Chás Infográficos Nutrição Saúde

Benefícios e propriedades do chá de alface

Muito provavelmente você nunca ouviu falar no chá de alface. Vamos ser sinceros, sua mera menção é um pouco esquisita, afinal, alface só é usado na salada, certo? Errado! Este poderoso chá pode te trazer muitos benefícios de forma mais simples e rápida, sem perder nenhum nutriente essencial e, é claro, sem nenhum sufoco.

Muito além de um adorno

É comum ver a alface ser dispensada pelas pessoas como algo que pouco tem a acrescentar em nossa alimentação. São vários os pratos em que a alface é colocada apenas de enfeite e ninguém faz questão de comer, o que é um grande erro de nossa parte.

A planta é cultivada em todo o mundo e é bastante nutritiva, oferece muitas vitaminas e outros vários benefícios que parecem inúmeros a ponto de jamais acabarem.

É claro que o chá de alface oferece estes mesmos nutrientes e mais, até porque ele é utilizado para algumas situações específicas em nossas vidas. Este chá é bastante nutritivo e auxilia em muitas questões. Portanto, é bom saber sua dosagem, quando tomar e a receita ideal para cada caso específico.

Contraindicações

É comum que a cura pela natureza tenha limites, afinal, nem tudo que é natural é exatamente saudável ou faz bem. Às vezes, é veneno para o corpo. Há também os casos em que determinadas ervas ou plantas não são indicadas para determinadas pessoas.

Alguns chás não podem ser tomados por gestantes, por exemplo, pois podem ter substâncias abortivas de acordo com especialistas na área da saúde. Também se tem os chás que não podem ser tomados por crianças menores de doze anos, pois atrapalham seu ciclo de crescimento e podem causar muito mais malefícios que benefícios.

Nenhum desses casos ocorre com o chá de alface… Você já viu criança que não pode comer alface? Ou grávidas?



Muito dificilmente isso ocorre. A pessoa deve ter algum tipo de alergia comprovada para não conseguir ingerir a alface. Tirando este fato, qualquer um pode se deliciar com este chá.

É importante também ter em mente a dosagem ideal dos chás, pois alguns também podem trazer malefícios para a saúde se usados de forma exagerada.

Nada que vem do exagero faz bem, em hipótese alguma isso é correto, mesmo com o chá de alface, que não tem nenhuma dosagem específica. Ele pode ser tomado mais de uma vez ao dia sem problemas, até porque se trata apenas de alface e alface nunca é demais. O que não pode ocorrer é só beber o chá e se esquecer de comer outras verduras ou se alimentar corretamente.

Este chá não tem uma dosagem específica, pode ser tomado a qualquer hora do dia e quantas vezes a pessoa quiser, porém, nunca pode se negligenciar uma boa alimentação. Junte o hábito desse chá à prática de exercícios físicos, uma rotina mais saudável e pronto! Você aproveita muito mais os benefícios que ele tem a oferecer.

Propriedades do chá de alface

Sem muita enrolação agora, você já sabe que foi dito que a alface oferece muitos nutrientes para qualquer pessoa em qualquer idade. Mesmo que você coma alface no seu dia a dia, é muito difícil que você saiba todas as suas propriedades e o quão importante a alface pode ser em nossas vidas.

Ele é rico em diversas vitaminas, como a A, C, E e K, além de ter bastante zinco e minerais como ferro, potássio e magnésio, o que é excelente no combate de algumas doenças que necessitam desses elementos essenciais no sangue, por exemplo.

É totalmente livre de gorduras, tem pouquíssimas calorias (cerca de 10 calorias para 50 gramas de alface), possui pouco menos de duas gramas de carboidratos.

Além disso, ele também auxilia no combate a radicais livres em nossa corrente sanguínea e, também, ajuda diretamente na formação de nossas células.

Tem forte ação cicatrizante, ou seja, nada de ficar se remoendo com cicatrizes antigas, pois elas podem sarar rapidinho e sem deixar muitas marcas, dependendo do seu tamanho.

É importante ressaltar que o chá de alface, assim como a planta em si, é rico em betacaroteno, pectina, diversas fibras e auxilia no equilíbrio de cálcio e sódio em nosso organismo.

Benefícios do chá de alface

Depois de toda essa explicação sobre como a alface tem muitas propriedades importantes para o funcionamento do nosso organismo, é mais que necessário apresentar os diversos benefícios que o chá de alface tem para o corpo, não?

Sendo assim, este chá auxilia e combate principalmente as seguintes condições:

Chá de Alface: 13 benefícios para a saúde [Infográfico]

  • Anemia;
  • Intestino preso;
  • Melhora a visão;
  • Previne e protege nosso corpo do câncer;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Limpa o corpo de toxinas, por conta de seu efeito diurético natural;
  • Melhora o sono e combate a insônia;
  • Fortalece a musculatura;
  • Fortalece as vias respiratórias;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Reduz a gordura e carboidratos;
  • Equilibra as proteínas;
  • Combate a hipertensão.

É quase impossível de acreditar que uma única planta pode ser utilizada sem restrições para estes inúmeros problemas. Pois pode acreditar em tudo que você leu: o chá de alface te oferece toda essa experiência sem nenhuma restrição.

Receitas de chá de alface

Agora que você já sabe todos os benefícios e propriedades dessa planta tão vasta em nosso território e que pode ser facilmente cultivada em casa sem maiores problemas, você não pode ir embora sem algumas boas receitas de chá de alface para alguns problemas bastante comuns e que ela combate com grande eficácia, certo?

Reduzir gordura no fígado

Ferva um litro de água e, após desligar o fogo, coloque 80 gramas de folhas saudáveis da planta. Tampe por cerca de vinte minutos, confira se a água está bem amarelada e coe a mistura antes de beber.

A dosagem ideal para este tipo de problema é de duas a três xícaras por dia. Recomenda-se que sejam tomadas antes das grandes refeições, o que já ajuda a tratar também o intestino e a digestão adequada dos alimentos.

Hipertensão

Ferva um litro de água e, depois de retirar do fogo, acrescente 20 folhas frescas de alface. Deixe as folhas lá dentro até que a água fique bem amarelada e depois coe o chá de alface.

Pode beber logo em seguida sem restrições. O recomendado aqui é até duas xícaras por dia.

Combate à insônia

Para quem sofre na hora de dormir ou fica acordando a noite toda sem conseguir descansar direito, basta ferver uma xícara de água e depois acrescente uma folha de alface junto com um pouco de casca de maçã. Tampe a mistura por cerca de vinte minutos ou até que fique morno, coe e beba antes de se deitar.

Considerações finais

Você poderia acreditar que o chá de alface oferecesse tantos benefícios assim? Quais chás também são ótimos para a saúde? Compartilhe opções saudáveis de vida. Cuide-se bem.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */