Chás Nutrição

Chá de bardana e suas principais propriedades e benefícios

Originário da planta conhecida popularmente como Pega-moço, o chá de bardana é uma cura natural muito popular ao redor do mundo.

Capaz de combater condições como cólicas, feridas, bronquite, hemorroidas, problemas de pele, abcessos, queda de cabelo, cálculos renais, artrite, abcessos e muitos outros, a bebida é uma poderosa aliada para o dia a dia de quem está em tratamento ou simplesmente precisa de uma cura natural para condições corriqueiras de saúde!

A seguir, conheça mais detalhes sobre os benefícios e propriedades do chá de bardana e descubra como prepara-lo na sua própria casa!

Conheça as propriedades da planta e seus benefícios

O chá de bardana é preparado a partir da Arctium lappa, nome cientifico da planta que conta com propriedades alimentícias e medicinais em suas folhas e raízes.

Ainda que seja um vegetal tipicamente europee, a bardana é extremamente bem adaptada ao clima brasileiro.

Além do sabor agradável, as substâncias presentes no vegetal desempenham um poderoso efeito depurativo em todo o sistema hepático, livrando o corpo de toxinas e resíduos nocivos.

Na culinária, seu uso é comum junto com outros ingredientes em saladas, sopas e, em algumas situações, serve até como recheio para tortas.

Além da textura leve e sabor extremamente agradável, o que atrai as pessoas para o seu uso é a ampla variedade de nutrientes, que incluem:

  • Vitamina A;
  • Glicídios;
  • Fibras;
  • Proteínas;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Vitamina B1;
  • Fósforo;
  • Niacina;
  • Riboflavina.

Mesmo que seu sabor possa combinar com diferentes pratos, é no chá de bardana que os benefícios são realmente obtidos em alta concentração e podem fazer a diferença contra diversas condições de saúde!

Entre as diversas ações que as substâncias presentes na planta podem desempenhar, destacam-se os benefícios:

  • É um chá depurativo, ou seja, que purifica, limpa e desintoxica todo o sistema linfático;
  • O chá de bardana é um antimicrobiano capaz de expulsar invasores nocivos do organismo, como bactérias, fundos e vírus;
  • Possui um efeito adstringente natural, que provoca a constrição dos tecidos externos e reduz as suas secreções, garantindo um aspecto excelente para a pele;
  • Graças ao efeito anti-inflamatório da bardana, o chá regula o fluxo sanguíneo de regiões lesionadas, trazendo alívio para dores e redução de inflamações;
  • Contribui para a recuperação celular, sendo um excelente cicatrizante para diferentes tipos de feridas;
  • Muitos utilizam o a ação sudorífica do chá de bardana a fim de eliminar toxinas do organismo, mas esse efeito exige cuidado e dispensa excessos;
  • Outro benefício muito utilizado da bebida são as suas propriedades calmantes, que ajudam a aliviar a tensão do dia a dia;
  • A aplicação do chá de bardana também é antisséptica e pode ser empregada para combater ou inibir a proliferação de microrganismos nas mucosas ou na própria pele;
  • Os efeitos da bebida ainda são amplamente utilizados no combate da caspa e da seborreia;
  • A ingestão do chá também possui um efeito tônico significativo, que revigora o corpo e lhe dá mais energia.

Agora que você já conhece todas as vantagens de consumir o chá de bardana, descubra que o cultivo da planta é mais fácil do que você imagina e saiba como preparar a bebida na sua própria casa!

Descubra como plantar a sua própria bardana

Como já mencionamos no início do artigo, a planta é muito bem adaptada ao clima brasileiro, mesmo que suas origens sejam registradas no continente europeu!

Para cultivá-la e ter a base do chá de bardana na sua própria casa, primeiro você precisa de mudar ou sementes, que podem ser encontradas sem dificuldades em qualquer floricultura, feira ou casa especializada de produtos naturais.

O recomendado, caso você tenha mais tempo e dedicação disponíveis para o cultivo, é que sejam escolhidas as sementes e que elas sejam depositadas já no local definitivo em que a bardana será alojada, pois trata-se de uma planta que não responde bem ao processo de transplante.

As folhas podem ser utilizadas assim que começarem a surgir no pé, já as raízes para o chá de bardana devem ser colhidas a partir da décima semana de vida da planta.

Se você pretende plantar a sua bardana para utilizá-la como alimento, procure colher as raízes em menos de um ano, pois elas perdem o seu sabor e se tornam mais fibrosas após esse período.

Informe-se antes do consumo

Como qualquer substância que possui influencia sob o nosso organismo, seja ela natural ou não, o chá de bardana não deve ser consumido em excesso ou sem a orientação de quem realmente entende do assunto!

Em diabéticos, por exemplo, a bebida provoca hipoglicemia. Já nas mulheres, pode ocorrer uma estimulação anormal das contrações uterinas.

Crianças, grávidas e até pessoas com diarreia também não devem beber chá de bardana em nenhuma situação.

O próprio efeito diurético, que aumenta significativamente a frequência urinária, é capaz de trazer riscos para determinados indivíduos, de acordo com as condições que apresentem em seus organismos.

Com isso em mente, informe-se bem antes de procurar pelo seu chá de bardana, de preferência com um médico, e faça sempre um consumo moderado para garantir mais tranquilidade e segurança!

Saiba como preparar o seu chá de bardana

Mesmo que as folhas da bardana sejam utilizadas de forma relativamente comum na culinária, o preparo do chá é mais indicado por meio apenas da raiz.

Primeiro, você deve ter em mãos as raízes bem trituradas. Caso você não as possua em casa, é possível também encontrá-las com facilidade em qualquer casa de produtos naturais.

A quantidade indicada é de uma colher cheia de raízes para cada xícara de chá.

O preparo do seu chá de bardana pode ser feito em uma chaleira, com a planta fervida em água durante dez minutos, ou ainda de forma direta na xícara, que deve ser tapada durante meia hora.

Em ambas as situações, coe as raízes moídas e beba na temperatura de sua preferência!

Fique por dentro de mais curas naturais incríveis como essa!

Gostou de conhecer todas as propriedades e benefícios dessa incrível bebida? Quer preparar mais opções naturais e saudáveis como essa?

Então continue por dentro das novidades do blog Tudo Ela para não perder nenhuma notícia sobre chá de bardana e outras receitas!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.