Curiosidades

Cartão de Ano Novo: ideias criativas para fazer o seu

Dezembro chegando e hora de pensar em ideias de cartão de Ano Novo para enviar para as pessoas queridas.

Com o surgimento e a popularização da internet, as pessoas deixaram um pouco de lado essa tradição de enviar cartão de Natal ou enviar cartão de Ano Novo – o que é uma pena, pois era muito legal esperar o carteiro chegar trazendo o carinho de amigos e familiares dentro de um envelope.

Ok, se você tem menos de vinte e cinco anos provavelmente você nunca viveu isso, mas a gente garante que era legal!

Um cartão de Natal ou um cartão de Ano Novo digital podem ser muito bonitos e atraentes, mas nada substitui aquele cartão que você pega, lê e relê e guarda com carinho ou coloca para enfeitar a árvore.

Então por que não resgatar esse hábito e voltar a desejar um bom Ano Novo usando o correio ou mesmo entregando o cartão de Ano Novo para quem você encontrar antes da virada?



Também é uma delicadeza colocar um cartão de Ano Novo junto com aquele presente ou lembrancinha que você dará por ocasião das festas.

A gente preparou uma listinha com ótimas ideias de como fazer um cartão de Ano Novo criativo e original, dá uma olhada!



1 – Se você tem crianças em casa

Se você tem filhos, está com a faca e o queijo nas mãos!

Crianças adoram projetos faça você mesmo e além de fazer o seu próprio cartão de Ano Novo, você ainda consegue entretenimento para as crianças por algumas horas.

Praticamente tudo que seus filhos fizerem vai agradar e comover quem realmente sente carinho por eles, mas algumas ideias vão além de agradar, vão surpreender:

  • Use os dedinhos como carimbos e faça desenhos que remetam ao clima de comemoração de festas de fim de ano e aos desejos para o Ano Novo;
  • Através de recortes de papeis coloridos, companha um cenário legal, mostrando seus melhores desejos para o Ano Novo;
  • Ainda na linha da colagem, saia para um passeio com as crianças e recolha na natureza itens que poderão compor a colagem de ilustração do cartão de Ano Novo. Folhas secas, sementes, flores, galhos e tudo que a imaginação do pequeno mandar;
  • Peça para a criança fazer um desenho de algo que ela quer fazer junto com a pessoa que irá receber o cartão no ano que vai começar;
  • Faça carimbos caseiros com a criança e a incentive a usá-los para formar uma composição. Recortes na batata são um clássico dos carimbos caseiros infantis, mas você também pode ensinar o pequeno a fazer desenhos abstratos colando lã ou barbante num pedaço de madeira ou EVA. Botões também pode ser carimbos surpreendentes;
  • Faça uma foto caprichada da criança – ou melhor ainda, da família toda – e mande imprimir com votos de felicidades. É um jeito carinhoso de oferecer ao seu amigo ou familiar uma recordação de como eram suas crianças ou sua família naquela data. Algumas famílias fazem desse hábito uma tradição e é muito legal compartilhar com as pessoas queridas o crescimento de seus filhos.

2 – Carimbos

Se você não tem muita habilidade para fazer trabalhos manuais, a gente tem a solução ideal: carimbos!

O uso de carimbos possibilita que você componha os mais diversos cenários usando sua criatividade e sem muito esforço.

Papelarias e lojas de utilidades costumam ter diversas opções disponíveis, mas se você quiser fazer algo ainda mais personalizado, pode encomendar um carimbo com os dizeres ou o desenho que você desejar.

Você vai se encantar com as possibilidades que esse método tão antigo pode oferecer!

E seu cartão de Ano Novo ainda ficará com um toque vintage que está tão em alta na decoração e nos crafts.

3 – Stencil salva!

A gente está determinado a te provar que você não precisa ter altas habilidades manuais para conseguir fazer um cartão de Ano Novo no estilo “faça você mesmo”.

Em papelarias e lojas de produtos para artesanato você encontra uma variedade imensa de desenhos prontos em stencil.

Ops, não sabe o que é stencil?

Stencil é um desenho recortado em forma de molde vazado numa placa de acetato maleável.

Basta você fixar a placa na superfície e aplicar a tinta. Espere secar por alguns instantes e retire a placa. Voilá! Você tem o desenho prontinho em questão de instantes!

4 – Cores para cartão de Ano Novo

A escolha das cores que você irá usar para fazer seu cartão de Ano Novo é bem importante para algumas pessoas mais supersticiosas.

Nessa época do ano, aliás, até os mais incrédulos se rendem a fazer algumas simpatias porque não custa, né? Vai que funciona.

Então além das clássicas prata e dourada, veja o que cada cor pode atrair para o Ano Novo e escolha a dedo as suas opções – ou use todas elas!

  • Amarelo – riqueza, dinheiro;
  • Azul – tranquilidade;
  • Branco – paz;
  • Laranja – criatividade;
  • Lilás – saúde e equilíbrio;
  • Rosa – amor;
  • Verde – esperança;
  • Vermelho – paixão

As pessoas não veem o preto com bons olhos na época de Ano Novo, mas ele significa independência – o que também é um desejo muito legal a se fazer.

5 – A escolha do papel perfeito

A escola do papel que será o suporte para o seu cartão de Ano Novo é muito importante para garantir o sucesso do seu projeto.

Se você for fazer apenas técnicas de pintura ou carimbo, pode ser algum papel como a própria cartolina, que é fácil de encontrar e resistente.

O papel vergê é uma opção mais requintada e não muito mais cara, mas dependendo da região onde você more pode não ser fácil de encontrar.

Mas se seu projeto inclui colagens e a participação de mãozinhas as vezes mais estabanadas, vale investir num papel mais resistente, como o papel cartão.

Conclusão

A gente espera que este artigo tenha te ajudado a encontrar inspiração para confeccionar você mesma o cartão de Ano Novo com o qual irá mimar seus queridos – pode ser não apenas agradável para quem recebe, mas um momento de relaxamento para você nesta correria alucinada que irá começar nos próximos dias.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.