Chás

Chá de cacto: propriedades, benefícios e principais usos

Planta que surgiu na América Central e posteriormente foi levada para outras regiões do planeta, o cacto é o exemplo típico de resistência e versatilidade. O chá de cacto é um dos vários subprodutos obtidos a partir da planta e que é bastante utilizado em razão dos seus benefícios para saúde.

O nome científico do cacto é Selenicereus grandiflorus mas popularmente ele recebe outros nomes como flor cheirosa, flor do baile, rainha da noite e flor da noite. É importante ressaltar que a planta só deve ser adquirida junto a lojas especializadas pois nem toda variedade de cacto é adequada para o consumo. E somente um conhecedor da planta poderá te orientar adequadamente.

O preparo do chá de cacto é simples e rápido: ferva em água uma colher (sopa) do cacto seco para cada xícara de água que você vai tomar. O consumo recomendado é de até cinco xícaras do chá por dia.

Características e propriedades do chá de cacto

Todas as partes do cacto são aproveitadas: flores, caule, botões e brotos. A planta é utilizada na culinária originando diferente tipos de pratos, mas também é base para medicamentos e produtos de higiene e estética como shampoos, cremes e sabonetes.

O cacto traz inúmeros benefícios para saúde por possuir diversas fibras, cálcio, sódio, potássio, glicídios, vitaminas, minerais, proteínas e ter ação antioxidante.

Por possuir fibras de carboidratos o cacto reduz o nível de açúcar no sangue que auxilia no tratamento contra a diabetes. Porém o consumo em excesso da planta pode reduzir em excesso este nível de glicose.

A presença de uma substância chamada pectina ajuda a aliviar dores e problemas de estômago. Ao ser aplicado sobre a pele o cacto auxilia no combate a espinhas e no alívio em feridas e picadas de insetos.



Principais benefícios do chá de cacto

Os princípios ativos que se destacam na planta de cacto são os flavonoides que promovem uma ação diurética, os alcaloides que são a base para analgésicos além das aminas que são importantes na formulação de estimulantes, antibióticos e vários outros remédios.

As características do chá de cacto auxiliam na perda de peso, na diminuição do colesterol, na redução do nível de açúcar no sangue além de possuir uma ação anti-inflamatória. Os sistemas nervoso, imunológico, respiratório e digestivo também são beneficiados pelas características homeopáticas do cacto.

Dentre as inúmeras enfermidades que podem serem tratadas com o chá de cacto estão as infecções urinárias, problemas cardíacos, problemas nos pulmões e problemas no fígado.

A pele também é beneficiada pelas propriedades antioxidantes do cacto. O uso de creme à base de cacto ou a aplicação do chá morno auxilia na limpeza, na recuperação e na tonicidade da pele além de combater o envelhecimento ao combater o aparecimento de rugas e linhas de expressão. A umidade natural da pele também é mantida com o uso frequente do chá de cacto seja tomando ou passando sobre a pele.

Usos mais comuns do chá de cacto

O chá de cacto é muito recomendado para auxiliar na saúde e na recuperação do coração. Doenças do coração que dificultam o movimento natural do órgão são as principais recomendações de uso do chá de cacto. O chá ajuda a retomar o ritmo cardíaco e fortalecer os músculos que contraem o órgão.

As propriedades do cacto fazem com que ele seja associado ao tratamento de doenças do coração como insuficiência cardíaca, palpitações, angina e coronatites.

Outras recomendações do chá se referem a doenças como reumatismo, cálculos biliares, pneumonia, infecção por vírus, inflamações reumáticas, problemas de congestão do fígado e nos pulmões.

O chá de cacto também pode ser utilizado para combater bactérias agindo como um forte antibiótico natural. O tratamento do colesterol pode se beneficiar das características do cacto ao auxiliar na redução da gordura ruim.

Prisão de ventre e melhoria da digestão são apenas alguns usos que o chá de cacto pode ter efeito para a saúde do estômago. Os diversos componentes do cacto (fibras, vitaminas, potássio, sódio, ferro, magnésio) facilitam a digestão de alimentos pesados e favorecem todo o processo intestinal.

O sistema imunológico é um grande beneficiado do hábito de tomar o chá de cacto. Os minerais, aminoácidos e vitaminas presentes no cacto permitem que o corpo elimine toxinas e auxiliam o organismo a combater invasores.

Outra recomendação para o uso do chá de cacto é a perda de peso e o desencacho do corpo. Por exercer um efeito diurético o cacto facilita o trabalho de rins e bexiga reduzindo a sensação de inchaço. As fibras presentes no cacto ajudam a retardar a absorção dos alimentos fazendo com que o organismo se sinta satisfeito e não “exija” mais comida.

O tratamento de diabetes pode se beneficiar das propriedades do cacto na medida em que ele reduz a quantidade de glicose no organismo.

Reduzir os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) é outra qualidade apontada por muitas mulheres que fazem uso do chá de cacto para diminuírem os desconfortos da menstruação.

Muitas pessoas relatam ainda os benefícios do chá de cacto para a saúde mental. Sintomas como angústia, nervosismo e ansiedade são combatidos com uma boa dose deste chá.

Uma utilização curiosa do chá é o uso por quem consome álcool. Ao tomar o chá de cacto se alivia sintomas como a sensação de boca seca e os enjoos.

Contraindicações do chá de cacto

Recomenda-se que não se ingira suco fresco a partir da planta de cacto pois ele pode gerar náuseas, vômitos, diarreias além da sensação de irritação e queimação na boca. Se a pessoa faz uso de medicamentos diuréticos, para o coração ou laxantes, grávidas e lactantes também devem evitar a ingestão de sucos ou chás desta planta.

Lembramos que nenhum tratamento deve ser abandonado para utilização apenas do chá de cacto. Ele deve ser visto como um complemento ao tratamento que você já faz junto com o seu médico.

Pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de associar o uso dos medicamentos que você já toma atualmente com a utilização do chá de cacto. Informação é o melhor remédio.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */