Beleza Pele

Carvão ativado para pele: como funciona? Para que serve?

Nova técnica que anda em alta nos salões e no mercado da beleza, o carvão ativado para pele promete limpeza sem requerer produtos químicos agressivos.

Afinal, com tantos métodos e técnicas para você cuidar da pele, neste artigo vamos abordar uma das últimas modas em beleza fácil, com dicas, informação benefícios e receitas caseiras para você incluir o carvão ativado no cuidado da sua pele.

O que é o carvão ativado?

Ele realmente promete fazer maravilhas, pois o carvão ativado para pele tem origem totalmente vegetal e natural, oferecendo vantagens que podem promover uma limpeza mais profunda sem a necessidade de você adicionar outras substancias químicas pesadas e certamente tóxicas.

Outra característica é que o carvão ativado é um tipo especial de carvão, gerado a partir da queima de alguns tipos de madeira a temperaturas bem elevadas. Durante o processo, a queima ajuda a manter o nível de porosidade dos materiais, essenciais para a coleta seletiva de líquidos, gases e até algumas impurezas tóxicas do interior dos poros do rosto.

Como o carvão ativado funciona?

Como já dissemos, as partículas do carvão ativado são muito porosas, o que as fazem funcionar como esponjas que ajudam na absorção de sujeiras (como células mortas e resíduos de maquiagem) e oleosidade da pele.

Outra funcionalidade, por serem abrasivas, essas partículas ajudam a promover mais brilho e maciez da pele. No mercado, geralmente você o encontra disponibilizado em pó, facilitando seu uso na adição da produção de máscaras de carvão ativado para pele.



Benefícios do carvão ativado para pele

Pela sua origem natural, o carvão vegetal ativado é comprovadamente um dos melhores produtos dermatológicos existentes, justamente pelas propriedades de possuir alto poder de absorção e de ser pouco abrasivo.

Então, antes de partir a produção da sua máscara de carvão ativado para pele, confira seus benefícios básicos:

  • Seu efeito esponja limpa profunda a pele;
  • Aumentar a eficiência de clareadores e cremes antirrugas;
  • Ajuda a afinar a pele, garantindo maior limpeza, brilho e maciez;
  • Combate o excesso de oleosidade e diminui o tamanho de poros.

As substâncias presentes no carvão ativado

Como o carvão ativado é uma substância com propriedades ativas, dependendo do uso ele pode ser combinado com demais substâncias para ter um efeito mais duradouro e garantido.

Mas como estamos falando sobre cosméticos e a utilização correta e segura do carvão ativado para pele, ao ser incorporado numa máscara facial, por exemplo, seu uso pode garantir benefícios como a remoção da oleosidade natural e a sujeira dos dia-a-dia.

Mas além de benefícios que a própria máscara pode trazer, como a presença de vitaminas, clareadores e firmadores, outra vantagem é a melhora na permeação de hidratantes.
Para quem é indicado?

O carvão ativado para pele é indicado com sucesso para quem tem a pele mais oleosa, principalmente pela propriedade de ajudar na eliminação do excesso de oleosidade e células mortas acumuladas com o tempo.

Essa sujeira toda acumulada no dia-a-dia impede a penetração de cremes e cosméticos além de diminuir sua eficiência. Vale lembrar que o carvão ativado para pele também é indicado para pessoas que apresentam uma cútis mais opaca e áspera.

Dicas de máscara de carvão ativado caseiras

Como você já deve saber, existem várias marcas no mercado de máscaras de carvão ativado, mas nós vamos indicar como você pode manipular o produto em casa utilizando a substância em comprimidos ou em pó.

A diferença que pode te ajudar na comparação dos dois tipos apresenta apenas o cuidado de, no caso de preferir o carvão ativado em comprimidos, ele precisa bem amassado! Assim ele não fica em pedaços muito grandes, que podem machucar e até cortar sua pele quando for fazer a aplicação da máscara.

Nossa dica de ouro para mais eficiência do carvão ativado para pele é adicionar argila verde com um óleo de lavanda. Esses ingredientes podem ter a mesma função, a de agirem no controle da oleosidade da pele. Mas, juntos, conferem um resultado ainda mais eficiente.

Antes de irmos às nossas receitas, cuidado com essa sugestão de máscara caseira que anda rolando pela web: a de se adicionar cola escolar para ajudar na remoção de cravos!

Afinal, cola não é produto para se aplicar no corpo, muito menos no rosto! O resultado pode ser dermatites e até alterar a sensibilidade da sua pele!

Então, é hora de conferir nossas receitas de carvão ativado para pele com a segurança necessária!

Receita 1: máscara de carvão ativado removedora de cravos

Ingredientes:

  • 3 comprimidos de carvão ativado;
  • 2 colheres de leite integral;
  • 2 colheres de gelatina.

Preparo:

  1. Triture os comprimidos de carvão ativado;
  2. Misture a gelatina com o leite;
  3. Esquente no micro-ondas por uns 15 segundos;
  4. Lave bem o rosto;
  5. Passe a mistura na região a ser tratada;
  6. Deixe em repouso até a máscara endurecer;
  7. Retire-a com cuidado.
  8. Enxágue com bastante água.

Receita 2: máscara de carvão ativado para limpeza geral

Ingredientes:

  • 1 sachê de carvão ativado;
  • 6 gotas de óleo essencial;
  • 2 Máscara facial (pode ser de argila verde).

Preparo:

  1. Num recipiente de vidro, misture tudo;
  2. Lave bem o rosto;
  3. Faça a aplicação (evitando áreas sensíveis);
  4. Deixe agir por uns 25 minutos;
  5. Remova cuidadosamente;
  6. Enxágue com bastante água fria.

Cuidados e contraindicações

Como sempre lembramos a você, toda receita caseira precisa de informação e bom senso. Além de procurar um dermatologista, cuidado com a origem dos produtos existentes no mercado, certo?

No caso das contraindicações, o uso do carvão ativado para pele fica proibido para as pessoas que são alérgicas a algum componente ou que tenham a pele muito sensível.

Como a aplicação de carvão ativado ajuda a remover o excesso de oleosidade da pele, ele pode trazer danos à barreira de hidratação natural de toda pele.

Outro alerta para manter você muito bem informada é o cuidado ao adicionar muitas substâncias às fórmulas caseiras. Nossa orientação é adquirir apenas cosméticos com carvão ativado na fórmula e até procurar o carvão ativado industrializado com a garantia de controle de qualidade.

Uma receita caseira sem essas orientações pode introduzir resíduos e partículas que vão certamente ferir sua pele e causar reações alérgicas e demais resultados indesejáveis na pele.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */