Casamento

Casamento country: saiba como planejar sua cerimônia

Casamento country
Isabella e Sérgio | Foto: Ana Paula Lobato

Você já ouviu falar em casamento country?

É um estilo de cerimônia inspirado nas celebrações norte-americanas e que tem caído no gosto de muitos casais brasileiros. Geralmente, são casamentos realizados no campo, durante o dia, com um visual mais leve, tranquilo e com detalhes que remetem ao universo country.

Para se apaixonar por essa proposta de casamento, você e seu noivo não precisam ser vaqueiros, gostar de sertanejo e viver em uma fazenda. Basta gostarem do estilo de vida do campo e da proximidade com a natureza.

Se você se identifica com essa ideia e está buscando inspiração para tornar sua cerimônia inesquecível, confira neste post tudo que você precisa saber para planejar um verdadeiro casamento country. Confira!

1 – A escolha do local perfeito

local-para-fazer-casamento-country

O casamento deve ser celebrado em um lugar com muito verde e natureza.

Lembre-se que o homem country é um amante da liberdade, do campo e dos animais. Então, a escolha do ambiente da sua festa deve seguir esse perfil.



O ideal é fazer uma festa ao ar livre no campo, em uma fazenda ou sítio. Existem muitas propriedades que alugam seus espaços para a realização dessas cerimônias.

Caso não seja possível ir até o campo, dê preferência a lugares que tenham uma boa área externa, mesmo se for em uma casa de festas.

2 – Convites com a cara da festa

Os convites são uma parte muito importante no planejamento do casamento e aqui eles também devem estar dentro da temática.

Eles devem trazer elementos do mundo country, como cores amadeiradas, couro, texturas mais rústicas ou detalhes campestres.

Quanto ao conteúdo do convite, a linguagem deve ser divertida e mais informal, além de informar aos convidados como será o casamento e o traje a ser usado.

Se você quiser levar a risca o modelo de casamento country, os convites podem ser enviados por correio e a confirmação do comparecimento solicitada, conforme a tradição dos casamentos norte-americanos.

3 – Decoração do casamento country

como-organizar-casamento-country

A dica de ouro para não errar a mão nesse tipo de cerimônia é se inspirar em uma decoração leve e campestre.

O colorido das flores, móveis rústicos e tecidos leves são alguns itens que podem ser explorados na decoração. Inspire-se no campo e deixe a imaginação fluir.

Foque na utilização de flores como decoração principal das mesas, do caminho da noiva e do altar e aproveite ao máximo a luz natural.

bolo-country-de-casamento

4 – Os trajes dos noivos e convidados

O diferencial de um casamento country é que ele deve ser simples e casual. E essa simplicidade deve refletir nas roupas dos noivos, padrinhos, madrinhas e convidados.

Esqueça aquele vestido com cauda, rico em detalhes e glamour. Ao contrário, ele deve ser simples, elegante, mas de uma forma discreta. Ao invés de grinaldas longas e buquês de rosas, as noivas apostam em adereços mais florais e buquês de flores selvagens, que reforçam o estilo campestre do casório.

Alguns casais levam a coisa mais a sério e adotam um visual mais “vaqueiro” para ele e um vestido simples e botas country para ela.Tudo vai depender da criatividade do casal.

casamento-country-trajes

5 – A trilha sonora da festa

Todo casamento que se preze tem música, e aqui não é diferente. E por mais que os clássicos de casamento sejam tocados, não dá para dispensar o country, até por uma questão de caracterização da festa.

Para não tornar a música muito maçante, invista nas diferentes vertentes do country, além do folk e sertanejo na hora de montar a playlist da sua cerimônia.

O country é um estilo que funciona bem quando tocado ao vivo. Então, apostar em uma banda é animação garantida para a festa!

6 – Algumas tradições norte-americanas

charrete-casamento-country

Além da decoração, algumas tradições e ideias do casamento country podem ser usadas na sua cerimônia a fim de tornar o clima ainda mais próximo dos casamentos norte-americanos.

Uma dessas tradições vem das rimas “somethingold, something new, somethingborrowed, something blue and a silversixpence in hershoe”, que na tradução literal significa: “algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul e seis centavos de prata no sapato”.

Essa pequena rima indica as coisas que a noiva deve usar na cerimônia para que tenha sorte, e pode ser uma divertida brincadeira para o seu casamento.

Uma curiosidade é que na configuração do altar, os padrinhos não ficam em casais e sim madrinhas ao lado da noiva e padrinhos ao lado do noivo, diferente do que é no Brasil.

Outra coisa que as noivas americanas fazem em casamentos countries legítimos é chegar em um cavalo ou charrete. Além de divertido, isso reforça a ideia da vida no campo. Então, se tiver algo do tipo disponível, aproveite!

O casamento é um passo muito importante na vida de qualquer casal e, por isso, deve ser algo inesquecível! Se vocês se identificam com o casamento country, não tenham medo de ousar e viver um momento único, tanto para vocês, como para seus convidados! Quer mais dicas? Veja todos os nossos posts sobre casamento aqui.

Foto de capa: http://www.anapaulalobato.com.br/casamento-country/

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */