Chás Saúde

Tudo o que você precisa saber sobre o chá de amendoim

Para quem gosta de consumir tanto bebidas quanto alimentos mais naturais, o chá de amendoim chega como uma opção muito interessante. Embora se fala pouco sobre os benefícios desta infusão, ela é capaz de proporcionar muitas vantagens para o nosso organismo como um todo.

E é por essa razão que fizemos a matéria de hoje. Nela você aprenderá tudo sobre o chá de amendoim, além de conhecer as suas contraindicações e modo de consumir. A partir disso você poderá incluir este delicioso e saudável chá na sua dieta, a fim de garantir uma vida ainda mais saudável e equilibrada. Acompanhe a seguir:

Benefícios do chá de amendoim

Abaixo listamos para você todos os benefícios do chá de amendoim e o porquê ele deve ser acrescentado na sua dieta.

Protege o nosso Sistema Nervoso Central

O chá de amendoim é uma rica fonte da vitamina B3, mais especificamente a niacina, protegendo o nosso Sistema Nervoso Central de maneira geral. E ainda: protege contra doenças graves, como o mal de Alzheimer, por exemplo.

Além disso, sabemos que com o passar do tempo, o envelhecimento do nosso organismo pode acarretar em complicações cognitivas. E, desse modo, esta poderosa infusão protege todas as nossas funções cognitivas, mantendo o sistema nervoso em equilíbrio.

Protege contra diversos cânceres

Além de proteger a nossa cognição, o consumo regular deste grão protege todo o nosso corpo contra os mais diversos tipos de cânceres. Isso ocorre, pois em sua composição encontramos substâncias importantes para a manutenção e proteção da nossa saúde, como ácido fítico, ácido fólico, fitoesteróides e resveratrol.

Sendo assim, quem consome regularmente este tipo de grão diminuirá expressivamente a chance de desenvolver câncer do cólon, por exemplo.

Combate os radicais livres

Com poderosos antioxidantes em sua composição, como por exemplo, polifenóis e ácido p-cumárico proporcionam a expulsam dos radicais livres do nosso organismo. Mantendo o nosso corpo, digamos, mais jovem, já que os radicais livres são os maiores aliados do envelhecimento precoce.

Além disso, a expulsão destes agentes nocivos proporciona uma proteção extra para a saúde do coração, câncer e envelhecimento e morte precoce das células.

Auxilia na construção muscular

Com uma fonte riquíssima de proteínas, o amendoim é forte aliado para quem está em busca do crescimento de massa muscular. Desse modo, beber o chá de amendoim regularmente irá auxiliar você que treina na academia com o objetivo de proporcionar hipertrofia aos músculos.

Duas xícaras do chá por dia, ao acordar e antes de deitar, já é uma quantidade razoável para usufruir deste grande benefício.

Auxilia na perda de peso

Sendo uma fonte de gordura boa e fibras, o amendoim auxilia no objetivo de perda peso, já que é absorvido lentamente pelo organismo e aumenta a absorção de gorduras boas.

Provocando uma longa sensação de saciedade e por muito mais tempo, consumir esta bebida regularmente diminuirá o apetite exacerbado, além de auxiliar na eliminação de gorduras ruins para o organismo.

É afrodisíaco

Certamente você já deve ter ouvido falar do quanto o consumo do grão de amendoim pode ser afrodisíaco. Logo, beber esta infusão quente pode ser uma opção interessante para você que esteja sofrendo com uma diminuição na libido, por exemplo.

Auxilia na prevenção do diabetes

Consumir a infusão de amendoim pelo menos 5 vezes ao longo da semana já é o suficiente para auxiliar na prevenção de doenças como o diabetes.

Fonte de vitaminas e minerais

Por fim, podemos ainda destacar o amendoim como uma riquíssima fonte de vitaminas e minerais essenciais para a saúde do organismo como um todo. Entre eles, temos as vitaminas E, B3, B6 e B5.

Dentre os minerais, temos manganês, ferro, selênio, zinco, e cobre. Todos essenciais para um equilíbrio do nosso corpo, expulsando substâncias tóxicas, fortalecendo os tecidos e auxiliando nos processos de cicatrização. Sendo assim, um poderoso remédio natural aliado do nosso corpo.

Contraindicações

Apesar de ser um tipo de chá com diversos benefícios para a nossa saúde, é importante sempre nos atentarmos também as contra indicações da ingestão dessa infusão. Desse modo, você deve evitar o chá de amendoim se você:

Tem colesterol alto: Pois, apesar de apresentar uma quantidade elevada de gordura boa, o excesso de amendoim pode auxiliar no aumento do colesterol. Além disso, ele pode ser muito calórico quando consumido além da quantidade recomendada. Dessa maneira, é imprescindível que você questione o seu médico ou nutricionista acerca da quantidade adequada de acordo com o seu porte físico e necessidades particulares.

Tem alergias a grãos semelhantes ao amendoim: Essa é mais uma razão para que você procure orientação médica qualificada antes de consumir uma quantidade expressiva de chá de amendoim. Afinal, muita gente pode ser alérgica ao grão e nunca ter vivido alguma reação, assim como também é possível desenvolver esse tipo de alergia em qualquer fase da vida.

Receita de chá de amendoim

Agora que você já conhece tudo sobre o chá de amendoim, é hora de aprender a fazer uma receita deliciosa a fim de usufruir de todas essas vantagens. Vamos ao passo a passo:

Ingredientes:

  • 200 gramas de amendoim torrado;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela ferva a água filtrada.
  2. Em seguida, acrescente o amendoim torrado e deixe cozinhar por mais cinco minutos.
  3. Feito isso, desligue o fogo e tampe a panela.
  4. Aguarde a infusão agir por, pelo menos, 15 minutos.
  5. Depois é só coar o seu chá e conservá-lo em uma jarra de vidro, para não perder as suas propriedades essenciais.
  6. Beba o chá ao longo do dia, conforme sentir necessidade.

Pronto! Agora é só usufruir de um bom chá de amendoim, combinando com uma alimentação e hábitos saudáveis, a fim de garantir uma vida plena e equilibrada. Aposte!

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.