Chás

Chá de acônito não é venenoso! Conheça suas propriedades

O chá de acônito é venenoso e pode matar? Bem, depende de onde você ouviu falar. Não nos cabe aqui falar que esse chá não tenha suas propriedades venenosas. Se não for bem dosado, pode realmente acabar causando um dano ao nosso organismo, mas nada que atenção e bom senso não ajudem.

chá de acônito é utilizado principalmente para meios de alopatia e homeopatia. Ainda que exista muito medo sobre o seu consumo, é altamente recomendado por médicos e nutricionistas quando há seu devido acompanhamento.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse poderoso chá, leia abaixo um pouco de sua história e como essa bebida tão misteriosa pode te ajudar.

A fama do chá de acônito

Algumas pessoas não entendem de onde saiu a fama maléfica do chá de acônito. E acredite, até a palavra “maléfica” tem a ver com isso, pois a planta de onde é extraído esse chá tem o seu nome como significado da palavra.

Muitos acreditam que a história da Rainha Cleópatra tenha muito a ver com isso, pois há uma teoria de que a mesma não teria sido morta por uma cobra, mas sim por envenenamento desse chá.

Há sim muitas histórias onde chefes de estados e outras figuras importantes morreram por meio dessa bebida que foi preparada especialmente com esse intuito, mas isso não quer dizer que consumi-lo já é atestado que você vai partir para outra.

Há formas corretas de você preparar esse chá sem ter maiores problemas. E é exatamente o que nós vamos tratar por aqui.



Pontos positivos do chá

Focando agora no que esse chá tem de bom para oferecer, é realmente de fazer muita gente ficar de boca aberta. O chá de acônito é poderoso quanto ao tratamento de inflamações. Ele é um importante componente analgésico e sedativo. Usado na medida certa, vem para contribuir muito no processo de recuperação das fibras musculares.

Também ajuda muito no processo de eliminação diurética. É excelente para expulsar toxinas que ficam presas no nosso corpo e precisam de um auxílio a mais para poderem ser expelidas de verdade.

Se você tiver sérios problemas em relação a agitação e irritabilidade, pode contar que com esse chá esse quadro poderá mudar gradualmente. O chá de acônito é um grande auxílio para ajudar pessoas que passam por crises de ansiedade e síndrome do pânico.

Quanto a palpitações nervosas e momentos de inquietação, também é de grande ajuda. Traz uma sensação de relaxamento enorme, além de ajudar a regular o descompasso cardíaco.

Esse chá também ajuda muito a tratar lesões e no período pós-operatório. Excelente para acelerar o processo de recuperação e cura. Deve ser utilizado de forma sábia e instruída, pois como sua composição é muito forte, pode acabar interferindo na ação de algum outro remédio que possa ter sido receitado.

Quase todos os tipos de inflamação podem ser tratados com esse chá. Inclusive, alergias respiratórias também podem ser curadas a partir dessa bebida. Dor de ouvido e garganta são fortemente combatidos na medida certa.

A sua eficácia é estendida para tosses, gripes e úlceras. Ou seja, já é possível perceber o quão bem o chá de acônito pode fazer a nossa saúde.

O chá de acônito e sua contraindicação

Bem, quanto a esse chá, é preciso alertar que não há um grupo específico de pessoas que não possam tomá-lo. É fortemente indicado que o seu consumo seja acompanhado de recomendação médica. A partir de exames, você pode saber se pode consumi-lo e a forma mais apropriada de consumo.

Se você tiver intoxicação por esse chá, alguns efeitos podem ser sentidos. Ao senti-los, é importante ir o mais rápido possível ao médico.

Alguns dos sintomas de intoxicação são: angústia, palpitação no coração, respiração lenta, visão turva e zumbido nos ouvidos, garganta contraída e possibilidade de asfixia, falta ou perda de sensibilidade, formigamento principalmente no rosto e fraqueza no peito (coração).

Uma forma desconhecida do chá de acônito

Esse chá é utilizado principalmente para tratar lesões e para ajudar na recuperação física de pacientes. Também é muito indicado para quem está com problemas de ansiedade.

As pessoas conhecem mais esse componente pela sua capacidade de toxicidade, mas é sempre importante lembrar que ele é muito mais do que isso. O chá tem suas propriedades importantes medicinais e já foi comprovado cientificamente sobre a sua eficácia nos tratamentos.

chá de acônito é conhecido desde os tempos de Idade Média – pelo menos isso é que se tem registro. Como havia sido falado anteriormente, esse chá sempre foi conhecido por “feiticeiros” em suas trapaças para derrubar algum adversário importante e que fosse uma grande pedra no sapato de uma pessoa em questão.

Porém, com o tempo foi se percebendo que pequenas doses da ingestão das folhas de “capacete-de-júpiter” (um dos nomes da planta que dá origem ao chá) traria mais do que apenas a intoxicação. Traria propriedades muito benéficas ao ser humano e que poderiam ser extremamente úteis no dia-a-dia.

As pesquisas avançaram e as folhas passaram a ser usadas mais do que apenas para o chá, mas para a constituição de remédios importantes fabricados pela indústria farmacêutica.

Onde encontrar o chá de acônito

O chá pode ser facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais. As plantas que dão origem ao chá também são comercializadas em viveiros. Não são tão fáceis de encontrar, mas é possível entrar em contato com alguns deles a partir de sites especializados.

Seus valores podem variar muito conforme a disponibilidade do produto.

É importante também verificar a procedência do chá e se há ainda a adição de agrotóxicos na sua fórmula. Isso pode ainda facilitar o processo de intoxicação. É sempre recomendado que se avalie a melhor forma de adquirir o produto.

Considerações finais

chá de acônito pode ser sim venenoso, mas somente se não for manuseado da forma correta.

Se houver instrução médica sobre os processos de consumo conforme a sua necessidade, não haverá maiores problemas.

Não tente consumir esse chá sem acompanhamento. Busque sempre um profissional para auxiliá-lo nesse procedimento.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */