Nutrição Suplementos

Cápsulas de cafeína: vale a pena consumir?

Cápsulas de cafeína

A cafeína é uma grande aliada da energia corporal há muitos e muitos anos. Dentre seus diversos efeitos no organismo, a cafeína ajuda o corpo a ficar acordado, e dá aquele gás a mais para a prática de esportes e atividades físicas no geral.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Com estas características, os praticantes de exercícios dos mais variados tipos utilizam cada vez mais a cafeína como empurrãozinho extra para as atividades.

Antes de tudo, o que é a cafeína?

A cafeína é pertencente ao grupo dos alcaloides, um grupo de substâncias estimulantes, que estão presentes no café e em diversos outros alimentos da natureza, como guaraná, cacau e várias espécies de plantas. Esta substância tem potencial diurético e é cardiotônica, ou seja, aumenta a força de contração do miocárdio. Sua função mais famosa é a de aceleração do metabolismo, e sua ação direta no sistema nervoso central.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Veja também – Chimarrão tem cafeína? Saiba tudo sobre a bebida

O corpo humano, no decorrer do dia, produz uma substância denominada adenosina, que traz sono e sensação de cansaço. A cafeína age inibindo os receptores da adenosina, acabando com o sono e fazendo com que nos sintamos com mais força e energia para as atividades do dia.

Formas de consumo

O café é certamente a maneira mais tradicional de ingestão de cafeína. No entanto, não é a única maneira de consumir esta substância.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Diversas plantas possuem concentração de cafeína. Com elas, podem ser feitos chás como os famosos chá mate, chá verde e chá preto.

Além disso, o mercado apresenta algumas bebidas energéticas que também podem ser fonte de cafeína para estimulação do corpo.

Contudo, o que vem ganhando destaque no aumento de consumo, é a ingestão da cafeína por meio de cápsulas.

Cápsulas de cafeína

O encapsulamento desta substância na realidade é uma forma mais rápida e simples de ingestão da cafeína, além de mais concentrada.

Na prática, é boa para quem quer desfrutar dos benefícios da cafeína, mas não gosta, ou não quer consumi-la das formas tradicionais, como o famoso cafezinho, ou alguns dos chás que possuem cafeína, como o chá verde e o chá preto.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Por que consumir?

Os benefícios da cafeína são bastantes difundidos e conhecidos. Esta substância age no sistema nervoso central, auxiliando na concentração, tirando o sono e ajudando a prestar maior atenção nas atividades rotineiras.

Por outra lado, a cafeína ganhou muitos adeptos quando seus efeitos foram anunciados como benéficos para os praticantes de atividades físicas. Isto porque a cafeína gera uma maior disposição e vontade de treinar. Segundo estudos, em relação à musculatura, a cafeína é capaz de aumentar a força muscular e potencializar sua recuperação pós treino.

Veja também – Cafeína como pré-treino: benefícios e como usar

Além disso, é capaz de minimizar a sensação de cansaço e de exaustão após a prática dos esportes.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Para os que pretendem eliminar gordurinhas e emagrecer, a cafeína pode ser uma excelente aliada, pois aumenta o metabolismo, auxiliando temem no processo de queima de gordura corporal.

Qual quantidade e que horas deve ser consumida?

A quantidade recomendada é 2mg a 6mg por quilo de peso. Assim, é importante que cada pessoa experimente e observe a reação da cafeína no seu próprio organismo, observados os limites seguros.

Ainda, é importante saber que o pico de concentração e ação da cafeína no sangue é em torno de 15 a 45 minutos após sua ingestão. Logo, é interessante consumir entre 30 minutos e 1 hora antes da atividade para a qual deseja-se mais concentração ou mais energia.

Mas afinal, vale a pena consumir as cápsulas?

As cápsulas prometem ser bem mais prática no dia a dia. Com elas, cada pessoa pode controlar a dose diária que está ingerindo, bem como criar uma rotina de consumo saudável, especialmente se acompanhado por médico ou nutricionista.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Com o consumo em cápsulas, os benefícios da cafeína serão aproveitados pelo corpo, sem ter a preocupação de viver com uma garrafinha de café ou de chá na bolsa o dia todo.

De toda forma, é muito importante que o consumo seja aliado a uma dieta saudável e acompanhado por nutricionista. Isto fará com que a ingestão seja benéfica para o corpo, evitando problemas como por exemplo, a super dosagem.

Precisa manipular?

Não. Pode ser, é claro, que seu médico receite alguma dosagem específica para sua dieta, e isto deve ser estritamente seguido. Caso seja assim, procure farmácias de manipulação de confiança ou indicadas pelo seu médico, para certificar-se de que você irá consumir exatamente o composto indicado.

Por outro lado, caso opte por algo ainda mais prático, é possível encontrar no mercado diversas marcas de cafeína em capsulas à disposição dos consumidores.

Veja também – Chás com cafeína: conheça as melhores ervas para consumo

Vale alertar, é claro, que sempre que for comprar este produto, é importante procurar por marcas com boa reputação no mercado, para minimizar problemas.

Legal, né? A cafeína em cápsulas pode ser bastante útil para os que curtem seus efeitos no organismo, ou para os que precisam de uma dose extra de energia para concluir alguma atividade.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */