Chás Saúde

Chá de bolhas: a nova bebida do verão – saiba tudo aqui!

Chá de bolhas, a promessa do verão 2019, é o nome dado à variedade de chás com sabores de frutas refrescantes e leite, servido quente ou frio, e acompanhado por “bolinhas peculiares”.

Estas pastilhas, também conhecidas como “contas” ou “bolhas”, são feitas de amido de tapioca. Seu sabor é ligeiramente doce, quase sem definição, permitindo que se saboreie e aprecie a essência do chá usado. A consistência é macia e dura ao mesmo tempo, uma goma, quase.

Qual é a sua aparência?

O chá da bolha  ou chá de pérola é servido em copos transparentes para mostrar suas qualidades de borbulhamento. Enquanto a bebida é sorvida pelo canudo, as pelotas sobem e podem ser mastigadas.

Você pode usar infusões de chá apresentados com frutas frescas, gelo picado e leite. Sem dúvida, uma batida muito sofisticada que desperta os sentidos.

Quem inventou o chá de bolha?

É dito que o chá de bolha foi inventado em 1988. Lin Hsiu Hui, diretor de desenvolvimento de produtos na casa de chá Chun Shui Tang em Taichung, Taiwan, decidiu para servir a sua sobremesa de tapioca no seu chá gelado durante uma reunião.

A bebida foi bem recebida pelos seus colegas, que decidiram a incluir no menu, tornando-se o produto mais vendido de sua franquia. Embora no início era apenas popular localmente, o chá de bolha tornou-se famoso no Leste e Sudeste da Ásia durante os anos 90.

Quando introduzido em Hong Kong , os moradores começaram a chamá-lo de “grandes pérolas”. Assim começou o chá de bolha como o conhecemos.



Hoje em dia, é possível encontrar lojas que vendem de chá de bolha em todo o mundo.  A maioria das lojas usa uma máquina para selar suas bebidas com um selo plástico de celofane no topo. Este método permite que o chá seja mexido no copo, sem derramar, até que esteja pronto para ser consumido.

A maioria das pessoas em Taiwan refere-se ao chá da bolha como “chá de pérola”, um termo que também é usado em outros países. Um equívoco comum é que a “bolha” na bebida se refere às bolas. Na verdade, refere-se à espuma de bolha no topo do chá depois de ter sido agitado para melhorar o seu sabor.

Tecnicamente, o chá da bolhas é simplesmente chá, com ou sem bolas de tapioca. Independentemente de como o chamam, muitos terão que concordar que essa é uma das poucas bebidas que fará sucesso na próxima estação.

Receita de chá de bolhas

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá preto gelado;
  • 1 xícara de leite;
  • 5 colheres de chá de açúcar;
  • Gelo;
  • Pérolas ou bolinhas de tapioca.

Modo de preparo:

  1. Misture o chá preto, o leite e o açúcar juntos em uma jarra.
  2. Adicione um pouco de gelo a um copo e encha até a metade com a mistura de chá.
  3. Adicione algumas colheres de pérolas de tapioca.
  4. Complete o copo com qualquer chá que desejar e aproveite o delicioso sabor dessa bebida.

6 curiosidades sobre o chá de bolhas

Enquanto o amor de alguns se mantém firme pelo chá de bolhas, muitas pessoas ainda não sabem quase nada sobre isso. Mas agora, vamos descobrir algumas curiosidades sobre a bebida que vão te deixar… curioso para experimentar.

1 – O chá de bolhas foi inventado em Taiwan, e a parte “bolha” de seu nome refere-se à espuma que você obtém ao agitá-lo.

É basicamente chá fresco com leite e açúcar que foi agitado com gelo em uma coqueteleira. Agitando o chá dá uma espuma de bolha em cima da bebida, e é daí que vem o nome dela.

2 – O que torna o chá de bolhas realmente único, são as “coberturas”.

Elas ficam no fundo da bebida e quando se toma com um canudo enorme, sobem. Muitas pessoas quando veem as coberturas dizem: ” Ah, isso é chá de bolha!”, então, isso é o seu fator de definição

3 – O ingrediente mais original são as pérolas de tapioca.

Pérolas de tapioca são as bolas pretas que você vê no fundo da bebida. A tapioca é um amido que vem da raiz da mandioca. Ela é enrolada em forma bola e cozidas frescas. Tem que ser fervida, cozida e deve ser aromatizada com qualquer tipo de açúcar ou xarope que se queira.

É um pouco doce, ligeiramente mastigável e tem uma textura muito viciante. É algo que as pessoas chamam de “puxa-puxa”.

4 – Você também pode colocar geleias que estouram como recheio.

As geleias usadas são, na verdade, as chamadas “natas de coco”, feitas de água de coco. Elas fermentam e isso permite que sejam gelatinosas, mas não têm adição de gelatina ou algo assim. É vegano e sem glúten, portanto, dão sabor sem problemas para ninguém.

5 – A qualidade da bebida pode ser comparada com a forma da pérola de tapioca

A base para se dizer se o chá de bolhas é mesmo bom são as pérolas de tapioca. Todo mundo tem uma preferência pessoal, mas em geral elas devem ser bem mastigáveis, mas ainda moles. Se quebrarem na boca depois de duas mordidas, então provavelmente estão um pouco velhas, ou foram cozidas demais.

6 – As coberturas podem ser um perigo de asfixia, por isso não dê chá de bolhas a crianças pequenas e tenha cuidado.

A asfixia é um perigo real para os iniciantes, já que eles não estão acostumados a fazer o chá borbulhar. Mesmo bebendo devagar, às vezes sobem de três a quatro pedaços de cobertura em sua boca de uma só vez. Com isso, não vá muito rapidamente.

Você pode engolir a bolha inteira, se quiser, mas isso acaba com o propósito, porque elas são mastigáveis. Pode ser também que “desça pelo lugar errado” e acabe te sufocando. Por isso é tão importante prestar atenção e não oferecer a bebida a menores de 4 anos de idade. Se assim desejar, é possível pedir o chá de bolhas sem coberturas, apesar de ser um pouco estranho.

Se você não bebeu chá de bolhas antes, definitivamente tem que experimentar! A maioria das pessoas gosta disso, ou pelo menos reconhece que é uma experiência nova e interessante. É uma maneira muito divertida de beber chá!

Se você conhece a bebida ou quer que mais pessoas saibam que ela existe, não esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */