Chás Nutrição

Benefícios e propriedades do chá de artemísia

Muito falado nos últimos anos, o chá de artemísia na verdade é utilizado com fins medicinais já há muitos séculos. Como sua própria nomenclatura sugere, ele é preparado a partir da própria artemísia, que por sua vez, pertence à família de folhas como a camomila e o girassol.

Trata-se de uma planta bastante aclamada e, até onde se sabe, dona de propriedades terapêuticas capazes de ajudar no combate a diversos males relacionados à saúde.

Na sequência conversaremos mais detalhadamente sobre o chá de artemísia, apresentando assim os possíveis benefícios e propriedades responsáveis por sua fama ao longo do tempo.

As propriedades do chá de artemísia

Começando pelas propriedades, podemos dizer que, de acordo com a medicina popular, este tipo de solução caseira apresenta uma série de características peculiares. Dentre elas, estariam propriedades tais como:



  • Analgésica;
  • Anti-anêmica;
  • Anti-epilética;
  • Antimalárica;
  • Cicatrizante;
  • Depurativa;
  • Digestiva;
  • Estimulante;
  • Repelente;
  • Tônica.

Isso só para citar algumas das mais conhecidas e difundidas ao redor do mundo.

Os benefícios do chá de artemísia

Em relação aos benefícios, é natural que um composto dotado de todas as propriedades mencionadas tenha também uma lista de prováveis pontos positivos. Chegou agora, portanto, o momento de falarmos um pouco sobre cada um desses pontos creditados ao chá de artemísia na medicina alternativa.



Pode ajudar no combate à acne

Assim como na medicina popular, a medicina tradicional por vezes credita o surgimento de acnes e furúnculos a eventuais impurezas na pele ou no sangue.

É com base nisso, portanto, que muita gente acredita que esse tipo de problema pode ser combatido com o chá de artemísia, já que até onde se sabe ele tem o poder de limpar impurezas do sangue.

Pode contribuir com a saúde do fígado

Por também ajudar teoricamente na melhoria da circulação do sangue, o chá de artemísia também é visto por muitos como um bom aliado da saúde do fígado.

Pode fortalecer o sistema nervoso

Até onde se sabe, as propriedades do chá de artemísia também podem proporcionar alívio em problemas relacionados ao estresse ou hiper-atividade, uma vez que, em tese, ele atua aliviando a tensão dos nervos.

Consegue ajudar no controle de diabetes

Informações sugerem que em algumas regiões do mundo como, por exemplo, no México, o chá de artemísia também é apontado como um aliado no tratamento de problemas como o diabetes. Isso porque, de acordo com supostos estudos em animais, ele seria capaz de ajudar no controle dos níveis de glicose.

Pode ajudar no combate a problemas estomacais

Também apontado como aliado no combate á diarreia, o chá de artemísia, até onde se sabe, também pode trazer benefícios relacionados ao alívio no estômago.

Contribui com a saúde capilar

Por se tratar de uma bebida apontada como fonte de vitamina E, o chá de artemísia também é bastante usado como aliado da saúde do cabelo.

Até onde se sabe, ele pode ajudar os fios na conquista de uma aparência mais brilhante e um couro cabeludo menos ressecado. Além disso, o chá ainda é considerado como inimigo da caspa, ajudando assim a manter esse mal longe dos fios.

Não obstante, há também a crença de que devido às suas propriedades que ajudam na circulação sanguínea, ele também pode se mostrar um importante protetor contra a queda de cabelo, que muitas vezes ocorre por falta de uma boa circulação de sangue no couro cabeludo.

Pode melhorar a saúde da pele

Eis aqui outro ponto positivo creditado por muitos ao chá de artemísia. Seus benefícios em relação à saúde da pele estão, em tese, associados à sua suposta propriedade hidratante, que seria responsável por ajudar na nutrição e reparos que a epiderme necessita.

Possibilidade de ação anti-inflamatória

Apontado como uma fonte da substância conhecida como Kaempferol, o chá de artemísia também é visto como um bom agente contra inflamações que podem ocorrer em regiões como o estômago, o que inclui eventualmente as úlceras e gastrites.

Capacidade de ajudar no combate a problemas respiratórios

Também apontada como aliada no combate aos problemas respiratórios, a bebida (chá de artemísia) é considerada por muitos como uma potente arma contra asma, bronquite, tosse seca, rouquidão e até amigdalite.

Possibilidade de melhorar a fertilidade

Graças a um conjunto de propriedades específicas, muita gente acredita também que uma dose moderada da artemísia pode ser útil no auxílio ao combate a problemas relacionados à fertilidade e saúde reprodutiva feminina.

Vale destacar aqui, no entanto, que o consumo da planta, seja em forma de chá ou mesmo de óleo, é contraindicado a mulheres grávidas, uma vez que pode conter elementos nocivos à saúde do bebê no útero. Dito isso, portanto, o chá de artemísia nunca deve ser utilizado na gravidez.

Pode regularizar a menstruação e ajudar na menopausa precoce

Por último, temos aqui outro benefício relacionado à saúde feminina. Neste caso, o ponto positivo está associado à regularização do ciclo menstrual, problema muito comum a diversas mulheres.

É importante dizer também que a artemísia é por vezes associada a uma espécie de auxílio no combate aos sintomas de uma eventual menopausa precoce. Antes de fazer uso das propriedades da planta, no entanto, é indispensável a consulta a um médico especialista, neste caso, o ginecologista.

Considerações sobre o conteúdo

Precisamos esclarecer aqui que este é um conteúdo meramente informativo e que não tem por objetivo incentivar o uso do chá de artemísia sem a devida recomendação de um médico ou especialista da saúde.

O texto visa, portanto, apenas noticiar a existência da bebida e as principais crenças relacionadas a ela na medicina popular ao longo dos anos.

Este material foi útil?

Suas dúvidas em relação ao chá de artemísia foram elucidadas? Esperamos que sim. No entanto, pedimos que sinta-se livre para emitir sua opinião em relação ao conteúdo e até para nos deixar uma mensagem com eventuais considerações a respeito do assunto.

Você também pode conhecer aqui em nosso site muitas outras plantas apontadas como donas de propriedades medicinais. Fique à vontade para percorrer as categorias de nosso site e descobrir como a natureza pode se mostrar uma importante aliada da boa saúde.

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.