Chás

Chá de Casca de Abacaxi: conheça os seus vários benefícios

Você tem jogado fora as cascas dos seus abacaxis? Eu aconselho você a pensar duas vezes antes de fazer, porque o chá de casca de abacaxi pode ser muito benéfico para sua saúde e para o meio ambiente.

Devido a uma potente enzima chamada bromelina que eles contêm, os abacaxis são aclamados por suas propriedades anti-inflamatórias e de suporte imunológico. Devido ao seu alto teor de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que combatem doenças, as cascas de abacaxi são amplamente utilizadas para tratamento alternativo.

Consumir água de abacaxi é um método simples para aproveitar as vantagens das cascas que são ricas em importantes vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e outros componentes benéficos que podem ajudar a reduzir a inflamação. Mas também há outros usos, como o chá feito de casca de abacaxi.

No artigo hoje, falaremos especificamente sobre o chá de casca de abacaxi e todos os benefícios que ele pode trazer para sua saúde. Confira agora na leitura do artigo!

Benefícios do chá de casca de abacaxi

Consumir o chá de casca de abacaxi traz inúmeras vantagens e benefícios. Confira agora tudo o que você pode conseguir ao consumir este chá:

Anti-inflamatório

A potente enzima bromelina, abundante na casca e nos caules do abacaxi, reduz a inflamação no corpo. Este chá também é elogiado por diminuir o inchaço após uma cirurgia ou lesão e atua como um anti-inflamatório em todo o corpo, inclusive nos seios da face.

Suporte digestivo

As cascas demonstraram ajudar na prevenção de parasitas intestinais, constipação e talvez sintomas de SII, além de facilitar uma digestão mais suave. Eles também desenvolvem uma flora intestinal equilibrada.

Estimulante imunológico

A casca do abacaxi e o alto teor de vitamina C previnem e tratam doenças. A bromelaína e a vitamina C têm a capacidade de combater infecções, muco fino, parar de tossir, curar feridas e geralmente apoiar os sistemas do corpo.

Tratamento de Artrite e Dor nas Articulações

Quando as pessoas com artrite ou dores nas articulações estão sofrendo, a bromelaína mais uma vez exerce seu efeito anti-inflamatório.

Fazer um chá com cascas de abacaxi atinge diretamente a fonte da dor e pode ser usado tanto para beber, quanto para fazer compressas.

Protetor ocular

Todo o suprimento de betacaroteno e vitamina C da planta ajuda a combater o glaucoma e outras condições degenerativas dos olhos.

Fortalecedor Ósseo e Dentário

As cascas de abacaxi têm uma alta concentração de manganês, o que ajuda a reduzir a inflamação das gengivas e dos tecidos. Ossos e dentes podem crescer, tornar-se mais fortes e ser reparados pelo manganês. Seu teor de vitamina C e qualidades adstringentes mantêm as gengivas saudáveis e limpas em termos de saúde bucal. Por isso, o consumo do chá de casca de abacaxi pode ajudar a fortalecer os ossos e os dentes.

Fortalece o sangue

A bromelaína ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos e o teor de cobre do chá de casca de abacaxi promove a produção de glóbulos vermelhos saudáveis. Pequenas quantidades de potássio podem equilibrar quantidades excessivas de sal e manter os vasos sanguíneos saudáveis, permitindo uma pressão arterial estável.

Atua como diurético

Os minerais da casca do abacaxi ajudam o corpo a eliminar as toxinas. Quando tomados, os minerais limpam os rins e funcionam como um diurético natural.

Fertilidade

As mulheres que estão tentando engravidar normalmente prestam muita atenção ao que comem. Por conter betacaroteno e bromelina, o abacaxi tem muita popularidade. Uma configuração ideal para a implantação é possibilitada pela redução da inflamação do útero. Uma sobremesa de abacaxi também não faria mal e beber líquidos quentes como o chá de casca de abacaxi sugerido abaixo também ajuda a manter uma fertilidade saudável.

Veja também: 

Como preparar o chá de casca de abacaxi

Comece colocando todas as cascas e aparas de abacaxi de lado. Depois disso, coloque as cascas externas em uma panela média com água suficiente para cobrir a polpa do abacaxi e cozinhe a mistura por 25 a 35 minutos em fogo baixo.

Antes de coar as cascas, desligue o fogo e deixe a mistura de molho por mais 30 minutos. O chá de casca de abacaxi pode ser consumido quente ou frio. (E mais uma coisa: ele também serve como um fantástico substituto de aromatizante à base de água que é útil ter à mão em sua cozinha).

Outros usos para as cascas de abacaxi

As cascas de abacaxi podem ser preparadas de várias maneiras para sua saúde, além do chá. Aqui estão algumas recomendações:

Fazer um suco

Ao preparar o chá de acordo com as instruções, adicione apenas cascas e água; deixe fora as especiarias e adoçante. Coloque uma porção do líquido no liquidificador depois de esfriar e bata bem! Coe o líquido com o auxílio de uma peneira e depois resfrie. Sirva gelado com cubos de gelo para uma melhor experiência.

Produzir vinagre

Você pode colocar o vinagre de abacaxi em suas saladas ou aplicá-lo topicamente para tratar hematomas, desconforto nas articulações e artrite. Para uma versão de vinagre de abacaxi fácil, use esta receita:

  • Separe a casca do abacaxi e corte em pedaços grandes;
  • Adicione 4 xícaras de água e o açúcar para fermentar seu vinagre;
  • Separe uma jarra de vidro para colocar a casca do abacaxi e a água com açúcar;
  • Se desejar, inclua os cravos;
  • Coloque um elástico sobre ele e cubra-o com um pano;
  • Por três a quatro semanas, armazene em local fresco e escuro (fora da luz solar direta);
  • Para arejar o abacaxi e impedir que o mofo se desenvolva na superfície, mexa-o a cada poucos dias;
  • Se aparecer mofo na superfície, remova-o com uma colher. O vinagre ainda está bom, então, não se preocupe;
  • Após três semanas, teste o vinagre. Retire os pedaços da casca de abacaxi e engarrafe a mistura se ela tiver um sabor azedo e ácido semelhante ao vinagre. Se não, deixe-o continuar a fermentar.

Atenção: lave bem as cascas antes de realizar qualquer uma dessas receitas para remover todo e qualquer resíduo de pesticida que possa conter ali.

Veja também esses outros chás: 

Sobre o autor

Raiane