Chás Saúde

Para que serve o chá de beterraba? Saiba tudo aqui!

Certamente você já consumiu beterraba em saladas, sucos, sopas e doces. Mas e o chá de beterraba, já ouviu falar? E quais são seus benefícios? Saiba tudo sobre esse poderoso chá e como prepará-lo!

Propriedades nutricionais da beterraba

A beterraba é considerada um tubérculo, pertencente à família Chenopodiaceae, nome científico Beta vulgaris, amplamente consumida, principalmente por combater a anemia. Assim como o espinafre e a acelga, pertencentes à mesma família, tanto as folhas como o tubérculo podem ser consumidos.

A beterraba é pobre em gorduras e rica em nutrientes. Veja só: em 100gr de beterraba são encontrados:

  • 43 calorias;
  • 0% de gordura;
  • 7 g de fibras;
  • 2 g de proteínas;
  • 7 g de açúcar;
  • 9,56 g de carboidratos,
  • 0,80 mg de ferro.

A beterraba é rica em potássio, ferro, magnésio, zinco, sódio, vitaminas A, C e B6, ácido fólico, proteínas, antioxidantes e fibras solúveis, o que faz com que traga inúmeros benefícios ao organismo, não apenas quando consumida crua ou cozida.

O chá de beterraba é um poderoso aliado nas dietas de emagrecimento também!

A beterraba na alimentação

Os romanos já cultivavam a beterraba não apenas para a alimentação, mas também para a produção de tinturas e colorantes naturais. O tubérculo cresceu naturalmente na África, Ásia e Europa, mas somente as suas folhas eram consumidas e a raiz descartada. Ao longo do tempo, porém, o tubérculo também passou a ser consumido por sua doçura.

Já no século XVII, Guilherme III, rei da Prússia, manifestou interesse em pesquisar como poderia extrair o açúcar da beterraba, principalmente da variedade branca. E para isso, financiou a primeira fábrica de açúcar de beterraba do mundo, em Cunern, no ano de 1802.



Atualmente, as maiores plantações de beterraba podem ser encontradas na França, Rússia, Polônia, Estados Unidos e Alemanha, sendo que na França a maior parte do cultivo destina-se à produção do açúcar.

Benefícios do chá de beterraba

Por suas propriedades medicinais, a beterraba proporciona um bom funcionamento do organismo e previne doenças como o câncer e diabetes, além de evitar problemas cardiovasculares, do aparelho digestivo, do fígado, combater a anemia, auxiliar na perda de peso e manter a pele com elasticidade e brilho.

Dê só uma olhada nos benefícios que o chá de beterraba proporciona!

Combate a anemia

Rica em ferro, a beterraba é amplamente consumida para prevenir e combater a anemia, que é a falta de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue, o que causa a redução do fluxo de oxigenação para os órgãos. Assim, o anêmico sente fadiga excessiva, tonturas, falta de ar, palpitações e palidez. O chá de beterraba auxilia a minimizar esses sintomas, bem como fornece ao organismo o ferro necessário para combater a doença.

Previne doenças cardiovasculares

A beterraba é fonte de carotenoides e flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes. Isso faz com que as taxas de LDL (colesterol ruim) reduzam e as taxas de HDL (colesterol bom) aumentem, auxiliando na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a oxigenação das células e diminuindo a pressão arterial.

Controla o diabetes

A beterraba, assim como todos os alimentos adocicados, tem seu índice glicêmico. Um baixo índice glicêmico reduz o risco de aumentar os níveis de açúcar no sangue. O açúcar da beterraba é convertido muito lentamente pelo organismo, em virtude das fibras que possui, auxiliando a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Assim, o chá de beterraba pode e deve ser consumido por diabéticos.

Previne doenças do fígado

Uma dieta pobre em proteínas, o consumo exagerado de alimentos gordurosos e o excesso de bebidas alcoólicas prejudicam a função do fígado e a do pâncreas. A beterraba possui um aminoácido chamado betaína que atua como um lipotrópico quando produz metais para quebrar as gorduras acumuladas no fígado devido aos excessos. Sendo assim, o chá de beterraba evita o chamado “fígado gorduroso”, restabelecendo as suas funções.

Melhora o aparelho gastrointestinal

O chá de beterraba é rico em fibras que regulam os movimentos peristálticos. Com isso, melhora o funcionamento intestinal, eliminando do organismo toxinas, mantendo-o limpo e saudável. A betaína presente na beterraba, além de auxiliar nas doenças hepáticas, também normaliza a secreção ácida do estômago, auxiliando no processo digestivo.

Previne o câncer

Outras propriedades importantes da beterraba que são conservadas no chá são a betacianina e a nitrosamina, substâncias responsáveis pela inibição do desenvolvimento de células cancerígenas pelo organismo. O chá de beterraba é um poderoso aliado na prevenção e no combate ao câncer de cólon, pois os glóbulos sanguíneos absorvem a betacianina e aumentam a capacidade de transporte de oxigênio ao órgão.

Aumenta a resistência

Tanto o suco como o chá de beterraba são excelentes aliados para quem pratica atividade física. Eles aumentam a energia e a resistência do organismo, melhorando o desempenho durante a prática de esportes e prolongando o tempo das atividades.

Previne doenças mentais

O chá de beterraba auxilia na progressão da demência senil. Os nitritos presentes na beterraba ajudam a dilatar os vasos sanguíneos aumentando o fluxo de sangue e levando oxigênio para todo o organismo, inclusive para o cérebro. Além disso, o chá também é bastante eficaz nos tratamentos da depressão e do estresse. A beterraba possui um aminoácido, o triptofano, que melhora o humor, proporciona sensação de bem-estar, bem como a melhoria do sono.

Auxilia nos problemas de pele

A beterraba possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, mantendo a elasticidade e o brilho da pele. O chá de beterraba auxilia no combate às espinhas, reduzindo a sua inflamação e vermelhidão.

Auxilia no emagrecimento

A beterraba é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, eliminam toxinas do organismo e controlam o colesterol. Portanto, o chá de beterraba auxilia no emagrecimento também.

Receita de chá de beterraba

Agora que já conhece todas as propriedades e os benefícios do tubérculo, saiba como fazer o chá de beterraba para combater várias doenças e emagrecer com saúde.

Você poderá preparar 1 litro de chá de beterraba e ir consumindo durante o dia, ou apenas 1 xícara se preferir tomá-lo uma só vez ao dia. Confira as receitas:

Para o preparo de 1 litro

  • Ferva 1 litro de água;
  • Corte uma beterraba média em pedaços e coloque em um recipiente;
  • Despeje a água fervente, tampe e aguarde 30 minutos;
  • Coe e beba durante o dia.

Para o preparo de 1 xícara

  • Ferva 200 ml de água;
  • Corte uma fatia grossa de beterraba em quatro e coloque em um recipiente;
  • Despeje a água fervente, tampe e aguarde 30 minutos;
  • Coe e ingira.

Aproveite os pedaços de beterraba e prepare uma salada saudável. Junte folhas de alface americana, rúcula e tempere com azeite e limão.

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */