Doenças Saúde

Causas do AVC: saiba o que leva ao acidente vascular cerebral

O AVC, acidente vascular cerebral, popularmente chamado de derrame, acontece quando o fluxo sanguíneo é cortado de parte do cérebro. Isso faz com que as células não recebam o sangue necessário para continuarem vivas.

As células podem recuperar-se ou morrerem definitivamente. Neste caso, pode resultar em danos permanentes ao cérebro. Você pode mudar ou gerenciar algumas coisas que colocam você em situações de risco.  É o que ocorre, por exemplo, com a pressão sanguínea alta ou o tabagismo.

Há, no entanto, outras causas do AVC que não podem ser controladas. Neste caso, inclui-se a idade, por exemplo. Estima-se, no entanto, que cerca de 80% dos derrames poderiam ser prevenidos pelo paciente.

Além de informar-se, fale com seu médico a respeito do assunto. Médicos pode reavaliar seu histórico e estilo de vida, fornecendo sugestões importantes para avaliar seu risco em relação às causas do AVC.

Entenda quais são as causas do AVC que você pode, e quais você não pode controlar. Utilize-as para prevenir-se, diminuindo suas chances de sofrer com o problema:

Condições médicas controláveis

Entre as principais circunstâncias que podem ser controladas, estão:

  • Disfunções no sangue, como anemias severas;
  • Diabetes;
  • Artérias endurecidas;
  • Doenças cardíacas;
  • Alta pressão sanguínea (hipertensão);
  • Colesterol alto;
  • Sobrepeso ou obesidade;

A hipertensão, em níveis superiores a 140/90, por exemplo, é o principal fator de risco para o derrame. Quando o sangue é bombeado com muita força contra as paredes da artéria, ele pode danificá-las ou enfraquece-las. Esta situação pode facilmente levar a um derrame. O ideal, neste caso, é manter a pressão abaixo dos 120/80.

Medicações

Os afinadores de sangue utilizados para prevenir coágulos, diminuindo os riscos de um acidente vascular cerebral, podem tornar-se uma das causas do AVC, se utilizado incorretamente. Por isso nunca utilize estas medicações sem as ordens médicas expressas, definindo quando, quanto e como tomar.

Há ainda, alguns hormônios utilizados em pílulas anticoncepcionais e suplementos para a pós-menopausa que podem aumentar os riscos. São medicamentos especialmente alarmantes para mulheres acima dos 35 anos, com alta pressão sanguínea e outros dos fatores de risco mencionados acima.

Estilo de vida

Há diversas práticas comuns que podem ser consideradas causas do AVC. Comer uma dieta rica em gordura, colesterol e sal, por exemplo, aumenta as chances de a pessoa sofrer um derrame. Não exercitar-se regularmente também leva a problemas de saúde que elevam as chances do problema.

Outros hábitos nocivos para o acidente vascular cerebral são:

  • Abuso de álcool;
  • Abuso de drogas recreativas;
  • Tabagismo

O tabagismo, em especial, é uma entre as principais causas do AVC. Ele diminui os níveis de oxigênio no sangue. Isso faz com que o coração trabalhe mais intensamente, tornando a formação de coágulos mais provável. Adicionalmente, a nicotina aumenta a pressão pressão sanguínea.

prevenir-avc

Causas do AVC não controláveis

Entre as principais causas do AVC que não podem ser controladas, há quatro em destaque:

  • Idade da pessoa;
  • Histórico familiar em relação ao problema;
  • Gênero;
  • Origem étnica;

É um fato que qualquer pessoa pode ter um acidente vascular cerebral. Até mesmo crianças. No entanto, os casos são muito mais comuns à medida que a pessoa envelhece. Em resumo, para cada dez anos acima dos 55 anos, a tendência é que as chances de um AVC dobrem.

Além disso, o problema é mais comum de ocorrer em homens. Por outro lado, os derrames em mulheres tendem a ser mais mortais. Embora representem menos do que a metade daqueles que sofrem o problema, as mulheres representam mais da metade das mortes causadas por ele.

Além disso, casos de derrame em sua família aumentam suas chances de sofrer do problema. Sabe-se, ainda, que pessoas com herança africana, indígena e de regiões nórdicas sem exposição solar são mais suscetíveis ao problema. Em especial, pessoas de ascendência asiática possuem a menor probabilidade de sofrer de um derrame.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */