Casa Decoração

Casa container é moda: você teria uma?

Reunindo modernidade e muito estilo, a casa container é uma tendência cada vez mais forte entre as famílias brasileiras. Ela traz um mar de possibilidades, deixando com que você possa idealizar o lar que sempre desejou ter.

Antes utilizados apenas para o transporte de cargas, estes itens ganharam muito espaço em construções civis. Hoje, é possível encontrar hotéis, restaurantes e até empresas compostas por este diferenciado material.

Aproveitando materiais que nem estão sendo aproveitados em algumas regiões, é possível compor um lar extremamente adaptado ao que você considera necessário. Vamos concordar que o reuso de qualquer estrutura é tendência no mundo atual!

Quer saber quais as vantagens e desvantagens de contar com uma casa container? Avaliamos todos os pontos e trazemos quais aspectos você deve levar em consideração antes de considerar esta mudança tão radical!

Vantagens na mudança para casa container

Sustentabilidade

É o aspecto mais considerado pelos construtores que indicam a casa container. Os materiais antes utilizados por indústrias passaram a ter uma nova função, evitando um descarte antecipado. Também é uma forma de morar sob um solo extremamente permeável, já que o elemento precisa de pouco focos de apoio. Você cuida da natureza de duas formas diferentes!

Para fazer a fixação, podem ser utilizadas colunas, sapatas ou baldrames. Outros materiais extremamente utilizados nas construções passa a ser poupado, como é o caso do cimento, da madeira, da água, da pedra, da areia e dos tijolos. Como são itens que necessitam de recursos naturais para a sua produção, nada melhor do que evitar o uso e ter um lar absolutamente solidário às causas do meio ambiente.

Praticidade

É possível contar com uma casa container que chegue ao local proposta já pronta! E você também vai poder movimentá-la, caso ache necessário depois de algum tempo. Ao adicionar alguns módulos, você também pode providenciar uma reforma extremamente rápida, bastando esforço profissional apenas para que as novas partes sejam acopladas ao original.

Esta opção também se destaca pela entrega imediata, visto que é extremamente simples trabalhar com este tipo de material. Outro ponto fundamental a se destacar é a ausência de entulhos nas obras realizadas, já que os materiais usados não são os mesmos da construção civil!

Economia

Custando por volta de R$10500,00, o container pode apresentar uma opção extremamente rentável para quem quer construir um novo lar. Imagine tudo o que será gasto com produtos de alvenaria e repense a possibilidade de diminuir o investimento, obtendo um resultado final qualificado e resistente. E o preço colocado é para a montagem realizada por uma empresa altamente especializada. Será possível encontrar outros fornecedores, que apontem soluções mais em conta.

Também é possível encontrar empresas que oferecem container para a composição de um espaço profissional, como restaurante ou escritório. Este tipo de organização também se dedica a entregar um produto completo, já com a personalização incluída. Dessa forma, é possível notar que esta possibilidade pode trazer economias em diversos pontos, principalmente diante das manutenções que alvenaria exige ao longo dos anos.

Flexibilidade dentro do espaço

O trabalho de montagem de uma casa container é muito mais simples do que você imagina. É possível montar, desmontar e fazer diversas alterações com facilidade, desde que um profissional entendido do assunto possa acompanhar. É uma solução incrível para quem gosta de se mudar com frequência e não quer abrir mão de um espaço totalmente personalizado.

Até na montagem de prédios, o container se mostra muito mais prático e eficiente. Com o uso das vigas de forma correta, é possível montar estruturas grandes e sólidas! E a resistência a outros elementos, como fortes ventos e água de chuva, também beira a excelência.

Durabilidade

Apesar de ser extremamente prático no manuseio, o container pode te surpreender quando o assunto é vida útil. Bem conservado, este elemento pode resistir a até 90 anos de uso constante, sempre contando com as manutenções necessárias. Desta forma, você contará praticamente com uma moradia eterna. Basta ir zelando pelo material de geração em geração, mantendo a qualidade e buscando alternativas para que as melhorias possam aparecer.

Razões para pensar em não ter uma casa container

Rigidez nas estruturas

Claro que, em uma casa container, serão fixados os tamanhos de cada cômodo. Ou dependendo do seu projeto, a casa inteira terá uma medida muito clara. Isso se dá por conta da dificuldade de se alterar a forma da composição, que já era fabricada justamente para atender fins industriais. Por isso, é importante calcular cada necessidade e saber que as alterações só são feitas em caso de compra de novos espaços.

E nisso, também é fundamental ficar atento à capacidade dos terrenos usados nas construções. Caso sejam utilizados diferentes contâiners para a montagem, é preciso fazer uma avaliação prévia e verificar se as manobras dos guindastes poderão ser feitas com tranquilidade. Fazer a conexão de todos os módulos será importante para obter um resultado final interessante.

Mão de obra especializada

Não será qualquer profissional que estará habilitado para fazer alterações na casa container. É preciso ter domínio do material para poder oferecer as melhores alternativas. Isso envolve, principalmente, o corte de esquadrias. Apenas quem entende do assunto saberá fazer toda a estratégia necessária para que o encaixe dos módulos não apresente problemas futuros.

Também é importante focar no isolamento térmico e acústico. Sem esses fatores, será um pouco mais difícil conviver dentro destes espaços. Para que a casa tenha um sucesso maior no resultado final, também é fundamental pensar nos condutores de calor, que vão deixar o clima muito mais agradável. Por serem feitos de aço, eles precisarão de toques profissionais para se tornarem totalmente habitáveis.

Regulamentações

É importante destacar que as construções de casa container são uma novidade diante do mercado imobiliário. Por isso, as regras podem mudar de acordo com a cidade em que você está construindo. Geralmente, as necessidades legais são as mesmas apresentadas para um processo de alvenaria, mas é importante checar se todos os requisitos estão sendo cumpridos. Cuide de detalhes como planificação, topografia, elevações, energia, esgoto, plantas e tudo o que um engenheiro indicar.

E aí, você moraria em uma casa container? É hora de avaliar os prós, os contras e, quem sabe, entrar de cabeça em um projeto muito audacioso! Aproveite a principal vantagem: você poderá fazer um espaço totalmente personalizado, que vai mostrar todas as suas características para os visitantes!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.