Recomendados para você
Chás Emagrecimento Infográficos Plantas Medicinais Saúde

Chá de capim-santo: benefícios, propriedades, preparo e usos

Chá de capim-santo

Você já deve ter tomado o chá de capim-santo alguma vez na sua vida. Se você não tomou, você sabe o que está perdendo, tanto em propriedades medicinais quanto do delicioso gosto que esse chá tem? Para você ter noção, esse é um dos chás mais consumidos em todo o território nacional. Motivos não faltam, não é?

Porém, se você precisa de razões mais específicas, pode deixar que aqui a gente te ajuda a você entender melhor o poder maravilhoso que essa bebida tem. Tão natural, fácil de encontrar e cultivá-la, o chá de capim-santo vai com certeza te surpreender.

Conheça um pouco sobre o chá de capim-santo 

O chá de capim-santo é um dos mais facilmente chás a serem encontrados por todo o território brasileiro. Isso tudo porque a planta também conhecida como capim-cidreira é muito fácil de cultivar, mesmo em menores proporções, dentro de casa. Além disso, o seu preparo também é fácil, mas não vamos acelerar o processos. Vamos falar sobre isso mais abaixo.

Esse chá possui diversas funções para a saúde. Muitas até desconhecidas e que se passam desapercebidas para maioria dos olhos. A verdade é que o chá possui a vitamina A, tão fundamental para dar vitalidade ao organismo. Não só isso, mas pode-se colocar isso como um dos aspectos mais principais.

Chá de capim-santo

A sua origem  tem raízes na Índia, mas por conta do clima tropical e subtropical é encontrada em peso no Brasil e em tantos países conhecidos por serem mais quentes. O capim-santo muitas vezes é confundido com a erva-cidreira, mas ambos são bastante diferentes, inclusive sobre suas funções.

Além dos poderes medicinais que o chá de capim-santo tem em facilitar muito da nossa vida, o extrato da planta também ajuda muito na confecção dos mais variados remédios. Itens de perfumaria também recebem elementos da planta.

Propriedades medicinais

Chá de Capim-Santo: 6 benefícios para a saúde [Infográfico]

Chá de Capim-Santo: 6 benefícios para a saúde [Infográfico]

Agora vamos falar sobre como esse chá pode ser o seu poderoso aliado na luta contra diversos males que assolam nosso organismo.

Um dos principais efeitos que o chá de capim-santo ajuda é sobre os males da insônia. Esse chá é altamente recomendável para quem tem problemas crônicos para conseguir dormir. A bebida é responsável por relaxar e ajudar muito a ter uma boa noite de sono.

Ainda sobre problemas para relaxar, esse chá é importante para aliviar estresse e ansiedade. Já foi comprovado que ele consegue ter resultados excelentes para pessoas que precisam desacelerar seus estados do dia-a-dia. O uso deve ser contínuo para que os resultados sejam vistos com frequência.

Você está acostumado a sofrer de enxaqueca? Já tentou todo o tipo de tratamento, mas isso não foi suficiente. Bem, essa bebida pode te dar uma colher de chá (referências). O chá de capim-santo pode fazer verdadeiros milagres se aplicado durante crises de dor intensa.

Esse chá também cai muito bem quando falamos sobre cólicas menstruais. As temidas cólicas podem ser realmente inimigas da tranquilidade feminina, mas não serão páreas quando há presença desse chá no organismo durante os sete dias do ciclo. Além de aliviar e muito as dores, também ajuda quanto ao entupimento das vias de escoamento do sangue, já que tem o efeito de afinar o sangue.

E os benefícios não param. Esse chá também ajuda a emagrecer. Se tomado todos os dias como primeira bebida do dia e a partir de jejum, os efeitos são percebidos em poucas semanas. Para melhorar ainda os resultados, é recomendada uma dieta feita a partir de um nutricionista.

Se algum comida não cair bem, você também pode contar a ajuda desse chá para ajudar na digestão. A bebida possui o poder de acalmar o estômago e fígado quando algo não está indo muito bem.

Quanto a problemas de intestino, esse chá também faz o seu papel. Alivia problemas de intestino preso. É recomendado ingestão de frutas que também auxiliem no processo para que o potencial do chá seja ainda mais fortalecido.

Excelente bebida para fortalecer o sistema imunológico e combater resfriados e gripes. Consegue expulsar bactérias e vírus com muita propriedade. Ajuda a diminuir a irritação da garganta por conta das tosses.

Perfeito aliado quanto a dores reumáticas, aliviando dores e facilitando o movimento das articulações.

E para terminar, ajuda a estabilização da pressão arterial.

Chá de capim-santo

Pontos contra o chá de capim-santo

Não há pontos contra o chá. A única recomendação fica por conta do chá em relação a mulheres grávidas e também as que estão amamentando. Não costuma ser recomendado, pois nunca sabe como o organismo da criança pode reagir com a presença do chá. Então é melhor se precaver.

Esse chá pode ser tomado por pessoas de todas as idades. É altamente terapêutico e natural.

Modo de preparo

Para preparar o chá de capim-santo é muito simples. Se você utilizar direto a folha, basta ferver cerca de 300ml de água por volta de 5 a 7 minutos junto de algumas folhas do capim-santo. Logo após esse tempo basta apenas adoçar com duas colheres de sobremesa de açúcar. Mel também é uma excelente pedida.

O horário também pode influenciar quanto ao objetivo que você pretende utilizar o chá. Se você quiser relaxar, é sempre bom tomar antes de dormir. Se o objetivo for emagrecimento, você pode torná-lo em jejum pela manhã.

Como o chá de capim-santo pode te ajudar a levar uma vida mais leve

Por ser altamente terapêutico, a bebida apresenta pontos muito favoráveis para quem está tentando levar uma vida mais saudável. Por não possuir aditivos químicos, o chá não tem contra-indicação.

Só há benefícios para quem adiciona essa poderosa bebida ao seu cotidiano.

Onde encontrar o chá

Esse chá pode ser facilmente encontrado em mercados de pequenos a grande porte. Também pode ser encontrado em farmácias e lojas especializadas de chá. Por ser abundante, os seus valores não variam muito e são bastante acessíveis.

Em resumo

chá de capim-santo é altamente benéfico para a saúde e para levar uma vida muito mais leve do que estamos acostumados. Encontrado em abundância em quase todos os lugares, adquirir o chá é mais fácil e seu preço também é mais acessível.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */