Doenças Saúde

Causas do Câncer de Próstata

A próstata é uma pequena glândula, presente apenas em homens, localizada abaixo da bexiga. Ela é mais conhecida por poder gerar problemas de saúde, especialmente o câncer de próstata, com o passar dos anos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Em muitos casos, trata-se de um tumor que nasce na próstata e cresce lentamente, causando poucos problemas. Em casos mais raros, as células cancerígenas podem ser agressiva, espalhando-se para fora da glândula. Quanto antes estas células forem detectadas e combatidas, mais efetivo será seu tratamento.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de causa de morte relacionada a câncer em homens. Por isso, é importante conhecer o problema, e quais são as causas do câncer de próstata:

Quais são as causas do câncer de próstata?

Assim como em todos os outros tipos de câncer, é difícil definir uma única causa para o câncer de próstata. É comum haver muitos fatores que contribuem para o problema. Todos estes fatores contribuem, em última instância, para as mutações no DNA que geram as células cancerígenas. Estas mutações fazem as células normais na próstata crescerem de forma anormal.

As células anormais, ou cancerígenas, continuam crescendo e dividindo-se até que um tumor esteja desenvolvido. Nos casos mais agressivos, as células podem abandonar o tumor original, espalhando-se para outras partes do corpo.

Genética

8eb80f542bcbd52e217c244a487e43d6




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Em alguns casos, as mutações que levam ao câncer de próstata são geneticamente herdadas. Por isso, se você possui histórico familiar do problema, seus riscos de desenvolver a condição são maiores, pois você “herdou” o DNA danificado.

Cerca de 5% a 10% de todos os casos de câncer de próstata são causados por mutações geneticamente herdadas.

Quais são os fatores de risco?

384709-idoso-cognicao-idade-raciocinio-20120106-size-598

Fatores de risco são práticas ou características do indivíduo que aumentam as chances de desenvolver o problema. Eles podem ser causas do câncer de próstata, e devem ser observado com atenção:

Idade

Um dos principais fatores de risco da condição é a idade. Estima-se que apenas um a cada dez mil homens abaixo dos quarenta anos desenvolva o câncer de próstata. Este número pula para 14 para homens entre as idades de 60 e 69. A maioria dos casos são diagnosticados em homens acima dos 65 anos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Ascendência

Por motivos ainda não entendidos completamente, a origem étnica de um homem interfere como um fator de risco do câncer de próstata. Homens de origem africana possuem duas vezes mais riscos de desenvolver a condição do que homens de origem caucasiana.

Já aqueles de origem asiática e latina são os que possuem os níveis mais baixos de incidência do problema.

Dieta

Uma dieta rica em gordura é um dos fatores de risco do câncer de próstata, embora não seja um dos mais representativos entre todos eles. Homens que alimentam-se de dietas ricas em gordura animal e consomem poucas frutas e vegetais possuem riscos aumentados.

Local

O local onde você vive também pode impactar no risco de desenvolver a doença. Comparando-se homens geneticamente parecidos em diferentes locais do mundo, é possível concluir esta influência. Homens de origem asiática na América do Norte, por exemplo, possuem mais chances de ter câncer de próstata, do que homens que vivem na Ásia.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Locais de condições extremas, com pouco acesso à luz do sol diariamente, também apresentam maiores riscos para seus moradores. Estudiosos acreditam que isso ocorra em função da ausência de vitamina D no organismo.

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


Comentar

/* ]]> */