Chás Doenças Infográficos Saúde

Chá de buchinha-do-norte: benefícios e propriedades

Chá de Buchinha-do-norte

É simplesmente terrível quando temos de lidar com problemas relacionados à saúde. Obviamente ninguém gosta e muito menos merece ficar doente. Em situações como essa, é necessário tomar remédio. Se for um remédio natural como o chá de buchinha-do-norte, é melhor ainda.

Existem pessoas que não gostam ou até mesmo não podem ficar tomando medicamentos sintéticos. Uma das razões por trás disso é a alergia, por exemplo. Independente de qualquer coisa, o alívio proporcionado pelo chá de buchinha-do-norte é enorme, além de não fazer mal algum.

Mas o que é o chá de buchinha-do-norte? Como prepara-lo? Quais são as propriedades dele? Que benefícios ele proporciona? É tudo isso que responderemos ao longo desse artigo.

O que é a buchinha-do-norte?

A buchinha-do-norte nada mais é do que o nome popular de uma planta cujo nome científico é Luffa operculata. Essa é uma plantinha nativa do território brasileiro, também conhecida sob as seguintes alcunhas:

  • Buchinha;
  • Bucha-dos-caçador;
  • Capa-de-bode;
  • Purga;
  • Bucha-dos-paulistas;
  • Puga-de-joão-pais;
  • Abobrinha-do-norte;
  • Abobrinha-do-mato;
  • Endoço;
  • Purga-de-falope;
  • Purga-de-bucha.

É uma trepadeira dotada de um caule bem anguloso, gavinhas bífidas ou então simples, além de detentora de folhas longo-pecioladas, reniformes ou cordiformes.

Além disso, conta também com flores amarelas, pequeninas, campanuladas e também axilares. Os frutos produzidos por ela têm uma textura áspera, são flácidos, com dimensões reduzidas e formato ovoide.

As sementes dela, por outro lado, são lisas, compridas, sem a existência de alas e com margens regulares.

Como se prepara o chá de buchinha-do-norte?

É fundamental que se tome um enorme cuidado no preparo do chá de buchinha-do-norte, pois esse é um vegetal bastante tóxico. Por essa razão, apesar de nomear-se o “produto final” de chá de buchinha-do-norte, ele não deve ser bebido.

Não é incomum encontrar um contingente expressivo de pessoas que fazem uso desse chá. Contudo, o consumo dele é capaz de causar aborto em mulheres gestantes. Há inúmeros casos sérios de intoxicação, inclusive uma parcela delas induzindo ao coma e, em casos mais graves, registrou-se algumas mortes.

Buchinha-do-norte

Os sintomas mais explícitos apresentados por quem consumiu o chá de buchinha-do-norte são hemorragias e fortes dores na região do abdômen.

Sendo assim, vale a pena reforçar o fato de que a utilização medicinal dessa planta deve ser feita via inalação do chá. Você deve preparar o chá normalmente e, ao invés de toma-lo, deve inalar a fumaça difundida pelo mesmo.

Vamos mostrar abaixo uma das receitas existentes de chá de buchinha-do-norte:

Receita de chá de buchinha-do-norte

Ingredientes

  • 1 colher (café) de sal;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • 1 buchinha-do-norte.

Modo de preparo

  1. Adicione o sal em um copo contendo uma xícara (chá) de água;
  2. Em seguida, descasque uma buchinha e corte um pequeno pedaço, de mais ou menos 2 centímetros;
  3. Coloque pedacinho de buchinha cortado na mistura de água e sal. Deixe macerar por um prazo de 5 dias;
  4. Depois disso, coe e pingue de 1 a 2 gotas no nariz, na parte da manhã e no período da noite. Não assoe o nariz. Ao invés disso, deixe a solução escorrer de modo natural.

Outra opção de aplicação é pegar uma buchinha inteira e ferver em aproximadamente 250 ml de água. Assim que ferver, desligue, tire do fogo e inale a fumaça exalada pelo chá ainda quente.

Propriedades do chá de buchinha-do-norte

O chá de buchinha-do-norte tem as seguintes propriedades:

  • Ação anti-herpética;
  • Expectorante;
  • Antisséptica;
  • Adstringente;
  • Vermífuga.

As recomendações de uso da planta englobam o tratamento de males como rinite, de sinusite, para bronquite, contra nariz entupido, combate a amenorreia, inflamações do trato genital, urinário e oftálmicas, cicatrização de feridas, dor de cabeça, ascite e herpes.

Benefícios do chá de buchinha-do-norte

Elencaremos adiante os maravilhosos benefícios desse chá:

Chá de Buchinha-do-Norte: benefícios para a saúde e propriedades [Infográfico]

Chá de Buchinha-do-Norte: benefícios para a saúde e propriedades [Infográfico]

Auxilia no alívio da dor de cabeça

A dor de cabeça que atinge a área da testa ou então toda a região frontal da cabeça está comumente associada com a enxaqueca.

Nesse contexto, a dor tem uma característica pulsante ou latejante, constituindo-se em uma doença de cura difícil. O chá dessa planta pode ajudar em casos como esse.

Melhorias no sistema respiratório

A inalação feita com essa pequena bucha faz com que as secreções contidas no trato respiratório se tornem mais fluidas e ocasiona o seu escoamento das fossas nasais, dos seios da face e da garganta. Ele contribui igualmente para a restauração da mucosa do nariz.

Buchinha-do-norte

Assistência no combate à herpes

O princípio anti-herpético da buchinha serve para reduzir os sintomas causados pelo herpes. Nessa situação, pode-se aplicar o chá para lavar as feridas.

Precaução contra a contaminação por conta de vermes

Qualquer pessoa está sujeita a se contaminar com vermes. A causa disso é que esses micro-organismos estão espalhados pelos mais variados lugares, como a terra, água não filtrada, picada de pulgas, picada de mosquitos.

Por conta disso, é essencial prevenir essa modalidade de ocorrência e se livrar da contaminação com vermes.

Diminui a rinite alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação das mucosas em decorrência da reação alérgica do organismo humano em relação a uma infinidade de partículas que são encaradas como sendo corpos estranhos.

Assim que as narinas conseguem identificar a entrada dos alérgenos, o corpo reage de um modo exagerado contra a presença desses elementos, ainda que eles não sejam capazes de provocar nenhum mal ao organismo. Contudo, o sistema de autodefesa não compreende dessa forma, respondendo como se isso fosse uma ameaça.

Os sintomas da rinite alérgica são: espirro, nariz entupido, coceira no nariz e coriza.

Efeitos colaterais, contraindicações e o orientações

A buchinha não pode ser utilizada de forma excessiva e sem a devida orientação médica. Um dos seus efeitos colaterais é a hemorragia e a irritação na mucosa. Ela é totalmente contra-indicada para grávidas, por conta de seu efeito abortivo.

O uso de chá de buchinha-do-norte de forma alguma pode substituir as recomendações e eventuais medicamentos prescritos pelo médico. Além de tudo isso, a nossa dica é que você procure se consultar com um profissional da área da saúde para que ele te examine e te forneça um diagnóstico preciso e correto.

Apesar de ser um produto natural, use com cuidado e moderação.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */