Chás Plantas Medicinais Saúde Bucal

Chá de capuchinha é bom para a pele e traz ainda outros benefícios!

Também conhecida como capuchinho, chagas, flor de chagas, flor de sangue, capuchinha grande, capuchinha de flores grandes, agrião maior da Índia, agrião grande do Peru, agrião do México, nasturio, sapatinho do diabo, mastruço ou mastruço do Peru, a capuchinha é uma erva medicinal originária do Peru e do México, mas bastante popular aqui no Brasil para fazer, dentre outras coisas, o chá de capuchinha.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Suas folhas, flores e sementes concentram seus benefícios medicinais.

O seu cultivo se dá preferencialmente em locais frios e úmidos, pois ela não gosta de calor e deve ser regada diariamente. Se cultivada adequadamente, pode atingir até três metros de altura.

Suas flores são bastante utilizadas em saladas, por serem comestíveis, e podem ser brancas, amarelas, laranjas ou vermelhas. Além de saborosas e nutritivas, deixam os pratos ainda mais bonitos!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Essa simpática plantinha, comumente usada na decoração de ambientes, não é apenas conhecida por muitos nomes, mas também por inúmeros benefícios que ela oferece.

Os benefícios do chá de capuchinha

O chá de capuchinha traz uma lista de benefícios ainda maior do que a lista de nomes pelos quais é conhecida:




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina
  • Antibiótica;
  • Anti inflamatória;
  • Anti ofídica;
  • Anti reumática;
  • Anti séptica;
  • Desinfetante;
  • Depurativa;
  • Diaforética;
  • Digestiva;
  • Diurética;
  • Emenagoga;
  • Estimulante;
  • Expectorante;
  • Laxante;
  • Purgativa;
  • Sedativa.

Tendo em vista essas propriedades, é possível tratar uma gama imensa de males dos pulmões, como bronquites e tosses com secreção catarral. Um bom chá de capuchinha pode te ajudar a sentir alívio dos sintomas desconfortáveis da gripe, sobretudo os relacionados ao sistema respiratório.

A alta concentração de vitamina C presente na capuchinha também contribui para amenizar os sintomas da gripe e auxiliar o corpo a se recuperar mais rapidamente. Sua propriedade antibiótica era conhecida dos povos andinos que usavam o chá de capuchinha no combate a febres.

O chá de capuchinha também se mostra muito eficaz no tratamento de disfunções no estômago, pois ele auxilia a digestão e aumenta o apetite. Problemas bucais, como as aftas, também podem ser tratados com o auxílio do chá de capuchinha.

Ele também age evitando a prisão de ventre.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Seu poder diurético torna o chá de capuchinha um grande aliado no tratamento de infecções urinárias. Ainda pensando em sua grande capacidade diurética, o chá de capuchinha se mostra um grande aliado também na esfera estética: combate a retenção de líquido, diminuindo o peso e o inchaço, entre outros desconfortos que ela possa causar.

Ainda entre os benefícios relacionados à propriedade diurética, estão os benefícios relacionados à pele. O chá de capuchinha é um excelente aliado no combate a acne, pois ajuda a livrar seu corpo das impurezas que causam os temidos cravos e espinhas.

Ela colabora nos cuidados com os cabelos, fortalecendo o couro cabeludo, combatendo a caspa e diminuindo a queda.

Entre os efeitos conhecidos do chá de capuchinha, também está o auxílio no tratamento dos sintomas e males causados pela depressão.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

O chá de capuchinha concentrado que ensinaremos a seguir também é muito eficiente como compressa para tratamento de pequenos ferimentos na pele.

Aprenda a preparar o chá de capuchinha

Para fazer o chá de capuchinha, você vai precisar seguir a seguinte proporção:

  • 1 litro de água;
  • 4 colheres de sopa de folhas e flores de capuchinhas picadas ou 2 colheres de sopa de sementes de capuchinha.

Agora, veja como fazer:

  1. Ferva a água e desligue o fogo;
  2. Acrescente a capuchinha e tampe a panela;
  3. Deixe repousar em infusão por dez minutos;
  4. Agora é só coar e beber.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

O consumo indicado é de duas a quatro xícaras de chá de capuchinha por dia.

Agora, se sua intenção for cuidar dos cabelos, o preparo precisa ser um pouquinho diferente:

  1. Para cada litro de água, use 8 colheres de sopa de flores e folhas de capuchinhas picadas ou 4 colheres de sopa de sementes de capuchinha;
  2. Leve tudo ao fogo baixo e deixe ferver até metade da água evaporar;
  3. Deixe esfriar e coloque num borrifador;
  4. Após lavar os cabelos, borrife o chá de capuchinha e deixe agir por quinze minutos;
  5. Enxague em seguida.

Para melhores resultados, repita esse ritual toda semana.

Esse chá de capuchinha mais forte também pode ser usado como tônico facial para potencializar seus efeitos na pele. Ela é um excelente anti séptico e adstringente! Entretanto, lembre-se de enxaguar após a aplicação.

Você pode utilizar também as folhas e flores da capuchinha em suas saladas não apenas para decorar sua refeição, mas também para potencializar os efeitos benéficos dessa plantinha!

Tente esse delicioso tabule de capuchinha:

  • 1 xícara de trigo para quibe hidratado e escorrido (deixe de molho em água filtrada por 6 horas e esprema para tirar o excesso de água);
  • 1 punhado de flores e folhas picadas;
  • 1 cebola média cortada em cubinhos bem pequenos;
  • 1 maçã picada em cubos pequenos.

Misture tudo e tempere com sal, limão e azeite de oliva a gosto.

Contraindicações

Assim como a maioria dos chás, o chá de capuchinha não é recomendado para gestantes ou lactantes. Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o consumo.

O chá de capuchinha também não deve ser ingerido por pessoas com insuficiência cardíaca ou insuficiência renal. Quem tem gastrite também deve evitar o consumo do chá de capuchinha.

Conclusão

Como vimos, mesmo se tratando de uma planta que não é originária do Brasil, o seu uso já é muito difundido em todo o país.

Rica fonte de nutrientes, a capuchinha pode trazer muitos benefícios para quem faz seu uso para perder peso ou cuidar dos cabelos, fortalecendo o couro cabeludo. Também pode ser usada como tônico facial que ajuda a pele com seu efeito anti séptico e adstringente.

Como todos os outros tipos de chá, antes de começar a consumir o chá de capuchinha, é imprescindível que você consulte seu médico. Somente faça uso da planta com orientação profissional, seja para cuidados com a pele, cabelos ou mesmo para decorar seus pratos.

Depois de ter certeza que o consumo do chá não representa nenhum risco, você pode consumir tranquilamente a bebida, nas quantidades recomendadas nesta matéria.

Se você gostou de conhecer um pouco mais essa planta super versátil, prepare uma das receitas que indicamos anteriormente e compartilhe os resultados obtidos.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */