Chás Saúde

Chá de anis-estrelado: benefícios, consumo e propriedades

O anis-estrelado (Illicium verum) é uma planta que tem utilização para fins medicinais e culinários. Uma planta típica do Vietnã e China e que não deve ser confundida  com o Illicium japonicum, originária do Japão que é extremamente tóxica. Neste novo artigo falaremos sobre o chá de anis-estrelado, seus benefícios, consumo e suas propriedades.

Eis uma outra especiaria que vem para o ocidente carregada de poderes curativos e medicinais e que chama atenção para sua forma de estrela, aroma de anis e que conta com óleos aromáticos.

As duas espécies existentes de anis-estrelado contam com propriedades medicinais, entretanto, a de origem japonesa é neurotóxica e perigosa para as crianças.

Para que serve o chá de anis-estrelado?

O chá de anis-estrelado, devido às suas propriedades carminativa, antibacteriana, odontálgica, diurética, protetiva estomacal e estimulante, tem uma série de finalidades que podem trazer bem-estar para alguns males.

Geralmente é utilizado para tratar de distúrbios digestivos, dores abdominais e queixas como lumbago.

O chá de anis-estrelado conta com um ponto positivo ao seu favor, que é o gosto agradável, por isso, geralmente as crianças não se recusam a bebê-lo, podendo, desta maneira, utilizar um chá natural para curar determinados incômodos.

O fruto também pode ser utilizado para ajudar na digestão, para isso, basta mastigar uma pequena quantidade do após as refeições.



Depois de extraído o óleo essencial, após secar, é possível utilizar o fruto para fazer chás. Das sementes do anis-estrelado também é possível adquirir um remédio que é muito utilizado pela homeopatia.

Conheça os benefícios do anis-estrelado

  • Antibacteriano;
  • Antisséptico;
  • Calmante;
  • Digestivo;
  • Anti-inflamatório;
  • Relaxante;
  • Diurético;
  • Indutor do sono;
  • Analgésico.

Anis-estrelado e seu uso culinário

Ele pode ser utilizado como condimento em caril, picles, sopas, marinadas, caldos e chás. É um dos principais condimentos utilizados na cozinha vietnamita e chinesa.

Geralmente o óleo essencial extraído do fruto costuma ser utilizado para aromatizar refrigerantes, licores e produtos de panificação.

Outro local onde é usado esse tipo de anis-estrelado é na Índia que utiliza o chinês devido ao seu baixo custo e alto beneficio.

Cuidados com anis-estrelado

É preciso tomar muito cuidado com o óleo essencial extraído de ambos os tipos de anis-estrelados. Ambos são tóxicos caso ingeridos e ambos precisam ser tomados em pequenas doses.

O anis-estrelado japonês, como já mencionado, é um neurotóxico que, ao ser usado como chá para crianças, pode causar grandes males, por isso, devido a similaridade dos anis, é melhor deixa-lo de fora da rotina de seu bebê para não correr riscos, mesmo sendo ótimo para cólicas.

Como preparar o chá de anis-estrelado

Se você está sentindo-se com aquele desconforto intestinal ou aquela dificuldade para dormir, nada melhor do que fazer um chá de anis-estrelado para sentir-se melhor.

Para fazer é muito simples, tudo que você precisa é pegar uma estrela e deixar ferver juntamente com um litro de água ou, se preferir, uma estrela em uma xícara e água quente. Deixe por alguns minutinhos e depois beba o líquido.

Como estamos falando apenas de uma estrela, a quantidade de propriedades é pequena, o que possibilita uma maior ingestão desses líquidos.

Bom, existem outras receitas que indicam uma colher de sopa de anis-estrelado, no entanto, algumas pessoas acham muito forte e acabam optando por doses menores.

E, lembrando, tudo bem que o anis-estrelado pode ser ótimo para o bebê, mas infelizmente a diferença entre o anis-estrelado chinês e japonês é imperceptível.

Alguns efeitos colaterais e quando não pode ser usado

Como qualquer outro tipo de chá ou remédio natural, é comum resultar em alguns efeitos colaterais quando não levamos ao pé da risca sua forma de utilização.

Os efeitos colaterais do anis-estrelado, são: reações alérgicas, vômitos e problemas respiratórios. Isso quando consumido em excesso, como explicamos algumas linhas acima. É preciso tomar cuidado na quantidade utilizada.

Devido às suas propriedades, não é recomendado para mulheres que estejam amamentando ou que estejam grávidas e para pacientes que sofram com hiperestrogenismo.

E, só para reforçar ainda mais o aviso, não pode ser utilizado em bebês e crianças menores de dez anos.

Chá de anis-estrelado durante o ciclo menstrual

Um dos grandes empregos do anis-estrelado, é durante esse período que deixa tantas mulheres indispostas e incomodadas com suas cólicas, entre outras coisas que atormentam tanto o universo feminino.

Com o chá de anis-estrelado, algumas mulheres têm notado diferença em seus ciclos menstruais, tornando-os cada vez menos doloridos e incômodos.

Receita: anis-estrelado com erva doce

Ingredientes:

  • 600ml de água;
  • Uma c. sopa de erva doce;
  • Uma c. sopa de raspas de casca de laranja;
  • Anis-estrelado a gosto;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Pegue uma chaleira, despeje a água e deixe ali até ferver. Quando chegar ao ponto de ebulição, coloque as cascas de laranja, o anis-estrelado e a erva doce. Deixa ali por três minutos e, depois, desligue o fogo, tampe a panela e deixe assim durante quinze minutos. Depois é só adoçar e servir bem quente.

Orientações finais

Esperamos que tenham gostado deste novo artigo e lembre-se sempre da  importância de tomar muito cuidado com a procedência de seus produtos.

Procure por casas que realmente sejam de confiança para não acabar comprando um determinado produto e levando outro no lugar. Ainda mais quando o assunto é anis-estrelado, converse com o vendedor sobre a procedência do produto e dê preferência por comprar em casas naturais próximas de sua residência.

Evite comprar pela internet, onde não é possível conhecer a procedência da especiaria que está adquirindo.

Outro detalhe: lembre-se, tudo que é demais nunca bem nos faz, por isso, caso encontre o anis-estrelado chinês e queira fazer chás para melhorar seus ciclos menstruais ou seu sono, não exagere na quantidade, pois isso também poderá lhe trazer alguns incômodos.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */