Chás Doenças Nutrição Saúde Vegetais

Chá de cebola é bom? Quais os benefícios? Como preparar?

Elas nos fazem chorar, têm gosto forte e tem gente que odeia. Mas as cebolas são um excelente alimento e remédio. Dá para fazer chá de cebola e se livrar de um bom número de doenças. Ainda bem que eu gosto. Leia este artigo e reveja seus conceitos sobre a cebola!

Cebola é alimento das antigas

A cebola é uma erva com tubérculos. É usada como alimento e tempero, remédio e até repelente de insetos e animais peçonhentos.

Seu uso é provavelmente tão antigo quando a própria humanidade, uma vez que foram achados vestígios de cebola usada para a alimentação de povos pré-históricos do período neolítico.

Vitaminas e versatilidade da cebola

Sabendo ou não, os homens pré-históricos estavam fazendo excelente uso de um alimento rico em vitaminas A, B6, C e E. A cebola ainda contém enxofre, magnésio, ferro, fósforo, sais minerais, cálcio, sódio, flúor, iodo e silicatos.

E ainda tem quem reclame da cebola na hora de temperar a comida. Mas você sabia que também é possível fazer chá de cebola?

Que a cebola tem sabor ácido, mas que também tem tons doces, resultando em um forte agridoce, isso você já sabe. Que vai bem cozida, frita, assada, no churrasco, em petiscos, e até pura, na salada, você também sabe. Mas o chá de cebola é ótimo para a saúde e dispensa uma infinidade de remédios e drogas na hora de tratar vários problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios.

O que o chá de cebola tem de bom?

Seja para prevenir, seja para tratar casos mais leves, a cebola é muito eficaz no tratamento de doenças do coração. Também é excelente para ser usada em tosses e resfriados, porque limpa o pulmão com seu potente efeito expectorante. Ou seja, vai te ajudar a tossir para fora tudo o que não deveria estar nos seus pulmões.

É ideal para tratar doenças respiratórios, nariz entupido, algumas alergias e dificuldades diversas para respirar.

Não acredita? Faça um teste. Abra uma cebola quando estiver resfriada e cheire. Imediatamente suas narinas vão dilatar e suas vias respiratórias vão se abrir e você vai respirar melhor.

Faça isso com frequência e se livre para sempre deste incômodo do nariz entupido.

Agora imagine os benefícios do chá de cebola!

Antes de fazer seu chá, saiba também que a cebola é boa para facilitar a digestão e melhorar a absorção dos nutrientes de outros alimentos. Também serve bem como remédio anti-inflamatório, podendo ser usada em rodelas, aplicada diretamente sobre inflamações, ou em pasta.

Quer acabar com odor forte nos pés? Coloque uma rodela grande de cebola em suas meias e vá dormir. No dia seguinte, tome um banho e vá trabalhar. Aos poucos, você vai notar que o suor nos pés diminui e o odor forte desaparece.

Quer mais? A cebola também é antioxidante e faz muito bem à pele. Seus efeitos e vitaminas combatem os radicais livres do corpo. E isso também se aplica ao chá de cebola.

Ainda não gosta de cebolas? Continue lendo.

Efeitos e indicações do chá de cebola

Tanto a cebola in natura quanto o chá de cebola podem ser usados para tratar problemas de pele, especialmente aquelas causadas por infecções ou alergias a fungos.

O efeito da cebola combate coceiras e inflamações, melhorando muito sua pele e servindo de auxiliar junto a tratamentos convencionais. Menos tempo de tratamento, recuperação mais rápida e menos sofrimento pra você.

Veja mais benefícios do chá de cebola:

  • Ingerida em chá, a cebola trata rouquidão e vários problemas respiratórios;
  • Potente anti-inflamatório;
  • Bom para a pele;
  • Por conter cálcio, é excelente para os ossos, especialmente em crianças e pessoas de mais idade;
  • Boa para estômago e intestino, melhorando o desempenho do sistema digestório;
  • Tosses de resfriado ou que duram muitos dias podem ser curadas com chá de cebola;
  • Gripes e resfriados odeiam maçãs e cebolas;
  • Chá de cebola é um excelente remédio para diminuir o colesterol ruim, o LDL;
  • Quer emagrecer? Chá de cebola é ótimo diurético. Vai bem se você sente que precisa ir mais vezes ao banheiro, ou se está se sentindo inchada por retenção de líquidos;
  • Por ser diurético, é perfeito para cuidar e proteger os rins;
  • Para o sangue, além de diminuir os níveis de colesterol, ainda age como protetor das veias, auxiliando a boa circulação, graças ao silício. É um antioxidante para as veias;
  • Com alto índice de ferro, a cebola ou o chá de cebola são indicados para combater anemia;
  • E para gestantes, o folato presente na cebola vai bem para o princípio da gestação, ajudando na boa formação do feto. E se o gosto for forte demais para suportar sem ter enjoos, tente o chá de cebola. Dá super certo.

Outros estudos sugerem a eficiência do chá de cebola para evitar úlceras e diabetes, graças ao ácido presente na cebola, e até prevenir o câncer.

Se isso tudo não mudar sua opinião sobre as cebolas, nada mais irá!

Como fazer o chá de cebola

São várias as receitas de chá de cebola. Umas são mesmo muito fáceis de fazer. Você vai ter que ferver a água e colocar as cebolas inteiras. Em outros tipos de chá, o nível de dificuldade aumenta e você vai precisar cortar as cebolas.

Receita de chá de cebola – a mais forte de todas

  • Suco de 1 limão;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 xícara de água;
  • 1 cebola média.

Coloque o suco de um limão junto com 2 dentes de alho amassados. Corte a cebola em duas partes e coloque tudo para ferver. Seu chá estará pronto em 10 minutos.

Receita de chá de cebola – a mais “complicada” de todas

  • 1 xícara de água;
  • 1 cebola inteira.

Descasque, lave bem e pique a cebola. Deixe separada apenas uma colher do picadinho de cebola e coloque o resto no fogo baixo. Alguns minutos depois, retire, deixe esfriar um pouco e, se quiser, coloque mel para adoçar. Fica bom. Pode beber até 3 vezes ao dia.

Receita de chá de cebola – a mais fácil de todas

  • 1 xícara de água;
  • Cascas de apenas 1 cebola,

Descasque a cebola, lave bem as cascas e deixe ferver por 10 minutos. Deixe esfriar por uns 5 minutos, coe as cascas de cebola e beba. Use mel ou adoçante se estiver muito forte de sabor.

Agora que você conhece 3 receitas de chá de cebola e conhece todos os segredos e benefícios da cebola, pense em gostar mais dessa maravilha da natureza e cuide bem de você e de quem você gosta. Saúde!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */