Você já tomou o chá de capim-limão? Ele tem um gosto muito bom, que lembra muito o limão (por isso o seu nome), mas você sabe quais são os benefícios desse chá?
Se não sabe os benefícios, ou não sabe todos, continue lendo que vamos te explicar. Além disso, vamos ensinar a fazer esse chá e também em quais casos não é recomendável o seu uso.
O que é o capim-limão?
Capim-limão é uma planta originaria da Índia e trazida para o Brasil ainda pelos colonizadores. Ela é uma planta que cresce com facilidade nos mais diversos tipos de solo, por isso, é conhecida em praticamente todo o território nacional.
Além de ter um gosto cítrico que lembra muito o limão, essa planta traz diversos benefícios para as pessoas. Dentre eles, podemos citar:
- Ajuda na perda de peso;
- Diminui inchaço;
- Diminui a pressão sanguínea;
- É contra a dor nas articulações e musculares;
- Combate a depressão;
- Auxilia na digestão;
- Diminui os níveis de colesterol;
- É contra gripes e resfriados;
- É bom durante a amamentação.
Benefícios do chá de capim-limão
Como visto acima, esse chá traz inúmeros benefícios para a saúde das pessoas. Abaixo explicamos melhor como o chá de capim-limão age para cada um desses benefícios.
Chá de capim-limão para perda de peso
Uma das funções desse chá é acelerar o metabolismo do nosso corpo. Isso faz com que o corpo queime mais calorias para realizar as mesmas funções que já exerce naturalmente.
Dessa forma, a perda de peso vem de forma natural ou, pelo menos, se torna mais fácil. Esse chá é indispensável para quem quer perder peso, principalmente para quem tem dificuldade de fazer isso.
Chá de capim-limão diminui inchaço
Outra função desse chá é diminuir o inchaço corporal.
Isso acontece devido a ação diurética que esse chá exerce no corpo, ou seja, todo o líquido que o corpo acumula sem necessidade criando os inchaços é eliminado. Isso também contribui para a perda de peso.
Tomando esse chá, é a certeza de que você precisará ir mais vezes ao banheiro durante o dia. Por ter função diurética, pessoas com problemas renais ou que sofrem de pressão baixa não devem tomar esse chá.
Chá de capim-limão diminui a pressão sanguínea
Isso acontece devido a mesma função diurética que diminui o inchaço corporal. Uma forma de baixar a pressão é diminuindo a quantidade de líquidos do corpo que é exatamente o que esse chá faz no organismo.
Por esse motivo, pessoas que sofrem de pressão baixa não devem tomar esse chá, pois a tendência é que sua pressão baixe ainda mais.
Chá de capim-limão diminui as dores nas articulações e musculares
O capim-limão também é anti-inflamatório. Isso combate as dores articulares que são de cunho inflamatório, bem como dores musculares de mesmo cunho.
Para quem sofre de artrite, o chá também ajuda no combate as dores devido a essa mesma função. Dores causadas por movimento repetitivo também têm melhora com o consumo regular desse chá.
Chá de capim-limão contra a depressão
O chá faz o cérebro produzir uma substância química chamada serotonina que ajuda no combate da depressão. Muitos remédios antidepressivos fazem uso da serotonina.
Essa “ajuda química” também é responsável pelo emagrecimento, uma vez que muitas pessoas comem de maneira exagerada devido a depressão.
Chá de capim-limão auxilia na digestão
Esse chá mata as bactérias nocivas presentes no estômago e intestinos, deixando livre para a proliferação das bactérias boas que auxiliam na digestão.
Isso traz uma série de benefícios para o estômago e intestino, tais como:
- Combate a má digestão;
- Combate a constipação;
- Combate a azia:
- Diminui a diarreia;
- Diminui vômitos;
- Diminui os gazes;
- Diminui cólicas;
- Alivia sintomas da gastrite leve.
Chá de capim-limão diminui os níveis de colesterol
As propriedades do capim-limão diminuem a capacidade de absorção do colesterol ruim pelo nosso organismo.
Isso diminui os níveis de colesterol no sangue e também a quantidade de placas de gordura que podem entupir nossas veias e artérias, trazendo inúmeras outras doenças.
Chá de capim-limão combate gripes e resfriados
A semelhança com o limão não fica apenas no nome e sabor. Esse chá é rico em vitamina C, que combate diretamente as gripes e resfriados.
Sua função anti-inflamatória e antibactericida também auxilia no combate de outros sintomas da gripe e resfriado, como febre e indisposição.
Ele também contribui para a diminuição de muco, catarro e alívio de problemas respiratórios derivados de uma gripe ou resfriado.
Chá de capim-limão durante a amamentação
As propriedades presentes nesse chá estimulam a produção de leite, o que é muito bom para quem tem dificuldade para amamentar principalmente logo após o parto, quando o leite leva mais tempo para descer.
As propriedades do chá também ajudam o recém-nascido a evitar algumas doenças como a gripe, já que o seu sistema imunológico é bem fraco por falta dos anticorpos presentes nas vacinas.
No entanto, não é recomendável que a mãe que está amamentando beba mais do que uma xícara desse chá por dia.
Modo de preparo do chá de capim-limão
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 5 colheres de sopa de folha de capim-limão picadas.
Preparo:
- Leve a água ao fogo e deixe até ferver;
- Desligue o fogo e adicione o capim-limão;
- Tampe e deixe descansar por 10 minutos;
- Coe.
Esse chá pode ser tomado tanto morno quanto frio.
Você pode guardar para o consumo durante 12 horas, não sendo necessário fazer um novo chá cada vez que você for tomar.
Tome o chá até 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições.
Considerações finais
O chá de capim-limão traz inúmeros benefícios para quem o toma, mas algumas coisas precisam ser observada:
- A primeira delas é que gestantes, bem como crianças pequenas, não devem fazer uso desse chá;
- Lactantes que querem fazer uso desse chá não devem tomar mais do que uma xícara por dia, para amenizar as propriedades do chá que passam para o recém-nascido pela amamentação;
- Pessoas com pressão baixa não devem beber esse chá. Por ele ter função diurética, a tendência é que a pressão baixe mais ainda;
- Por ser cítrico, também não é indicado o seu uso para pessoas que tenham gastrites moderadas e severas, bem como pessoas com úlcera.
Na dúvida, consulte o seu médico.
Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Veja também: