Casamento

Casamento no campo: 9 ideias e dicas para fazer um inesquecível

Muitas noivas não gostam do tom formal, sisudo dos casamentos em igreja, ou talvez o considerem óbvios, banais demais. Para fugir do comum e encontrar algo mais ao estilo dos noivos o casamento no campo surge como uma excelente opção.

Será?

Vejamos as vantagens do casamento no campo.

Vantagens

A vantagem mais notória é quanto ao clima, a estética da festa. É mais descontraído, vívido e possibilita fotos inesquecíveis ao se aliar a decoração com os elementos naturais do local escolhido, as folhagens, árvores, lagos etc.

A decoração é facilitada, pois estando em boas condições o recinto e bem preservado, será necessário apenas adornos pontuais.

Outro ponto interessante é quanto a indumentária, o material pode ser mais leve para combinar com o clima despojado do casamento no campo, o que é ótimo para épocas de calor. A ventilação natural costuma a evitar transtornos de ambientes apertados e abafados.

Ideias para casamento no campo

Algumas ideias preparadas por nós do TudoEla para deixar o seu casamento no campo personalizado, diferenciado, são as seguintes:

Convite

O convite deve ser uma espécie de prévia do casamento no campo, uma síntese do que os convidados encontrarão ao chegar ao local da cerimônia e da festa, e isso independente de ser uma cerimônia campestre ou não.

O convite deve conter a paleta de cores empregada na decoração e o ideal é que utilize temas florais no papel, pois certamente será um elemento que terá em abundância no local da festa. É interessante colocar alguns elementos caseiros, rústicos, no convite para remeter a simplicidade e graça do campo, como um barbante para selar o material.

Outro detalhe é que os convites de casamento no campo costumam ser menores do que os tradicionais em igreja.

Mobília

A decoração do casamento no campo fica excelente com móveis de madeira em comparação ao material de plástico ou metal de salões tradicionais. Isto porque elementos ligados a natureza combinam perfeitamente com o local, além de proporcionar contrastes de cores interessante entre o marrom da madeira, o verde e as demais cores vívidas das flores.

Decoração

Se você não quer inovar demais ao se decidir por casamento no campo, saiba que o branco, por ser uma cor neutra, combina com todo tipo de ambiente.

Mas se a sua intenção é investir pesado em cores fortes, a dica para não gerar excesso de informação é investir em detalhes de madeira, painéis, para neutralizar a miscelânea de tons.

Uma cor muito em moda para casamento no campo é o rosa, diversos tons rosa, do mais claro ao mais escuro. O trio rosa, branco e verde é uma combinação agradável, interessante.

Bolo

Já ouviu falar do “naked cake, ou “bolo pelado”? É um bolo recheado e com pelo menos três andares, como a maioria dos bolos de casamento, que não recebe cobertura por cima, chantilly ou o que valha, o que permite que a massa fique exposta. O interessante desse bolo é que visualmente quebra o tradicional “bolo branco” e que pode receber vários tipos de decoração por cima, entre as camadas expostas, o que possibilita diversos tipos de decoração.

No caso de casamento no campo, esse tipo de bolo pode combinar com a mobília de madeira sugerida além de evocar um aspecto genuíno da natureza. O ideal para casamento no campo é que seja decorado com flores.

Detalhes com a identidade visual

Provavelmente você vai fazer seu casamento no campo em épocas quentes, porque tomar chuva e frio a céu aberto ninguém merece. Mas o contraponto disso são as altas temperaturas e o risco de desidratação. Uma ideia para deixar a sua festa ainda mais personalizada e pensar no bem estar de seus convidados, que, no final, são os mais importantes na cerimônia depois da oficialização perante o sagrado do enlace matrimonial, é oferecer garrafas com água com a identidade visual do evento.

Ainda nesse quesito, outra ideia para oferecer conforto e enriquecer de detalhes o seu dia inesquecível é oferecer leques, ventarolas ou sombrinhas, todas devidamente paramentadas de forma compatível a decoração da cerimônia.

Outra ideia bacana é deixar a disposição, em grandes cestos, chinelos para que os convidados preservem os calçados do contato com a terra na caminhada ou na hora de dançar ao ar livre.

A lembrancinha do casamento no campo pode se relacionar com alguma coisa campestre, caso o tema ambiental seja caro aos donos da festa. Um vasinho com uma pequena muda de folhas enlaçado com um pequeno bilhete com frase de incentivo a preservação ambiental é de bom gosto.

Dicas para casamento no campo

A dica fundamental ao querer realizar um casamento no campo é escolher bem a localidade da cerimônia e festa. As opções são:

  • Sítio;
  • Fazenda;
  • Chácara.

Veja se o local comporta o número de convidados que imagina que marcarão presença, se está em boas condições e que seja visível que fornecera paisagens lindas para a decoração e fotografias. Atente-se também na questão da distância e da localização para diminuir o risco de amigos e familiares se perderem durante o trajeto.

Por fim, não deixe de observar se o ambiente oferece uma opção para acomodação dos convidados caso ocorra de cair um temporal antes ou durante o evento.

Vestido de noiva

Nem pense em seu casamento no campo usar vestido de noiva com muito brilho ou de renda bordada, não combina com o ambiente. O mais adequado sãos os vestidos de tecidos mais leves, esvoaçantes que imprimam aspecto de leveza nos movimentos.

Nesse sentido os mais indicados são:

  • Seda;
  • Tule;
  • Mousseline.

Sapato da noiva

Aborte completamente a ideia de usar salto agulha, pois a chance de afundar, literalmente, o pé na lama é grande. É um péssimo sinal para começar um casamento. Invista em tipos com saltos mais grossos.

Repelentes

Um dos aspectos negativos com casamento no campo é o contato com insetos, o que aborrece muita gente. Um jeito de contornar essa situação é oferecer logo na entrada pequenos repelentes para que os convidados evitem qualquer tipo de transtorno do gênero.

Considerações finais

Casamento no campo é uma ótima alternativa para a noiva que deseja sair do comum ou encontrar um estilo que reflita mais a sua personalidade despojada, divertida. Apresentamos algumas ideias e dicas para casamento no campo envolvendo decoração, vestido, lembrancinhas, mobília, cores etc.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de casamento.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */