Chás Nutrição

Como consumir e quais os benefícios do chá de alfazema?

Mais uma da série de chás que você precisa conhecer, não poderíamos deixar de falar sobre o chá de alfazema. Talvez o nome  seja familiar, mas quando se chama “alfazema” pelo seu nome mais comercial, você possa lembrar de imediato: lavanda. Agora ficou mais fácil, certo?

chá de alfazema tem muitas propriedades importantes para a saúde e, para aproveitar todas elas, é necessário saber como fazer.

Por isso, separamos algumas informações que você precisa saber sobre o chá de alfazema e quais os benefícios que você pode encontrar nessa poderosa bebida. Boa leitura!

Conheça mais a respeito do poderoso chá de alfazema

A alfazema é uma das plantas responsáveis por acalmar, em forma de chá, muitos sintomas que assolam as pessoas nos dias de hoje.

chá de alfazema é altamente reconhecido para pessoas que têm tido problemas em relação a agitação. Essa é a planta mais indicada quando a questão é acalmar o sistema nervoso.

Muitas pessoas conseguem avanços significativos quando o assunto é diminuir a irritação e acalmar enxaquecas intensas. A lavanda é uma das plantas mais indicadas para esses casos, além de ser uma das mais usadas nas fórmulas químicas de remédios que tratam esses mesmos males.

Esse chá também é altamente recomendado quando o assunto é diminuir a pressão arterial é acalmar os batimentos cardíacos. Além disso, promove uma sensação muito boa de relaxamento e bem-estar. Essa planta é perfeita para se acalmar depois de um estresse emocional intenso.



chá de alfazema também é excelente para diminuir febre e cicatrizar feridas, principalmente as aftas. Você pode tomar o chá, como o mesmo também pode ser usado para gargarejos.

A depressão, a insônia e o estresse não têm lugar quando chega a vez desse chá mostrar o seu imenso potencial. Muitas pessoas ainda desconfiam do poder que os chás possuem e, dependendo do chá, os efeitos podem ser mais leves ou duradouros.

Porém, quando estamos falando de chá de alfazema, estamos tratando de um dos mais fortes (poderosos). Unido a uma dieta que consiga conciliar os benefícios para o que deseja tratar, é melhor que muito remédio prescrito por aí.

O chá de alfazema tem tantos benefícios que é utilizado em muitas fórmulas químicas para remédios e produtos de estética e beleza. Não se admire em encontrar a alfazema em diversos remédios que você nem ousaria imaginar.

Contraindicação sobre o chá de alfazema

Esse chá não possuo contraindicação, pois é altamente natural. O que se precisa atentar é sobre alguns grupos de risco como as grávidas e lactantes.

As propriedades podem acabar sendo passadas para os bebês e, como ainda estão em processo de desenvolvimento, um quadro alérgico pode ser sentido. Então, o melhor é não arriscar.

Pessoas de todas as idades podem beber esse chá e aproveitarem dos seus benefícios, tendo em vista que o consumo está liberado. Três vezes ao dia é o sugerido.

Onde encontrar o chá?

O chá de alfazema pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas de chá ou em grandes mercados e farmácias. Seus valores podem oscilar por conta da procura e da disponibilidade do produto no mercado.

A lavanda é uma planta que precisa de determinados cuidados para se manter viva. Um deles é ser mantida em lugar de clima frio. Estados onde o clima tropical é característico podem não ser indicados para ela.

Você pode encontrar a planta em viveiros, principalmente na região Sul do país. Pode também encomendar por sites especializados encontrados no Google.

Você também pode encontrar o chá facilmente em forma de sachês, vendidos em pacotes.

Como preparar o chá de alfazema

chá de alfazema tem um modo de preparo relativamente simples, mas é necessário ficar atento ao ponto de infusão. As propriedades podem ser perdidas durante o preparo inadequado, então, vamos explicar de uma forma didática e que você pode replicar no conforto da sua casa.

Se você for utilizar o chá em sua forma natural, ou seja, a partir da lavanda, então você pode separar 70g das flores e cerca de meio litro de água.

Ferva ambos em uma temperatura de 240° por cerca de 7 minutos. Depois de fervido, deixe descansar por 10 minutos. Coe, adoce como achar melhor e tome depois das principais refeições do dia e antes de dormir.

Você também pode utilizar o chá para fazer banhos. São altamente relaxantes, além de deixarem a pele muito cheirosa.

Outras formas de utilização do chá

Você pode encontrar o chá também em forma de essência e podemos dizer que essa é uma das formas mais especiais se você não quiser tomar o chá de alfazema. Porém, é importante você ficar bem atento, pois há vários tipos de essência presentes no mercado.

Há essências de alfazema que servem apenas para aromatizar o ambiente e não devem ser consumidas. Há essências também que são utilizadas para serem misturadas com cremes e loções de pele. O efeito pode trazer um resultado melhor para a hidratação dos poros e limpeza na pele, além de prevenir a irritação.

Caso você deseje, o chá de alfazema também pode ser misturado em menor quantidade em cremes. A partir de uma colher de chá, você pode encontrar resultados milagrosos para a sua pele e os efeitos sendo prolongados conforme a utilização contínua.

E algo curioso que também pode ser feito com o chá dessa poderosa planta é a própria limpeza de pele.

Faça o mesmo preparo que o utilizado para o chá e coloque todo o líquido em um recipiente aberto, uma bacia, por exemplo. Ao colocar o vapor para ser recebido na pele, ele ajuda no tratamento depois de espremer os poros levemente.

Para complementar, sempre bom se utilizar de mais soluções de lavanda para ajudar a fechar os poros logo depois do procedimento.

Considerações finais

chá de alfazema não tem nada que você possa se preocupar. O seu consumo é altamente recomendado por médicos e naturalistas. Seus benefícios são incontestáveis, além de ser muito agradável ao paladar. Experimente!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */