Chás Infográficos Saúde

Como fazer e utilizar o chá de alecrim?

Chá de alecrim benefícios

O chá de alecrim já é bastante conhecido não apenas nas mesas brasileiras, como também de diversos outros lugares do mundo. Apesar das suas raízes mediterrâneas, o alecrim rapidamente se popularizou. Chegou ao Brasil ainda durante a colonização e hoje é cultivado em todo o país. Assim como no resto do planeta, ele logo se tornou presença constante na medicina natural e convencional. Assim como na cozinha e até mesmo em cerimônias religiosas.

Seu nome científico é Rosmarinus officinalis, uma derivação direta do apelido atribuído à planta pelos romanos: orvalho do mar. Apesar de seu cheiro ser inconfundível, os galhos das ervas sem flores podem ser confundidos com a lavanda e até com alguns tipos de pinheiro. Há, também, um parentesco distante com a hortelã. Porém, o chá de alecrim tem benefícios únicos, além de um aroma singular e um sabor delicioso.

Continue acompanhando nosso artigo e descubra nesta leitura os benefícios, como utilizar e como fazer um delicioso chá de alecrim!

Chá de alecrim: diversos benefícios para o seu bem estar

De acordo com uma matéria publicada em 2016 no aclamado jornal The New York Times, a vila de Acciaroli, na Itália, tem uma forte ligação com o alecrim. Além de questões genéticas e ambientais, ele pode ser um dos responsáveis pela longevidade e saúde da população local.



Os habitantes da vila de Acciaroli consomem a erva de diversas formas. Há gerações eles fazem chá de alecrim, misturam a planta na comida e até mascam. A população idosa da vila tem índices muito mais baixos de inúmeras doenças e costumam ser muito ativos, inclusive sexualmente. As funções cognitivas de alguns chegam a se assemelhar às de pessoas 30 anos mais jovens. Comparado à média, os idosos de Acciaroli quebram menos ossos e têm incidência muito menor de Alzheimer e catarata. Além disso, uma enorme porcentagem dos habitantes da vila ultrapassar a faixa dos 90 anos.

Entre os benefícios apresentados pelo alecrim estão seu poderoso poder antioxidante, anti inflamatório e a capacidade de melhorar sua circulação. Conheça a seguir mais detalhes sobre algumas vantagens no consumo deste chá.



Chá de Alecrim: 7 benefícios para a saúde [Infográfico]

Chá de Alecrim: 7 benefícios para a saúde [Infográfico]

Melhora as funções do seu cérebro e previne Alzheimer

Segundo pesquisas de uma universidade inglesa, o alecrim é um ótimo aliado para melhorar as funções cerebrais. Ele é especialmente eficiente em ajudar com o desempenho de um tipo de memória chamado “memória futura”, que é a sua capacidade de lembrar de lembrar das coisas. Ela é a responsável por você conseguir se lembrar da hora marcada no cabeleireiro a tempo, ou se recordar um dia antes do aniversário de alguém, por exemplo.

Isso acontece graças à acetilcolina, um neurotransmissor que parece ser significativamente incrementado com o uso de alecrim. Muitos remédios usados para tratar demência senil e Alzheimer também procuram aumentar o desempenho deste mesmo neurotransmissor. Por conta deste estímulo, a erva pode ser uma importante aliada para prevenir e evitar os avanços do Alzheimer.

O mais interessante é que não é apenas o uso oral do alecrim que traz vantagens: o cheiro presente no vapor da bebida também traz benefícios para seu cérebro. O aroma, aliás, muitas vezes pode ser responsável por manter ativos alguns dos efeitos que podem ser prejudicados pelo nosso processo digestivo.

Chá de alecrim benefícios

Melhora sua circulação e sistema imunológico

O alecrim tem diversos ativos que auxiliam a melhorar a capacidade antioxidante e anti-inflamatória do seu corpo. Assim, ele é  um ótimo aliado para melhorar sua circulação e o desempenho do seu sistema imunológico.

Luta contra o câncer

Em mais de uma pesquisa o alecrim mostrou resultados positivos na luta contra o câncer. Além de ter propriedades anti inflamatórias, ele aparentemente teve sucesso ao auxiliar na diminuição da capacidade de aumento de células cancerígenas. O teste foi realizado em pacientes com leucemia e câncer de mama.

Ajuda a reduzir dores

O alecrim é usado há muitos anos como um dos principais remédios contra a cólica menstrual. Ele também se mostrou efetivo contra dores de estômago e cólicas renais.

Testes laboratoriais em roedores também mostraram que o uso de alecrim fez com que eles fossem mais resistentes adores provocadas por fontes de calor.

Como preparar o seu chá de alecrim

Por ser uma erva muito popular, encontrar alecrim em mercados, casas de chá ou até mesmo em floriculturas é uma tarefa muito simples. A preparação de chás, geralmente, consiste de passos muito semelhantes. Você pode complementar a sua bebida com raspas de laranja, limão, abacaxi ou ainda gengibre. Para preparar um chá de alecrim tradicional, você precisará apenas de:

  • 2 colheres de sopa de alecrim seco
  • Um litro de água
  • Mel

Espere até que a água levante fervura. Misture o alecrim e deixe em infusão, sempre tampado, por ao menos cinco minutos. Coe os resíduos e adoce com mel. Beba ainda quente.

Além do consumo como bebida, o chá de alecrim também pode ser misturado ao shampoo e em sabonetes líquidos. Além de ter um cheiro muito gostoso, seus componentes são altamente eficazes também para o uso tópico.

Chá de alecrim benefícios

Contraindicações

Grávidas, lactantes, crianças e portadores de doenças crônicas devem sempre consultar um médico antes de fazer uso de qualquer novo alimento ou tratamento.

Para grávidas, por exemplo, o chá de alecrim pode oferecer riscos. Isto porque, em algumas mulheres, uma de suas reações adversas pode incluir contrações no útero.

Apesar de apresentar muitos benefícios para idosos, nunca deixe de tomar cuidado. Tanto idosos quanto crianças têm o organismo diferente e mais sensível do que a maioria dos adultos. Apesar de o consumo moderado não ser contraindicado, tomar cuidado é sempre conveniente.

O uso excessivo e prolongado não é indicado para nenhuma faixa etária e pode provocar náusea, vômito, mal estar prolongado e problemas com retenção de líquido.

Médicos também são indispensáveis para o acompanhamento de qualquer enfermidade. Portanto, apesar de seus benefícios, use-o com moderação e consulte sempre um médico da sua confiança.

Considerações finais

Além da sua fama mundial e milenar, a ciência já comprovou por diversas vezes que o chá de alecrim tem incontáveis benefícios para a sua saúde. Aproveite tudo o que essa erva mediterrânea tem para oferecer. Mas nunca se esqueça que, como qualquer outro medicamento – natural ou não – seu consumo deve ser moderado.

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.