Emagrecimento Nutrição

Castanha de Baru: conheça os seus benefícios para a saúde

Detalhe de fruto e casca de baru. Arinos, Minas Gerais. 25/09/2012 Foto: Eduardo Aigner/MDA

Quem é fã de um cardápio natural não abre mão de experimentar uma novidade saudável quando ela sai. A variedade que a castanha de baru proporciona à nossa saúde vem de uma culinária típica dos estados de Goiás, Maranhão e algumas regiões de Minas Gerais, caracterizada por um sabor exótico e muito semelhante ao amendoim.

Seja qual for a localidade da castanha de baru, esse tipo de alimento torna-se uma opção saudável recomendada pelos nutricionistas por trazer benefícios que podem serem vistos a longo e a curto prazo.

As características únicas da castanha de baru

Gosto bom, auxilia ao combate à anemia, auxilia na perca de peso e definição muscular, além de um afrodisíaco natural, a castanha de baru é praticamente uma joia rara de especiaria natural com propriedades ricas para o controle dos mecanismos do corpo.

O consumo da castanha de baru deve ser feito em forma de farinha e nunca em sua forma crua. Isso porque a castanha de baru em sua forma bruta possui propriedades que neutralizam a absorção de outros nutrientes que também são fundamentais pelo organismo.

Recomenda-se realizar a mistura da farinha da castanha de baru com sucos detox, recomendável para aquelas pessoas que desejam obter o corpo perfeito, ou em sopas, para que o alimento tenha mais consistência e dê uma saciedade mais durável ao organismo.

Benefícios que essa especiaria traz

Previne doenças cardiovasculares

Em sua composição, existem propriedades importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares, como a hipertensão. Como o ômega 6 e 9 ajudam a reduzir as taxas do colesterol que fazem mal ao sangue, a castanha de baru é uma importante aliada para a regularização das taxas de LDL no sangue e, ainda, como método de prevenção contra possíveis canceres. Suas propriedades são únicas e seus benefícios surpreendentes.



Previne a anemia

Que tal substituir aquele fígado de boi por um pouquinho da farinha feita da castanha de baru? Aos vegetarianos de plantão, essa é uma ótima alternativa para se combater a anemia e continuar com os mesmos hábitos alimentares. Isso porque a castanha de baru é uma fonte rica de ferro que, quando potencializada pela vitamina C, aumenta a sua absorção pelo organismo.

Queima gordurinhas localizadas

Somente quem está ou já esteve acima do peso sabe o quanto é difícil se livrar daquela gordurinha localizada, principalmente quando ela se encontra na região do abdômen. Como a castanha de baru é composta por ômega 9, a reorganização dos adipócitos fica mais fácil de ser feita e a gordura localizada mais fácil de ser perdida. Essa perca é mais perceptível na região abdominal, principalmente quando realizada pelo sexo masculino.

Invista em receitas

Como o sabor da castanha de baru é bem forte e marcante, pode-se optar por investir em vários tipos de receitas com a especiaria para que o cardápio não fique muito repetitivo no dia a dia, enquanto você estiver fazendo a dieta.

Uma opção é conseguir várias formas da castanha de baru, como a farinha, a semente, a polpa para sucos e em óleos para o tempero de outros alimentos.

Vale lembrar que essa castanha é como outra castanha qualquer, com altas taxas calóricas, mas que possui uma qualidade surpreendente para enriquecer o cardápio da família brasileira.

Os benefícios para o organismo são sentidos a curto e longo prazo, sendo uma aliada importante para aqueles que desejam potencializar a sua capacidade fértil.

Uma dica importante é o armazenamento da castanha de baru. Para manter o produto em bom estado de consumo, recomenda-se que o guarde em lugares arejados e secos, atendendo-se para a procedência do produto e se o mesmo possui o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como uma especiaria de qualidade. Seguindo todas essas dicas, basta adquirir a castanha e aproveitar os benefícios que ela pode trazer à sua saúde.

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */