Catabolizar é um termo que gera apreensão em pessoas que estão treinando para ganhar massa muscular.
Em termos mais técnicos, catabolizar é o processo de degradação da fibra muscular para obtenção de energia para o organismo. Na prática, você perde músculos ao invés de ganhar.
Ficou preocupada? Então leia este post e entenda mais sobre catabolismo muscular, o que desencadeia este processo e dicas de como evita-lo. Confira!
Assuntos
O que é catabolizar?
O catabolismo é um conjunto de processos fisiológicos do corpo humano, que tem como objetivo buscar moléculas que contenham energia, como a glicose, por exemplo.
As moléculas de glicose entram no organismo através da alimentação e incorporam-se aos órgãos, inclusive os músculos, onde se transformam em ATP (trifosfato de adenosina), molécula que armazena energia antes que ela se perca como calor.
Essa energia contida nos ATPs é utilizada pelo próprio músculo para desempenhar suas funções e também para criar novas fibras musculares, aumentando seu tamanho e “crescendo”.
No entanto, quando há um déficit de energia no organismo, seja por má alimentação ou um gasto energético excessivo, o corpo começa a catabolizar em nível muscular de uma forma acentuada, causando degradação proteica para que o organismo utilize os aminoácidos presentes nos músculos como fonte energética para outros processos fisiológicos vitais.
Ou seja, ao invés do músculo utilizar suas moléculas de energia para produzir mais fibras musculares e crescer, há na verdade uma quebra de fibras para fornecer energia para o corpo. Na prática, catabolizar é sinônimo de perder músculos.
O que causa o catabolismo muscular?
Diversos hábitos e erros nos treinos fazem com que o corpo comece a catabolizar. Veja os mais comuns a seguir.
Treinos muito intensos
Para crescer, os músculos necessitam de estímulos e de descanso. Treinar excessivamente, tanto em frequência como em carga, sem dar ao corpo o repouso necessário pode desencadear o catabolismo pelo gasto energético intenso.
Treino incorreto
Falta de orientação nos exercícios com movimentos, cargas, intensidade e intervalos incorretos podem fazer você catabolizar.
Excesso de atividades aeróbicas
Praticar musculação combinada a atividades aeróbicas provoca um desgaste muscular grande, que leva ao catabolismo.
Alimentação inadequada
A ausência de uma alimentação que ofereça o aporte energético necessário ao corpo e que recupere e compense o desgaste físico do treino, favorece o processo de catabolismo.
Falta de regularidade e disciplina
A falta de regularidade ocasionada por faltas nos treinos atrapalha a reeducação corporal e o anabolismo.
Sem estímulo, o músculo tende a catabolizar, perdendo massa.
Insônia e estresse
Dormir mal, estar exposto a estresse e outros desgastes emocionais pode prejudicar o processo de crescimento muscular e fazer o músculo catabolizar.
Dicas para evitar o catabolismo muscular
Como vimos, muitos fatores interferem no processo de ganho de massa.
No entanto, conhecendo as causas do catabolismo, fica mais fácil adotar algumas medidas para evitar que a perda muscular ocorra. Veja algumas a seguir.
- Passe menos tempo treinando, respeite o tempo de descanso do corpo, mas mantenha a regularidade dos treinos;
- Mantenha-se hidratado;
- Mantenha uma dieta bem equilibrada, que forneça a energia necessária para sua rotina e treino. Não deixe de consumir proteínas e carboidratos;
- Não fique muito tempo sem se alimentar. Quando isso ocorre, o organismo recorre às fibras musculares para obter energia;
- Opte por alimentos de baixa glicemia e lenta absorção e liberação. Assim, o corpo tem aporte de energia o dia inteiro, sem a ingestão excessiva de nutrientes;
- Faça suplementação, sempre com acompanhamento e recomendação de um profissional;
- Evite álcool e outras drogas, pois elas desencadeiam a degradação proteica e o catabolismo;
- Evite exercícios aeróbicos de longa duração, como ciclismo ou corrida;
- Duma pelo menos oito horas diárias.
Não existe receita certa para evitar o catabolismo, até porque é algo natural do corpo. Nosso organismo está sempre alternando entre os processos de anabolizar e catabolizar.
No entanto, é possível amenizar a perda muscular. Para isso, é importante contar com a orientação de um profissional e sempre observar os resultados, para saber se o treino que você está praticando está ou não surtindo o efeito desejado.
Entendeu o que é catabolizar? Compartilhe!
Veja também:
- Como engordar com saúde? Veja dicas, alimentos e cardápio
- Conheça os tipos de Whey Protein e para que serve cada um
- Sem disposição para o treino? Conheça 5 suplementos que dão mais energia para treinar!