Chás Saúde

Como consumir e para que serve o chá de alho

Conhecer os benefícios do chá de alho é o primeiro passo para consumir este tipo de infusão de forma que traga vantagens para o nosso organismo. Afinal, quem gosta de seguir uma dieta mais saudável, pautada em alimentos e bebidas mais naturais, o chá de alho pode ser uma ótima opção de complementação de cardápio.

Desse modo, preparamos este artigo para você que quer conhecer os benefícios da infusão de alho e qual a melhor forma de consumi-lo. Acompanhe abaixo todas essas informações e inclua hoje mesmo essa poderosa bebida quente que manterá o equilíbrio do seu corpo:

Como consumir o chá de alho

Antes de qualquer coisa, vamos lhe ensinar algumas formas de consumir o chá de alho todos os dias. Afinal, não precisamos apenas fazer a infusão do chá só com água, não é mesmo? Podemos misturar e acrescentar outros ingredientes que sejam capazes de potencializar os efeitos desta bebida.

Receita do chá de alho com limão

Ingredientes:

  • 30 dentes de alhos picados/ralados;
  • 1 litro de água filtrada;
  • 3 limões médios picados.

Modo de preparo:

  • Leve todos os ingredientes ao liquidificador, e bata até formar uma mistura bem homogênea.
  • Em seguida, leve a mistura que se formou ao fogo, cozinhando por 5 minutos.
  • Tampe e aguarde a temperatura ficar agradável para beber.
  • Consuma esta bebida até duas vezes ao dia, e potencialize o efeito bebendo esse chá em jejum.

Por que é interessante o alho com o limão? Simplesmente porque ambos são capazes de aumentar o metabolismo do nosso corpo, auxiliando na perda de peso. Além de apresentar antioxidantes que mantém a saúde do nosso organismo em dia.



Receita de chá de alho com mel

Ingredientes:

  • 30 dentes de alhos descascados;
  • 1 litro de água filtrada;
  • 3 colheres de sopa bem cheias de mel.

Modo de preparo:

  • Bata no liquidificador o alho com a água filtrada.
  • Em seguida, leve ao fogo e espere ferver.
  • Assim que subir a fervura, acrescente o mel, mexendo bem. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e desligue o fogo.
  • Tampe a panela e deixe abafado por 10 minutos.
  • Assim que atingir uma temperatura agradável, é possível beber o chá.
  • Consuma de 1 a dois copos por dia. De preferência de manhã e de noite, antes de deitar.

Por que consumir o chá de alho com mel? Simplesmente porque o mel é um poderoso remédio natural para o nosso corpo! Somado com os benefícios do alho, no entanto, poderá auxiliar na imunidade e força da nossa saúde.

Receita de chá de alho com gengibre

Ingredientes:

  • 1 gengibre descascado e picado;
  • 4 dentes de alho (com casca);
  • 1 limão pequeno cortado em rodelas;
  • 3 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

  • Ferva a água filtrada.
  • Em seguida, acrescente os dentes de alho e o gengibre. Deixe cozinhar por 5 minutos.
  • Acrescente o limão e tampe a panela.
  • Aguarde a infusão por 10 minutos e, em seguida, coe.
  • Consuma esse chá pela manhã e antes de dormir.

Por que consumir o chá de alho com gengibre? Pelo mesmo motivo que você consumiu com limão! Queima de calorias, emagrecimento saudável e saúde para todas as células do organismo.

Para que serve o chá de alho

Agora que você já conheceu as melhores receitas com a infusão de alho, é hora de conhecer os benefícios. Afinal, não dá para simplesmente “consumir por consumir”, não é mesmo? É necessário conhecer as propriedades do chá, a fim de garantir um melhor aproveitamento do seu consumo.

Abaixo listamos todos os benefícios que esta bebida quente proporcionará no seu corpo, com o consumo regular e frequente:

Benefícios do chá de alho

Os benefícios do chá de alho são muitos! Acompanhe as vantagens de consumir esta infusão que é tão pouco conhecida:

Anti-inflamatório e bactericida poderoso

O chá de alho é um poderoso anti-inflamatório e bactericida para o nosso corpo. Por essa razão, quando sofremos com uma queda na imunidade, por exemplo, é importante proteger o organismo com um bom chá.

Somando esses efeitos com os benefícios e as vitaminas do mel, no entanto, você terá resultados ainda mais satisfatórios. E, além de consumir quando a imunidade estiver enfraquecida, crie o hábito de beber este chá e garanta uma saúde “de ferro” para você e sua família.

Auxilia na prevenção do câncer

O alho é um potente antioxidante, que expulsa todos os radicais livres que insistem em prejudicar o desenvolvimento saudável de nossas células. Por esse motivo, consumi-lo auxilia na proteção de todos os tecidos do corpo, inibindo o envelhecimento precoce e fortalecendo as defesas do corpo.

Acelera o metabolismo

E por falar em benefício, este é perfeito para quem está em busca de uma perda de peso mais saudável e rápida. A alicina presente no alho é responsável por esse resultado: ela é capaz de acelerar o nosso metabolismo, fazendo com que o nosso corpo queime mais calorias em menos tempo, reduzindo o peso corporal e melhorando a saúde como um todo.

Inibe o apetite

E além de acelerar o nosso corpo, dando um “gás” na queima de calorias, o chá de alho é capaz ainda de inibir o apetite. Desse modo, há menos ingestão de calorias e mais gasto, proporcionando uma perda de peso ainda maior.

E não só reduz o apetite de modo geral como também mantém a sensação de saciedade por muito mais tempo. Por essa razão, você sentirá menos fome e menos vontade de comer, melhorando a sua dieta.

Efeito expectorante

O chá de alho pode ainda te auxiliar na cura de doenças como a bronquite, por exemplo, e as demais complicações respiratórias causadas por vírus e bactérias. O seu efeito expectorante é o responsável por essa mágica: ele mantém o seu corpo livre dessa congestão, além de acelerar a cura do nosso organismo.

Consuma chá de alho e sinta os benefícios

Agora que você já pode conhecer tudo sobre o chá de alho, é hora de incluir esta infusão na sua dieta e garantir que o seu corpo possa usufruir de todos esses benefícios!

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */