Chás Nutrição

Benefícios e propriedades do chá de cavalinha

Chá de cavalinha

A cavalinha tem uma longa história na medicina natural. Por isso, mesmo que você não esteja realmente familiarizado com o assunto, já deve ter ouvido falar do chá de cavalinha. Sua fama não é por acaso e até mesmo o grande público tende a conhecer algumas das vantagens que este chá oferece.

A planta é popularmente conhecida por, entre outras propriedades, ajudar na regeneração dos ossos, estimular a cura de ferimentos e por sua grande efetividade como diurético.

Continue lendo o nosso texto e conheça mais detalhadamente todos os benefícios que o chá de cavalinha podem trazer para o seu bem estar.

O longo histórico do uso de chá de cavalinha

O uso do chá de cavalinha não é novidade. Suas propriedades curativas são reconhecidas desde as grandes civilizações antigas. Na Grécia antiga, por exemplo, a cavalinha era usada no tratamento de feridas. Durante a Era do Império Romano, a planta também encontrou espaço, principalmente como diurético, servindo para tratamentos relacionados à bexiga e aos rins. Ela também teve bastante espaço em tratamentos da época para artrite e tuberculose.

Igualmente, existem registros de que no antigo Império Chinês, o chá de cavalinha tenha conquistado seu espaço no tratamento inchaços, febres, gripe e até mesmo diarréia, além de problemas respiratórios. E na tradição chinesa, bastante ligada a plantas e ervas, estes tratamentos continuam até hoje.

A cavalinha cresce em diversos tipos de solo, mas tem preferência por locais com umidade. Por isso, mesmo que possa ser considerado por alguns como uma espécie de erva daninha, ela é frequentemente escolhida como planta ornamental ao redor de corpos d’água.

A planta é muito rica em silício, sódio, ferro e potássio, entre outros. Também contém vitaminas A, B2, B3, B5, C e E. Além de antioxidantes e ácido silícico.



Portanto, não é de se admirar que o a cavalinha tenha se popularizado tantos anos atrás e permanecido como uma planta essencial nos arquivos de medicina natural.

As inúmeras funções da Cavalinha

Listamos e detalhamos alguns dos diversos benefícios que a cavalinha pode trazer para a sua saúde.

Diurético

Já citamos algumas vezes aqui que a cavalinha é diurética. Esta é, realmente, sua função mais famosa desde a grécia antiga. Por isso uso da planta é bastante indicado para quem sofre com retenção de líquidos.

Fortalece unhas, cabelos e ossos

Devido à grande concentração de silício e dióxido de silício, o chá de cavalinha pode ajudar o seu corpo na produção de cálcio. Consequentemente, isso ajudará a reparar danos nos ossos ou até mesmo a diminuir os avanços da osteoporose.

Estas propriedades podem ser somadas às grandes concentrações de vitaminas, o que também ajuda a melhorar a saúde das suas unhas  e cabelos. Isto porque a cavalinha mantém ambos mais fortes, brilhantes e livres de fungos.

Pode parecer incrível, mas isso não é só uma das histórias contadas pelas avós ou vizinhas que sempre indicam um cházinho. A cavalinha está em uma lista desenvolvida pela Universidade de Medicina de Maryland como uma das plantas que podem ser usadas para tentar prevenir a osteoporose.

Diminui os efeitos da TPM

O consumo do deste chá também pode ajudar mulheres que sofrem com a menstruação irregular a encontrar um padrão em seus ciclos. Além disso, diversos estudos apontam que o cálcio pode ajudar a diminuir as cólicas menstruais.

Suas propriedades diuréticas também ajudam as mulheres que costumam experienciar inchaços durante o período menstrual.

Por ter uma quantidade considerável de ferro, a cavalinha também ajuda a afastar as sensações de irritação e cansaço, que são bastante comuns durante o período menstrual.

Ajuda a emagrecer

A cavalinha pode ajudar imensamente no seu processo digestivo e, consequentemente, auxilia na perda de peso. É importante notar, porém, que como qualquer outro tratamento, o chá deve ser combinado com uma dieta balanceada e exercícios físicos para resultados satisfatórios.

Melhora seu sistema imunológico

Por suas propriedades anti bactericidas e antissépticas, a cavalinha é uma ótima aliada do seu sistema imunológico. Além disso, ela ainda pode ajudar o seu corpo com as diversas vitaminas e minerais presentes em sua composição.

Melhora sua resposta cognitiva

Segundo testes laboratoriais, os efeitos antioxidantes da cavalinha ajudam a melhorar suas respostas cognitivas. E mais do que isso: ela pode ser um ótimo auxílio para prevenir de doenças cognitivas, como o mal de Alzheimer e demência senil.

Ajuda nos cuidados com a pele

O silício e as propriedades antioxidantes e anti inflamatórias da cavalinha ajudam a prevenir os sinais de envelhecimento. Além disso, a planta ajuda a combater a acne e as celulites, já que diminui seus efeitos e inflamações na pele.

Ao somar as antioxidantes, anti inflamatórios e as diversas vitaminas e minerais presentes em sua coposisão, ela também é de grande ajuda com a regeneração de colágeno. Assim, ela se torna uma aliada indispensável para auxiliar na cicatrização de feridas.

Modo de preparo

Para preparar o seu chá de cavalinha você vai necessitar de:

  • 1/2 litro de água
  • 100 g de cavalinha (seca)
  • Mel

Ferva a água com a cavalinha por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo e deixe em infusão por mais 5 minutos. Coe bem para retirar os resquícios da planta e adoce com mel.

Você ainda pode acrescentar raspas de gengibre, abacaxi ou outros complementos de sua preferência.

Cuidados essenciais

É aconselhável não beber mais que três xícaras por dia e não ultrapassar três meses de consumo diário.

Se você sofrer de alguma doença, insuficiência renal, problemas cardíacos, for gestante ou lactante, não use o chá antes de procurar um médico. Idosos e crianças também precisam de acompanhamento profissional para qualquer tratamento.

Considerações finais

Com este chá você poderá encontrar diversos benefícios e terá pouquíssimos riscos de efeitos colaterais. É claro que quando falamos em cura de algumas doenças, você sempre deve buscar auxílio médico e apenas combinar o tratamento profissional com o uso de chás. Mas é claro que isso não diminui os benefícios que a natureza pode trazer para o seu bem estar.

Você já tomou chá de cavalinha? Já sabia que ele poderia trazer tantos benefícios para o seu dia a dia? Compartilhe sua experiência conosco!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */