Caveira mexicana tatuagem, caveira mexicana fantasia, caveira mexicana maquiagem. A caveira mexicana está em alta. Bizarro? Não, autêntico. Modismo? Não, tradicionalíssimo.
Mas por que uma caveira mexicana? De onde surgiu isso? Qual o significado dela? Vamos descobrir as respostas para essas perguntas? Aproveitando, que tal dar uma espiada em algumas imagens para você produzir a sua caveira mexicana maquiagem? Siga o artigo.
Caveira mexicana: origens e significado
A caveira mexicana é um símbolo tradicional da celebração do Dia dos Mortos no México.
Muito antes da chegada dos colonizadores espanhóis, já existia uma grande celebração em homenagem aos mortos, realizada pelos povos indígenas daquela região que depois viria a ser conhecida como México.
Os astecas e outros povos próximos dedicavam um mês inteiro de seu calendário a essas festividades. Eles acreditavam que era o período em que os entes já falecidos retornavam aos locais onde haviam vivido, para visitar amigos e parentes. Para recebê-los, as pessoas enfeitavam suas casas e preparavam uma grande festa.
Quando os espanhóis começaram a colonizar a região, aderiram à celebração, apenas alterando a data para o período de 31 de outubro a 2 de novembro, para que coincidisse com o Dia de Finados da Igreja Católica.
A tradição não só se manteve viva no México, como começou a ganhar adeptos em outras partes do mundo. Em 2003, as festividades do Dia dos Mortos no México foram reconhecidas pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade.
Halloween tem algo a ver com o Dia dos Mortos?
De forma simplificada, podemos estabelecer a seguinte relação entre essas duas celebrações:
- No calendário celta, existia uma data festiva chamada Samhain para celebrar o fim do período da colheita e a chegada do ano novo;
- Nessa data, os celtas acreditavam que as portas do mundo dos mortos se abriam; as festividades eram então cercadas de cuidados para impedir que maus espíritos viessem assombrar o mundo dos vivos;
- No calendário cristão, essa data correspondia ao dia 31 de outubro;
- No século VIII, o papa Gregório III transferiu a comemoração do Dia de Todos os Santos, de 13 de maio para 1 de novembro, numa tentativa de cristianizar a celebração do Samhain, que era bastante popular em algumas regiões da Europa;
- No século XI, a Igreja Católica instituiu o Dia de Finados, comemorado um dia após o Dia de Todos os Santos, ainda com o propósito de trazer para o cristianismo aqueles que celebravam o Samhain pagão;
- Nessa mistura entre celebração cristã e celebração pagã, o nome Samhain foi sendo substituído, até que se tornou Halloween (All hallows eve: véspera do dia de todos os santos).
Ou seja, o Dia de Finados foi criado como uma alternativa ao Halloween. Alguns séculos depois, conforme já mencionamos, os espanhóis mudaram a data da celebração indígena no México. E foi assim que tudo veio parar no mesmo período, de 31 de outubro a 2 de novembro.
Atualmente, com a popularização das duas celebrações e a convergência das datas, a caveira mexicana maquiagem tornou-se presença obrigatória e marcante nos festejos de Halloween.
O significado da caveira mexicana
Diferente do que acontece em muitas culturas, o Dia dos Mortos no México é comemorado com uma grande festa. Em vez de lamentar a perda dos entes falecidos, os mexicanos fazem uma grande homenagem às suas vidas. A mensagem é de que a morte faz parte da vida. E é isso que a caveira mexicana simboliza: a vida.
Assim como a própria celebração do Dia dos Mortos, o uso da caveira como símbolo remonta às tradições milenares dos povos indígenas da região. Os astecas tinham o costume de guardar o crânio de seus familiares falecidos, pois acreditavam que ali estavam armazenadas as suas memórias.
A caveira mexicana mais conhecida é La Catrina, a Dama da Morte. Ela é uma mulher da alta sociedade e traz consigo a ideia de que a morte é para todos, independentemente da posição social.
A caveira mexicana também é vista como um amuleto que afasta maus espíritos.
Como faço a minha caveira mexicana maquiagem?
Apreentamos a seguir um exemplo de como fazer uma caveira mexicana maquiagem. Mas é só um exemplo. Depois você pode dar uma olhada nas imagens que selecionamos para explorar outras ideias e assim montar um visual bem original para a sua próxima festa temática ou à fantasia.
Material necessário
- Tinta clown
- Base para o rosto (de cor clara)
- Palheta de sombras coloridas
- Pincéis
- Cola bastão
- Talco de bebê
- Lápis de olho preto
- Delineador preto
- Glitter
Como fazer
- Primeiros passos:
- Passe cola bastão nas sobrancelhas, até que elas fiquem lisas
- Misture a tinta clown com a base clara e aplique em todo o rosto
- Para fixar bem a maquiagem, faça movimentos circulares sobre ela usando um pincel de esfumar
- Com o mesmo pincel, passe uma camada bem fina de talco de bebê por cima da maquiagem
- Com um pincel menor, cubra as sobrancelhas com tinta clown
- Os olhos
- Use o lápis de olho para fazer um círculo em volta dos olhos
- Reforce os círculos com o lápis de sombra
- Para colorir os olhos, combine sombra roxa com sombra vermelha
- Para as pálpebras e a parte de baixo dos olhos, sombra rosa
- Com um pincel para esfumar limpo, misture as linhas de sombra
- Marque o círculo em volta dos olhos com um delineador em gel; use um pincel de ponta fina
- Use um pincel mais grosso para esfumar o traço deixado pelo delineador
- Desenhe pétalas de flores sobre o círculo que rodeia os olhos; para isso, use um delineador e depois um pincel para esfumar
- Pinte as pétalas com o glitter
- Passe delineador também nas pálpebras
- O nariz
- Use o lápis de olho preto para fazer as cavidades das narinas
- Com o delineador, pinte a cavidade nasal
- Complementos
- Flores, corações, teias de aranha espalhados pelo rosto, batom preto na boca, enfim, dê asas à imaginação para finalizar a sua caveira mexicana maquiagem.
Imagens que valem por mil palavras
Nada como uma visão prática para instigar a imaginação. Seguem então algumas imagens para você se inspirar e criar a sua própria caveira mexicana maquiagem.