou simplesmente nunca praticou um exercício físico na vida, não há grandes contra-indicações. Mas é claro que consultar um especialista antes de se matricular é sempre essencial.

Por mais que a atividade seja leve e respeite o ritmo de cada aluno é importante entender o que cada pessoa pode fazer para poder aproveitar a aula sem problemas ou preocupações.

Considerações finais

capoterapia é uma excelente forma de praticar exercícios sem aquele rigor que estamos acostumados em encontrar nas academias de ginástica. É uma maneira de aliar os exercícios físicos e atividades em grupo, trazendo bem-estar, vigor e alegria para o dia não apenas dos mais velhos, mas de todas as pessoas.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */