Saúde

Os benefícios e as vantagens do chá árabe

Mais que uma iguaria deliciosa e fascinante, o chá árabe representa uma tradição muito antiga e relevante.

Com um sabor marcante e propriedades capazes de agregar benefícios consideráveis para a saúde, a bebida é também parte fundamental da cultura do oriente.    

Existem diversas receitas para preparar um bom chá árabe, mas o sabor marcante e os benefícios imediatos são fatores sempre recorrentes.

A seguir, saiba mais a respeito do assunto e confira tudo sobre os modos de preparo mais famosos!

Conheça as principais características do chá

Item fundamental de sua cultura, o chá árabe possui uma tonalidade escura bem característica.

Ainda que ele seja conhecido pelo gosto marcante, alguns pontos de seu paladar podem ser comparados aos chás comuns encontrados em qualquer mercado.

Como já comentamos, o seu preparo pode ocorrer de diversas maneiras, mas é sempre relativamente rápido e servido com altas doses de açúcar.

É também bastante comum encontrar versões com adição de leite, variedades diferentes de folhas frescas ou até cardamomo, um peculiar condimento indiano de sabor ardido e perfumado, utilizado normalmente para combater problemas de digestão.

Muito mais que um simples costume, o chá árabe é servido para demonstrar hospitalidade e promover momentos de confraternização.

Dessa maneira, é comum que o seu consumo não se limite às situações pessoais do dia a dia, mas também seja muito comum em reuniões de empresas, estabelecimentos comerciais, eventos familiares, sociais, entre outros.

A variedade de chás tem características ainda mais especiais que os aromas e sabores disponíveis: a capacidade de curar o corpo e acalmar a mente.

Confira quais são as opções mais comuns do chá e descubra que preparar o seu é mais simples do que você imagina!

Descubra as receitas mais famosas da bebida

Para demonstrar o grande número de opções disponíveis aos apreciadores de um bom chá árabe, é possível citar seis exemplos muito comuns:

  • Chá Na’na, preparado com hortelã;
  • Chá Zaatar, a base de tomilho;
  • Chá Yansoon, feito com anis;
  • Chá Maramia, preparado com sálvia;
  • Chá Hal, feito com base no exótico cardamomo;
  • Chá Karkadeh, preparado com hibisco;

Novamente, é possível fazer uma comparação entre os famosos chás orientais e aqueles que costumamos consumir em nosso cotidiano!

O chá Na’na, por exemplo, nada mais é do que um paralelo ao nosso chá de hortelã, enquanto o Zaatar desempenha a função do famoso chá de tomilho.

As variedades Yansoon e Maramia, por sua vez, são duas das mais populares na região do Mediterrâneo. Ambos possuem um sabor único e um aroma capaz de tomar conta de qualquer ambiente, trazendo mais calma e paz ao espírito.

Também considerado um chá árabe corriqueiro, ainda que seja feito com uma das especiarias mais caras do planeta, o Hal é muito admirado por quem o consome e muitas vezes é tomado junto com café.

O chá Karkadeh, por sua vez, provavelmente é aquele mais associado às características únicas da gastronomia árabe.

Sua forte coloração vermelha, por si só, já chama atenção, mas é o seu perfume irresistível que o torna tão famoso e apreciado entre as pessoas.

O preparo básico de todas as variedades citadas é feito por um simples processo de infusão, em que a água é fervida e acrescida de ervas logo em seguida.

Toda a mistura deve ser abafada por pouco menos de meia hora, peneirada e servida. Qualquer opção pode também ser bebida fria, mas, caso seja acrescido leite ou outra mistura, é recomendado que o chá árabe esteja quente. 

Saiba os benefícios presentes em cada tipo de chá árabe

Agora que você já sabe mais sobre a bebida e conhece as suas receitas mais famosas, chegou a hora de conhecer os benefícios disponíveis em cada opção antes de escolher o seu chá árabe favorito!

Confira, a seguir, as principais características medicinais próprias de cada tipo de chá:

Na’na

Mais que delicioso e famoso entre gerações de diferentes culturas, o chá de hortelã possui benefícios únicos para a saúde:

  • Possui efeitos analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Melhora o sistema imunológico devido ao grande número de vitaminas e antioxidantes;
  • Combate problemas gástricos, dores na garganta e resfriados.

Zaatar

Feito a partir de um ingrediente que pode ser encontrado com facilidade na casa de qualquer pessoa, o chá preparado com tomilho também conta com propriedades muito especiais:

  • Melhora significativamente a memória;
  • Previne o aspecto de envelhecimento;
  • Elimina dores estomacais.

Yansoon

É claro que um ingrediente tão especial como o anis também traria consigo uma série de características benéficas ao corpo humano! Confira:

  • Ajuda a digestão;
  • Diminui náuseas;
  • Combate soluções. 

Maramia

As propriedades medicinais da sálvia são bem conhecidas, assim como o seu sabor marcante e os benefícios para a saúde:

  • Reduz nódulos linfáticos;
  • Alivia tensões musculares;
  • Previne e combate ondas de calor. 

Hal

Não é à toa que o famoso Hal possua um ingrediente tão cobiçado em sua composição: seus efeitos e sensações são capazes de provocar uma influência muito positiva no organismo, como por exemplo:

  • Prepara as enzimas para receber nutrientes, por isso é consumido antes de refeições;
  • Auxilia a digestão;
  • Aumenta a capacidade de produção de saliva.

Karkadeh

O famoso chá de hibisco não ganhou destaque apenas por sua beleza e sabor tão singulares: seus efeitos são explorados ao longo de milênios pelas pessoas:

  • Diminui os níveis de glicose e gorduras no organismo;
  • Possui efeitos calmantes;
  • É um diurético natural.

Cada chá árabe apresentado possui características únicas que o tornam especial para diversas situações do dia a dia, seja para usufruir de seu sabor, agregar benefícios para a saúde ou simplesmente criar uma pausa para compartilhar uma boa conversa.

Existem ainda mais opções e combinações que podem conquistar o seu gosto pessoal, mas agora você já conhece as mais comuns e elas certamente não vão decepcionar o seu paladar!

Considerações finais

Você gostou de saber mais sobre a infinidade de chás disponíveis no mundo oriental e seus efeitos positivos para a saúde? Quer continuar por dentro do assunto?

Então compartilhe nossas dicas sobre o chá árabe!

Veja também:

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.