Chás

Chá de Catuaba: conheça seus benefícios e propriedades

O chá de Catuaba sempre foi bastante utilizado na cultura indígenas por trazer diversos benefícios, mas hoje ele pode ser facilmente encontrado em diversos estabelecimentos e todos podem ter acesso ao chá.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre tudo de bom que o chá de Catuaba oferece, continue a leitura para saber todos os detalhes!

Sobre o chá de Catuaba

Os índios tupis foram os primeiros a empregar a lendária planta afrodisíaca brasileira, a catuaba, e várias canções foram escritas ao longo dos últimos séculos exaltando suas virtudes. Eles consideram que Catuaba os dotou com genitália extraordinariamente enorme e forte proeza sexual, levando ao seu apelido único, “os Homens Elefantes da Selva”.

A medicina popular brasileira também utiliza a catuaba para promover a saúde, tonificando os sistemas cardiovascular e nervoso central, além de aumentar a energia e a memória, reduzindo a ansiedade e o cansaço.

Uso da Catuaba

A catuaba, uma planta relacionada à planta da coca, na verdade não possui nenhum dos alcalóides encontrados na cocaína. No entanto, a casca de Catuaba é classificada como estimulante na fitoterapia brasileira e recentemente ganhou notoriedade como potente afrodisíaco na América do Sul e no resto do mundo.

Os índios tupis da Amazônia descobriram as propriedades afrodisíacas desta planta há muitos anos. Segundo a lenda, Catuaba dotou os homens tupis de proezas sexuais inigualáveis. No Brasil, há um provérbio que diz: “Filho de pai é dele até os 60 anos, depois disso, o filho é de Catuaba”.

Benefícios do chá de catuaba

Confira agora alguns dos muitos benefícios oferecidos pelo chá de catuaba:

Melhora da libido e desempenho sexual

A aplicação mais conhecida e apreciada desta planta é sem dúvida pelas suas propriedades afrodisíacas. contendo três alcaloides distintos que supostamente promovem a libido, incluindo “yohimbe”, que parece ser a substância mais ativa e tem um efeito estimulante na libido de homens e mulheres. Esses alcaloides podem melhorar o desempenho sexual energizando o sistema neurológico. Catuaba é suposto produzir orgasmos mais potentes e aumentar o fluxo sanguíneo para a genitália. Também pode alongar e fortalecer uma ereção.

Veja também:

Atuação no sistema nervoso central

Uma classe de alcalóides conhecida como “catuabina” é encontrada nos ingredientes desta planta, e supõe-se que essas substâncias são responsáveis por estimular ainda mais o sistema nervoso. Em menos de uma hora após o uso, a catuaba começa a fazer sua mágica, reduzindo efetivamente a tensão e a ansiedade. Também pode ser usado como um auxílio para dormir, mas faça isso por sua conta e risco, pois pode aumentar a probabilidade de você ter sonhos sensuais!

Propriedades antidepressivas

Segundo estudos, a catuaba possui efeitos dopaminérgicos, o que significa que tem a capacidade de alterar os receptores cerebrais do neurotransmissor dopamina. A catuaba parece ter um efeito antidepressivo mediado pela dopamina em camundongos e ratos, de acordo com um estudo de 2005 de Maria M. Campos. Além disso, ao contrário de sua contraparte farmacêutica, eles não descobriram nenhuma mudança apreciável na absorção de serotonina após o uso a longo prazo da catuaba, tornando esta planta uma potente aliada na luta contra a depressão.

Ativos antioxidante

Em uma investigação diferente, Catuaba foi descoberto para exibir notáveis benefícios neuroprotetores por Jean Paul Kamdem. Isso foi determinado pelo nível reduzido de dano oxidativo no hipocampo de camundongos que receberam o tratamento com ervas. Outro estudo descobriu que as capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias da Catuaba protegiam os cérebros dos participantes contra danos oxidativos e chegou à conclusão de que seria útil na prevenção de distúrbios do cérebro. Acredita-se que esses resultados sejam decorrentes das altas concentrações de flavonóides antioxidantes presentes na catuaba.

Veja outros alimentos que também são antioxidantes:

Redução de danos cerebrais

A catuaba neuroprotetora diminui os danos cerebrais. Por exemplo, a catuaba pode diminuir o estresse oxidativo (modelos com H2O2, SNP e 3-NPA) e impedir a morte prematura das células cerebrais. A Catuaba tem potencial no tratamento de várias doenças neurodegenerativas, diminuindo o estresse oxidativo, incluindo:

  • Doença de Alzheimer;
  • ELA, ou Esclerose Lateral Amiotrófica;
  • Doença de Huntington;
  • Isquemia-reperfusão;
  • Mal de Parkinson.

Por exemplo, catuaba pode normalizar os níveis de Glutationa (GSH), Glutationa Oxidada (GSSG), Superóxido Dismutase (SOD) e Grupos Proteína Carbonil (PCGs), enquanto inibe completamente a ativação microglial/astrócitos em modelos de estresse oxidativo e neuroinflamação após isquemia cerebral /reperfusão.

Como tomar o chá de Catuaba

Três vezes ao dia, tome uma xícara de chá feito com 1-2 colheres de chá de casca de catuaba e água morna antes de iniciar a atividade sexual.

Você pode adicionar um pouco de mel para adoçar. Um smoothie ou uma bebida feita com água quente, um pouco de mel e uma colher de chá de frutas vermelhas em pó também podem ser feitas. Você pode tomar uma dose por dia ou, conforme recomendado por um fitoterapeuta treinado.

O uso da catuaba pode beneficiar a saúde sexual. Os principais benefícios da Catuaba no tratamento de problemas sexuais são a razão pela qual é usada. Suplementos contendo catuaba podem ser úteis se você ou um de seus amigos já estiver tendo problemas com baixa libido.

Efeitos colaterais do chá de catuaba

Apesar dos benefícios, é importante salientar também algumas preocupações que devem ser tomadas ao tomar o chá de catuaba. Por isso, conheça agora alguns efeitos colaterais conhecidos sobre o uso do chá de catuaba.

Algumas pessoas que começaram a usar Catuaba relatam dores de cabeça e vertigens. Definitivamente, é aconselhável que você tenha cuidado com qualquer pílula de libido, porque algumas pessoas experimentaram o efeito oposto do que gostariam que acontecesse. Não há dados suficientes sobre os efeitos da catuaba em mulheres grávidas, portanto, você deve ter cautela e abster-se de tomá-lo.

Contudo, se você é uma mulher e pretende engravidar, a recomendação é de que não consuma o chá de catuaba, uma vez que ele demonstra reduzir a fertilidade feminina. Para homens, entretanto, não há nenhum efeito colateral relacionado à redução da fertilidade.

Gostou de conhecer mais sobre a catuaba e os benefícios que o chá de catuaba podem trazer para a sua saúde? A partir de hoje, você pode incluir ela em sua dieta para uma vida mais saudável!

Veja outras sugestões de chás:

Sobre o autor

Raiane