O chá de babosa, feito com a seiva da babosa ou com suas folhas pode ajudar a curar inúmeros problemas de saúde. Vem sendo consumido para tratar de problemas digestivos como úlceras; por diabéticos, por manter os níveis de açúcar no organismo estáveis; para dores musculares e reumáticas, entre outras.
Por ser considerada uma planta medicinal, a babosa já era utilizada por civilizações como egípcios e gregos, para tratar problemas de pele, como a psoríase, hanseníase e para tratamentos estéticos, como cabelos e pele, por suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.
O chá de babosa fornece ao organismo uma grande fonte de Vitaminas A, C, D, B1 e B2, além de minerais, aminoácidos, polissacarídeos e glicosídeos, fundamentais para mantermos uma boa saúde. Conheça os benefícios que o chá de babosa proporciona:
- Regulariza os índices de glicemia no corpo, sendo ideal para diabéticos,
- Equilibra os níveis de colesterol e triglicérides,
- Atua como anti-inflamatório nos problemas estomacais, como as úlceras e refluxos,
- Auxilia na prisão de ventre por possuir propriedades laxativas,
- Auxilia na perda de peso por ser diurético, eliminando as toxinas do organismo,
- Proporciona aumento de imunidade ao organismo por suas propriedades antiviral e anti-inflamatória, inibindo, inclusive, a multiplicação do vírus HIV,
- Possui propriedades diuréticas, auxiliando no tratamento de problemas renais, como os cálculos e pedras nos rins,
- Suas propriedades analgésica e anti-inflamatória combatem a tendinite e as dores musculares,
- Contém princípios ativos como polissacarídeos e manana acetilada, propriedades anticancerígenas.
Assuntos
Propriedades medicinais do chá de babosa
O chá de babosa feito com a seiva da babosa ou Aloe vera auxilia no controle ou cura de várias doenças, como:
Controle da diabetes
Por sua ação antioxidante, ajuda no controle do nível de açúcar no sangue. Consumir o chá de babosa com regularidade inibe a absorção de insulina pelo organismo.
Combate inflamações
A babosa possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, e atua no organismo como a cortisona, porém, sem os eleitos colaterais que ela provoca. O chá de babosa combate as tendinites e aliava as dores musculares.
Controle da hipertensão arterial
O chá de babosa auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, proporcionando uma melhoria na circulação, fortalecendo artérias e veias, devido a sua grande concentração de Vitamina C.
Fortalecimento do sistema imunológico
A babosa possui propriedades imunoestimulantes, uma vez que estimula a atividade dos macrófagos (células responsáveis pela defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico, protegendo o organismo contra vírus e bactérias.
Controle dos níveis de colesterol
O chá de babosa quando ingerido regularmente, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, evitando, também, o seu acúmulo nas artérias, auxiliando na prevenção de problemas cardíacos.
Combate problemas do trato gastrointestinal
Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de babosa auxilia no tratamento de colites, úlceras estomacais e gastrites.
Atua na prevenção do câncer
O chá de babosa possui propriedades antioxidantes, ou seja, substâncias que ajudam no controle dos radicais livres, responsáveis pela alteração na estrutura do DNA, ocasionando o aparecimento de células cancerígenas.
Receitas de chás de babosa
A babosa é muito fácil de ser encontrada principalmente em feiras livres e supermercados, mas pode ser plantada em casa por ser de fácil cultivo, garantindo, assim, o preparo da bebida 100% orgânica. O gel ou seiva da babosa utilizada para fazer o chá de babosa pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de homeopatia e fitoterapia.
As folhas de babosa devem ser mantidas na geladeira depois que forem adquiridas. Para a preparação do chá de babosa primeiramente deverá ser feita a higienização da folha de babosa, não importando a sua origem, se cultivada em casa, ou comprada em feiras livres. Logo após, com uma faca afiada, faça cortes longitudinais na folha e com a ajuda de uma colher extraia sua seiva.
1. Chá de babosa com hortelã
Ingredientes
- 200 ml de água filtrada,
- 10 folhas frescas de hortelã;
- 1 colher de chá de seiva de babosa,
- Mel para adoçar.
Modo de preparo
Coloque as folhas de hortelã em uma xícara e adicione a água fervente e a seiva de babosa. Deixe descansar por 10 minutos. Adoce com mel e consuma em seguida.
2. Chá de babosa com gengibre
Ingredientes
- 200 ml de água filtrada,
- 1 folha de babosa,
- 2 colheres de sobremesa de gengibre ralado,
- Mel para adoçar.
Modo de preparo
Higienize muito bem a folha de babosa. Corte-a em pequenos pedaços. Coloque a água para ferver juntamente com as folhas picadas e o gengibre ralado. Após iniciar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Passado esse tempo, peneire o chá e adoce com mel. Beba em seguida.
3. Chá de babosa com limão
Ingredientes
- 1 folha de babosa;
- 2 colheres de sopa de suco de limão,
- 200 ml de água filtrada,
- Mel para adoçar.
Modo de fazer
Extraia a seiva da babosa e coloque juntamente com a água e leve ao fogo para ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o limão. Deixe descansar 5 minutos, adoce com mel sirva em seguida.
4. Chá de babosa com laranja
Ingredientes
- 200 ml de água filtrada,
- 1 folha de babosa,
- Suco de duas laranjas
Modo de preparo
Extraia a seiva da babosa e leve para ferver com a água e o suco de laranja. Quando levantar fervura, desligue e fogo e deixe repousar por 5 minutos. Sirva em seguida.
5. Chá de babosa com maçã
Ingredientes
- 1 folha de babosa,
- 200 ml de água filtrada,
- 4 colheres de sopa de cascas de maçãs desidratadas.
Modo de preparo
Extraia a seiva da babosa e coloque em uma xícara juntamente com as cascas de maçãs. Ferva a água, e despeje sobre elas. Deixe repousar por 10 minutos. Sirva em seguida.
6. Chá de babosa com folhas de abacate
Ingredientes
- 1 folha de babosa,
- 200 ml de água filtrada,
- 3 folhas de abacate,
- Mel para adoçar.
Extraia a seiva da babosa e leve ao fogo para ferver juntamente com a água e as folhas de abacate. Deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousar por 5 minutos. Adoce com mel e sirva a seguir.
A seiva ou gel de babosa praticamente não tem sabor, podendo ser combinada com inúmeros tipos de chás e sucos.