Chás

Tudo o que você precisa saber sobre o chá de açafrão

O açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo. Ele é essencial para diversos pratos da culinária mediterrânea e é, inclusive, um dos ingredientes principais da famosa paella espanhola. Mas você sabia que além disso tudo o chá de açafrão pode trazer diversos benefícios para a sua saúde?

O açafrão é retirado de uma parte ínfima de uma flor que nasce apenas em lugares específicos. Ela pode ser até bastante resistente em seu habitat, mas para realmente florescer e produzir o açafrão, necessita de muitos cuidados. Além disso, sua extração nunca foi automatizada e tem de ser manual.

Veja também – 6 receitas de chás para azia que você precisa experimentar

Cada flor produz uma quantidade ínfima de açafrão e, por esses motivos, seu preço acaba se tornando muito elevado. A versão verdadeira dessa especiaria pode custar muito caro e, em algumas partes do mundo, é bem difícil de se encontrar.

Porém, o consumo do chá de açafrão, assim como de outras variedades dessa especiaria pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Desde a antiguidade, por exemplo, ele vem sendo usado para amenizar os sintomas da depressão e até mesmo no combate contra o câncer.

Pesquisas contemporâneas, inclusive, já mostraram alguns resultados consistentes no uso de açafrão para os mesmos fins, ajudando a dar ainda mais consistência à sabedoria antiga.

Acompanhe nosso texto e aprenda tudo o que você precisa saber sobre os numerosos benefícios que o chá de açafrão pode trazer para a sua vida.



A tradição do uso de açafrão

Para alguns, chá de açafrão pode até parecer novidade, mas se você tiver alguma familiaridade com a culinária, principalmente mediterrânea, saberá que ele é mais uma tradição. A flor na qual os filamentos de açafrão crescem são muito bonitas e chamam atenção pela cor púrpura, combinada com o carmim do açafrão natural.

Esta especiaria já é usada há mais de três milênios, não apenas na preparação de chás, como também para outros diversos fins. Entre eles podemos destacar os temperos, ingrediente para perfume e o tingimento de roupas. Por ser muito concentrado e poderoso, é importante que você consulte algum especialista no uso de especiarias. Seja ele um médico ou fitoterapeuta da sua confiança. Assim, poderá evitar doses muito elevadas e que possam levar a alguma reação não desejada.

Na medicina moderna, o açafrão tem encontrado uso em diversos campos. Embora ele seja muito comum em temperos, principalmente em pratos que levem frutos do mar, o chá de açafrão também é uma alternativa cada vez mais popular.

Conheça a seguir alguns dos seus benefícios e estudos que tenham conexão com o uso de açafrão para melhorar a sua saúde.

Benefícios para o coração

Segundo uma pesquisa indiana, o açafrão tem propriedades antioxidantes e uma mistura muito grande de compostos químicos em uma fonte natural.

Estudos conduzidos em animais deram o pontapé inicial até que, em 1998, humanos também foram incluídos. Ambos os casos mostraram que o açafrão pode ajudar a diminuir riscos de ataques cardíacos.

Veja também – Conheça os benefícios da cúrcuma (açafrão-da-terra) para a saúde

Ele também é eficaz quando usado para minimizar os problemas causados pelo colesterol, além de preservar os tecidos do coração.

Antidepressivo natural

O açafrão se mostrou igualmente útil em casos de depressão leve e moderada, com resultados semelhantes à medicamentos famosos, como o Prozac. É claro que o uso da especiaria deve ser supervisionado e você jamais deve dispensar a ajuda de um médico especializado, mas ele pode servir como mais uma alternativa de tratamento.

TPM

A TPM afeta mulheres de forma muito diferente. Pode, inclusive, sequer afetar algumas. Mas para aquelas que acabam sofrendo um pouco mais com as dores e mudanças de humor, há diversas alternativas no mundo dos chás!

Veja também – Chá de Amora: uma delícia e ótimo para a saúde!

Uma delas é o chá de açafrão, que alivia consideravelmente os sintomas e ajuda mulheres – principalmente na faixa dos 20 aos 40 anos – a enfrentar os sintomas pré-menstruais com maior facilidade.

Prevenção contra o câncer

Além dos antioxidantes, o açafrão tem uma enorme quantidade de flavonóides.

Para esclarecer um pouco: os antioxidantes servem para ajudar seu corpo a se proteger de substâncias que possam ter alguma consequência negativa. Enquanto isso, os flavonóides fazem algo muito semelhante para as plantas. Eles costumam protegê-las de fungos e outras doenças.

Embora os estudos ainda não tenham avançado para testes em humanos, prévias com animais mostraram que o açafrão pode ser um grande aliado na prevenção e até no combate contra tipos variados de câncer.

Beneficia a memória

Entre os inúmeros composto encontrados no açafrão, dois são essenciais para ajudar o nosso cérebro a aprender e memorizar.

Embora os estudos ainda precisem de comprovação em humanos, tiveram resultados promissores em ratos, estimulando e melhorando consideravelmente a memória e a aprendizagem dos roedores.

Prepare o seu chá de açafrão

Se preparado apenas com a especiaria, o chá de açafrão pode adquirir um gosto muito forte e até amargo. Por isso, o mais indicado é prepará-lo em combinação com ingredientes que ajudem a suavizar um pouco o sabor forte do açafrão.

Confira uma receita elaborada apenas com ingredientes naturais que selecionamos para que você possa aproveitar o melhor do seu chá de açafrão.

Lembre-se apenas de comprar açafrão em um lugar que seja da sua confiança. Por ser uma especiaria cara, não é incomum que misturem ou vendam misturas de outras especiarias com cores semelhantes.

Para preparar o seu chá, você vai precisar de:

  • ½ litro de água;
  • Uma colher de chá de açafrão seco;
  • Uma colher de sopa do suco do limão;
  • Mel a gosto.

Modo de fazer:

  1. Deixe apenas a água no fogo, até levantar fervura;
  2. Desligue e acrescente o açafrão seco e o suco do limão;
  3. Deixe em infusão por pelo menos 5 minutos;
  4. Coe com uma peneira fina;
  5. Adoce com mel a gosto.

Tome cuidado para não abusar. Como já mencionamos, o açafrão é uma especiaria bastante forte e, qualquer coisa consumida em excesso pode ter efeitos negativos. Tome no máximo duas xícaras ao dia, de preferência em dias alternados e em um período curto.

Considerações finais

A inclusão do chá de açafrão na sua dieta pode trazer um sabor novo e marcante para o seu paladar, além de diversos benefícios.

Com uma história milenar como a do açafrão, fica até difícil acreditar que muita gente ainda não conhece todas as vantagens que ele pode trazer!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */