Elas nos fazem chorar, têm gosto forte e tem gente que odeia. Mas as cebolas são um excelente alimento e remédio. Dá para fazer chá de cebola e se livrar de um bom número de doenças. Ainda bem que eu gosto. Leia este artigo e reveja seus conceitos sobre a cebola!
Cebola é alimento das antigas
A cebola é uma erva com tubérculos. É usada como alimento e tempero, remédio e até repelente de insetos e animais peçonhentos.
Seu uso é provavelmente tão antigo quando a própria humanidade, uma vez que foram achados vestígios de cebola usada para a alimentação de povos pré-históricos do período neolítico.
Vitaminas e versatilidade da cebola
Sabendo ou não, os homens pré-históricos estavam fazendo excelente uso de um alimento rico em vitaminas A, B6, C e E. A cebola ainda contém enxofre, magnésio, ferro, fósforo, sais minerais, cálcio, sódio, flúor, iodo e silicatos.
E ainda tem quem reclame da cebola na hora de temperar a comida. Mas você sabia que também é possível fazer chá de cebola?
Que a cebola tem sabor ácido, mas que também tem tons doces, resultando em um forte agridoce, isso você já sabe. Que vai bem cozida, frita, assada, no churrasco, em petiscos, e até pura, na salada, você também sabe. Mas o chá de cebola é ótimo para a saúde e dispensa uma infinidade de remédios e drogas na hora de tratar vários problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios.
O que o chá de cebola tem de bom?
Seja para prevenir, seja para tratar casos mais leves, a cebola é muito eficaz no tratamento de doenças do coração. Também é excelente para ser usada em tosses e resfriados, porque limpa o pulmão com seu potente efeito expectorante. Ou seja, vai te ajudar a tossir para fora tudo o que não deveria estar nos seus pulmões.
É ideal para tratar doenças respiratórios, nariz entupido, algumas alergias e dificuldades diversas para respirar.
Não acredita? Faça um teste. Abra uma cebola quando estiver resfriada e cheire. Imediatamente suas narinas vão dilatar e suas vias respiratórias vão se abrir e você vai respirar melhor.
Faça isso com frequência e se livre para sempre deste incômodo do nariz entupido.
Agora imagine os benefícios do chá de cebola!
Antes de fazer seu chá, saiba também que a cebola é boa para facilitar a digestão e melhorar a absorção dos nutrientes de outros alimentos. Também serve bem como remédio anti-inflamatório, podendo ser usada em rodelas, aplicada diretamente sobre inflamações, ou em pasta.
Quer acabar com odor forte nos pés? Coloque uma rodela grande de cebola em suas meias e vá dormir. No dia seguinte, tome um banho e vá trabalhar. Aos poucos, você vai notar que o suor nos pés diminui e o odor forte desaparece.
Quer mais? A cebola também é antioxidante e faz muito bem à pele. Seus efeitos e vitaminas combatem os radicais livres do corpo. E isso também se aplica ao chá de cebola.
Ainda não gosta de cebolas? Continue lendo.
Efeitos e indicações do chá de cebola
Tanto a cebola in natura quanto o chá de cebola podem ser usados para tratar problemas de pele, especialmente aquelas causadas por infecções ou alergias a fungos.
O efeito da cebola combate coceiras e inflamações, melhorando muito sua pele e servindo de auxiliar junto a tratamentos convencionais. Menos tempo de tratamento, recuperação mais rápida e menos sofrimento pra você.
Veja mais benefícios do chá de cebola:
- Ingerida em chá, a cebola trata rouquidão e vários problemas respiratórios;
- Potente anti-inflamatório;
- Bom para a pele;
- Por conter cálcio, é excelente para os ossos, especialmente em crianças e pessoas de mais idade;
- Boa para estômago e intestino, melhorando o desempenho do sistema digestório;
- Tosses de resfriado ou que duram muitos dias podem ser curadas com chá de cebola;
- Gripes e resfriados odeiam maçãs e cebolas;
- Chá de cebola é um excelente remédio para diminuir o colesterol ruim, o LDL;
- Quer emagrecer? Chá de cebola é ótimo diurético. Vai bem se você sente que precisa ir mais vezes ao banheiro, ou se está se sentindo inchada por retenção de líquidos;
- Por ser diurético, é perfeito para cuidar e proteger os rins;
- Para o sangue, além de diminuir os níveis de colesterol, ainda age como protetor das veias, auxiliando a boa circulação, graças ao silício. É um antioxidante para as veias;
- Com alto índice de ferro, a cebola ou o chá de cebola são indicados para combater anemia;
- E para gestantes, o folato presente na cebola vai bem para o princípio da gestação, ajudando na boa formação do feto. E se o gosto for forte demais para suportar sem ter enjoos, tente o chá de cebola. Dá super certo.
Outros estudos sugerem a eficiência do chá de cebola para evitar úlceras e diabetes, graças ao ácido presente na cebola, e até prevenir o câncer.
Se isso tudo não mudar sua opinião sobre as cebolas, nada mais irá!
Como fazer o chá de cebola
São várias as receitas de chá de cebola. Umas são mesmo muito fáceis de fazer. Você vai ter que ferver a água e colocar as cebolas inteiras. Em outros tipos de chá, o nível de dificuldade aumenta e você vai precisar cortar as cebolas.
Receita de chá de cebola – a mais forte de todas
- Suco de 1 limão;
- 2 dentes de alho;
- 1 xícara de água;
- 1 cebola média.
Coloque o suco de um limão junto com 2 dentes de alho amassados. Corte a cebola em duas partes e coloque tudo para ferver. Seu chá estará pronto em 10 minutos.
Receita de chá de cebola – a mais “complicada” de todas
- 1 xícara de água;
- 1 cebola inteira.
Descasque, lave bem e pique a cebola. Deixe separada apenas uma colher do picadinho de cebola e coloque o resto no fogo baixo. Alguns minutos depois, retire, deixe esfriar um pouco e, se quiser, coloque mel para adoçar. Fica bom. Pode beber até 3 vezes ao dia.
Receita de chá de cebola – a mais fácil de todas
- 1 xícara de água;
- Cascas de apenas 1 cebola,
Descasque a cebola, lave bem as cascas e deixe ferver por 10 minutos. Deixe esfriar por uns 5 minutos, coe as cascas de cebola e beba. Use mel ou adoçante se estiver muito forte de sabor.
Agora que você conhece 3 receitas de chá de cebola e conhece todos os segredos e benefícios da cebola, pense em gostar mais dessa maravilha da natureza e cuide bem de você e de quem você gosta. Saúde!