Nutrição Vegetais

Cará-espinho, uma incrível planta: veja como comer

Cará-espinho

Quantas vezes você já não ouviu falar de uma fruta ou vegetal que parecem estranhos para você, mas que é completamente normal em outras regiões do Brasil? É justamente o que ocorre com o cará-espinho, uma planta selvagem do Amazonas que tem incríveis benefícios.

Então, se você é da região deste alimento, já compartilhe e deixe uma dica de receita para os novatos experimentarem. Quanto ao resto, sigam-me os bons!

Curiosidades a respeito do cará-espinho

Antes de qualquer coisa, é sempre bom conhecer algumas características básicas e gerais a respeito de algum alimento, pois isto te ajudará a compreender melhor suas propriedades e não permitirá que você seja enganada quando for comprar. Além disso, também é bom porque faz com que seu interesse aumente consideravelmente na hora de experimentar uma nova aventura culinária.

Veja também: Descubra aqui os benefícios do inhame para a saúde

Origem

Como dito lá em cima, é comum que se encontre o cará no Amazonas, porém, isso não significa de forma alguma que lá é sua origem. Nem sempre tudo o que temos hoje no Brasil, inicialmente surgiu em nossas terras, muitos produtos nos foram trazidos na época da colonização e imigração. De qualquer modo, é originária da África e foi trazido para cá com os escravos nas grandes embarcações negreiras, como o tubérculo prosperou bem no clima, ficou aqui definitivamente e desde então vem sendo bastante popular na região.

Aparência

Comumente é confundido com o inhame, o que já nos dá uma boa noção quanto a sua aparência: branca, amarela ou roxa por dentro e com uma casca marrom externamente. Além disso, apresenta formatos e tamanhos diferenciados entre si, não há um padrão quando se fala do cará-espinho, logo, seu peso varia entre quinhentas gramas e três quilos.



Plantio e cultivo

Sua trepadeira não é doméstica, isto porque não é nada fácil ter um em casa: é grande e exige cuidado, mesmo que não necessite de agrotóxicos e pesticidas para sua proliferação e crescimento. Geralmente plantada em camalhões que precisam de atenção excessiva para não modificar o interior do tubérculo, precisam de pequenas covas inicialmente, ou seja, é necessário bastante espaço para se começar uma horta de carás.

Se você tem um sítio ou fazenda e pode cuidar sem maiores preocupações, corre pro google e saiba como começar sua plantação hoje mesmo, tá esperando o quê?

Algumas propriedades importantes

Este tubérculo é fonte de vitaminas C e do complexo B inteiro, além de apresentar fibras solúveis, cálcio, ferro e potássio. Cheia de carboidratos e calorias, pode substituir a batata em diversos pratos como, por exemplo, a sopa, com um único diferencial de que seu sabor é levemente mais ácido.

Uso culinário

Por apresentar um gosto mais ácido e ter muito mais calorias, o cará-espinho não é recomendado regularmente se você está começando uma nova dieta, para este fim, prefira a batata doce. Entretanto, se você só deseja experimentar novos sabores, ele cai muito bem em pratos de sopas, massas, pirão e refogados.

Uso terapêutico

É muito comum que se encontre pela internet várias receitas de uso medicinal caseiro com ajuda do cará-espinho, porém, nem tudo o que está nas páginas da internet é necessariamente verdade, procure um profissional antes de iniciar qualquer medicamento, principalmente aqueles que você não tem muito conhecimento.

O grande diferencial do cará é um fito-hormônio que vem sendo usado para estudo de grandes indústrias farmacêuticas, que apresentam uma chance de produzir hormônios em laboratório de forma mais eficaz, convertendo essa substância em específico em progesterona e estrogênio, por exemplo.

Compra e conservação

Ninguém quer comprar algo estragado ou que vá durar pouco em casa, para tanto, preste atenção quando fizer a compra do cará e evite levar o alimento se ele apresentar alguma parte mofada ou amolecida, isso geralmente indica que já passou do ponto, prefira um que esteja bastante firme e com cor boa.

Para evitar que ele estrague depois de chegar em casa, não o guarde na geladeira, um local frio e úmido pode fazer com que ele amoleça mais rapidamente, além disso, sua conservação dura muito mais tempo se feita longe do sol, em local seco e protegido.

Benefícios do cará-espinho

Muito mais do que algo saboroso, para que algo entre em sua dieta e possa ser aproveitado com maior qualidade, ele precisa oferecer algo a mais. Além do sabor diferenciado (que o cará-espinho certamente apresenta), também é sempre bom que se tenha benefícios ao organismo, afinal, apesar da vida ser curta, não queremos desperdiçá-la cuidando de doenças que poderiam facilmente ser evitadas com um boa alimentação e exercícios específicos.

Confira agora uma lista de tudo que o cará pode fazer por você a longo prazo:

  1. Estimula o apetite;
  2. Antibacteriano;
  3. Mantém em equilíbrio os níveis de açúcar presentes no sangue;
  4. Reposição hormonal;
  5. Auxilia na digestão;
  6. Ajuda no tratamento contra a depressão;
  7. Melhora a circulação sanguínea;
  8. Anticancerígeno;
  9. Cuida da pele de forma saudável.

Só que, apesar de todos os benefícios, tudo que é consumido em excesso faz mal e com este alimento isto não é diferente, além de ser muito calórico por conta dos carboidratos presentes, não se deve comer muito pratos feitos a base de cará-espinho, porque podem causar vômitos, diarréias e dor de cabeça constante. Evite o transtorno e equilibre bem sua dieta.

Receita de suco verde com cará

Por ter uma textura mais característica e forte, não é comum o uso do cará em sucos. É claro que para toda regra, há exceção e este suco verde apresentado é uma ótima dica para quem deseja emagrecer e ter todos os benefícios que o cará-espinho pode oferecer!

Ingredientes:

  1. 2 folhas de couve
  2. 1 cenoura
  3. 2 maçãs
  4. 500 mL de água
  5. 5 folhas de alface
  6. 1 pedaço médio de gengibre descascado
  7. 2 carás-espinho pequenos, crus e descascados devidamente

Modo de preparo:

1º E ÚNICO PASSO: Pique todos os ingredientes muito bem e um a um jogue no liquidificador junto com a água. Bata até que fique homogêneo e depois disso é só servir, uma boa dica é começar o dia com este suco, pois ele é uma boa fonte de energia sem elementos viciantes que alteram o estado natural do organismo.

Agora que você já conheceu melhor o cará-espinho, já pode se arriscar em uma aventura culinária e compartilhar sua experiência. Sempre é bom trocar conhecimento e novas ideias com as pessoas, mesmo que online. Aproveite os pratos com moderação e seja infinitamente mais feliz depois de provar este novo sabor.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */