Chás Nutrição Plantas Medicinais

Chá de agrião: benefícios, propriedades e consumo

Agrião é um daqueles que as pessoas reclamam bastante na hora de comer no prato de salada, mas e quando o assunto é chá de agrião? Será que ainda vão continuar virando o nariz?

Só tem uma forma de descobrir e, para isso, é preciso fazer, enfrentar os leões da ardência e do gosto amargo, mas se contentar com imensos benefícios que são encontrados nessa bebida.

Por isso, separamos aqui algumas informações e curiosidades que podem servir de estímulo para você tomar o chá de agrião. Diante de tantos efeitos positivos, você pode ter certeza que tem muito a ganhar ao adicionar esse poderosos chá na sua vida.

O agrião: inimigo amigo?

Conhecido muito por ser aliado nas dietas, o agrião é uma das folhas que mais divide opiniões. Não há dúvidas sobre os seus benefícios, mas o gosto amargo ainda assim acaba afastando muitas pessoas que procuram por outras curas alternativas.

Uma das formas de se diminuir o gosto ardido e amargo da folha é consumi-lo com outros ingredientes. Em saladas, principalmente. Quanto ao chá, a melhor escapatória é utilizar o mel que pode ajudar a diminuir bastante o gosto incômodo.

Conheça mais do chá de agrião

O chá de agrião é responsável por unir muito do útil ao agradável.



O agrião por si só é uma das verduras mais fortes que existem. Além de ter fácil cultivo, o seu preparo não exige grandes habilidades. Isso tudo facilita ainda mais o seu consumo.

Porém, não se pode esquecer que uma das funções principais do agrião é de fortalecimento e recuperação.

O agrião possui propriedades que ajudam a recuperar células, a estimular o desenvolvimento das mesmas e tudo isso sem prejudicar o funcionamento normal do organismo.

O gosto do chá de agrião ainda é algo que não passa por certos paladares, mas ele é o primeiro a ser lembrado quando o assunto é curar aquela famosa dor no estômago, ou quando os casos são mais graves, ele ajuda na cura de infecções mais intensas e profundas.

Abaixo, vamos entrar nos benefícios mais específicos relacionados ao chá de agrião e como ele pode complementar sua vida e deixar o seu dia-a-dia mais saudável.

Benefícios para a saúde e muitas propriedades excelentes!

O chá de agrião é um excelente recuperador.

O que se trata essa definição?

Bem, esse chá possui uma substância muito importante conhecida como gluconasturcósido. O nome é feio, mas as suas potências, nem tanto. É justamente esse componente que vai ajudar combatendo as temidas bactérias.

Até aí nenhuma novidade, mas o gluconasturcósido limpa e combate as infecções causadas pelas bactérias sem sequer prejudicar a flora do intestino, ou seja, esse é o seu grande diferencial. O sistema digestivo passa a ser altamente favorecido pelo consumo do chá de agrião.

Uma das frentes mais incríveis que o chá pode atuar é no combate ao câncer. A partir desse parâmetro é possível entender qual é a força que esse chá possui, protegendo tecidos mais saudáveis quando os pacientes estão em tratamento pela quimioterapia. O câncer de pele também é prevenido por esse chá.

Se você precisa de analgésico, o chá de agrião também é excelente nesse quesito. Além disso, é excelente para estabilizar a pressão arterial e prevenir a diabetes.

Esse chá é mais do que excelente para o fortalecimento dos ossos. Agrião possui muita vitamina K, o que ajuda na reposição do cálcio. Pessoas que sofreram fraturas e quebras no osso podem tomar esse chá com toda a tranquilidade. O processo de recuperação é bastante acelerado.

Os processo digestivos são altamente auxiliados com o consumo da bebida. Dores de estômago, refluxo e outros males são tratáveis também pelo consumo diário e contínuo desse chá.

E os benefícios não param por aí. Esse chá é excelente para dissolver aquelas toxinas indesejadas que acabam se transformando em gordura localizada.

Não é a toa que esse chá é altamente recomendado para quem deseja emagrecer e o resultado é altamente significativo.

O fortalecimento do sistema imunológico e a cura de doenças respiratórias também são possíveis por conta desse chá. Seu poder é altamente benéfico quando o assunto é expulsar toxinas e bactérias a partir da vitamina C, que o agrião possui em abundância.

Contraindicação do chá de agrião

Não há necessariamente uma contraindicação quanto ao consumo do chá e nem do agrião, porém, é necessário ter muitos cuidados com o manuseio das folhas desse chá para que elas sejam higienizadas de forma correta.

Chás para grávidas e lactantes não são recomendados para que as propriedades não sejam passadas para os bebês que ainda estão em estágio de formação.

O agrião em excesso pode causar irritação no estômago e nos rins. Convém tomar cuidado com a abundância das folhas na hora de fazer o chá.

Pessoas com problemas relacionados a pressão arterial devem consumir o chá através de recomendação médica.

Onde encontrar?

O chá pode ser encontrado facilmente em mercados e farmácias, mas a recomendação é que seja utilizado a partir das folhas. O modo in natura é o mais é o mais apropriado para os tratamentos, pois aumenta a sua eficácia frente aos males de saúde.

Basta comprar alguns ramos de agrião e você poderá consumir o chá brevemente logo após a fervura.

Você também pode consumir o chá através de sachês vendidos em farmácias e mercados, mas recomenda-se o uso natural da planta, sem contar que é mais fácil encontrá-lo sendo vendido dessa forma.

Como fazer o chá

O modo de fazer o chá é bastante prático e não exibe muitas habilidades.

  1. Ferva cerca de meio litro de água com um ramo de agrião por cerca de 10 minutos;
  2. Deixe descansar por cerca de 5 minutos e coe;
  3. A melhor forma de você adoçar esse chá é utilizando o mel, pois ele potencializa ainda mais os benefícios da bebida.

Considerações finais

O chá de agrião é um dos chás mais conhecidos e apreciados pela medicina alternativa.

É um chá que realmente demonstra resultados já comprovados cientificamente. É uma das melhores formas naturais de se tratar os males citados acima com tranquilidade e certeza sobre a eficácia na cura. Experimente!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */