Chás Saúde

Benefícios, propriedades e consumo do chá de cebola

Quando falamos em cebola, o que nos vem logo à mente é aquele legume arredondado, de casca cor alaranjada e bulbos brancos por dentro, que aprendemos a conhecer desde os tempos da cozinha de nossa mãe. Além de condimento, entretanto, é bom saber que o chá de cebola é riquíssimo para a saúde.

Se faz chorar quando descascado, também possui ingredientes naturais que produzem um número muito grande de benefícios e auxílio à saúde. O detalhe importante quanto ao chá de cebola é que se trata de ingrediente natural bastante estudado por pesquisadores em universidades de todo o mundo.

Combate e reduz as toxinas do sangue

Da mesma família vegetal do alho e do alho poró, a cebola tem nutrientes sem os quais nosso organismo não funcionaria direito. Dito de outra forma, consumir cebola – e muito – torna-se essencial para quem deseja manter sua saúde e corpo em boa forma.

Aquele seu sabor forte e cheiro que induz ao ácido escondem os altos benefícios que traz à saúde. Para se ter uma ideia, uma única xícara de cebola picada traz consigo três gramas de fibras, um dos principais elementos – e essenciais – para o bom funcionamento de órgãos como o intestino.

E o intestino funcionando em perfeitas condições provoca outras vantagens à saúde do ser humano, como a eliminação e redução de toxinas no sangue, estas sempre prejudiciais à saúde. Isso tudo está numa simples xícara de chá de cebola.

Alguns benefícios do chá de cebola

  • De início, melhora o sistema imunológico do organismo;
  • Excelente para a circulação do sangue;
  • Com isso, previne as tromboses;
  • É excelente diurético, agindo sobre vários órgãos;
  • Combate especialmente problemas tanto nos rins como bexiga;
  • Isso reduz o inchaço do corpo e ajuda a perder peso;
  • Muito bom para a saúde das gestantes;
  • É eficaz para combater a fadiga;
  • Muito bom para prevenir gripes e resfriados;
  • Hidrata e protege a queda de cabelos;
  • Hidrata e protege a pele das rugas.

Maravilhas para o nosso corpo

Com o chá de cebola, você estará consumindo um alimento que possui bem poucas calorias e nenhuma gordura. Também não tem colesterol e sua ação prolonga-se durante o dia evitando a fome – ou prolongando sua sensação de saciedade.



Riquíssimo em vitamina C, um bom chá de cebola – algo como meia xícara picada – é capaz de suprir todas as necessidades diárias que o organismo possui dessa vitamina. Possui ainda grandes doses das vitaminas do complexo B6 e minérios, como o manganês, além das vitaminas A, E e minerais como ferro, sódio, potássio, sulfetos e antioxidantes, como a quercetina.

Entre outras grandes vantagens do chá de cebola, está seu poder de combater a retenção de líquidos pelo organismo, enfrentando o inchaço do corpo, especialmente no abdômen.

Atua reduzindo a pressão arterial

Anti-inflamatório conhecido nos quatro continentes, o chá de cebola tem seu consumo incentivado para todas as pessoas que sofrem ou têm problemas do coração. É um preventivo natural, que age sobre o sistema circulatório e abre as artérias, facilitando a circulação sanguínea.

Com isso, ele age reduzindo também a pressão nas artérias, especialmente por ser rico em potássio, responsável pela redução do sódio no organismo humano. Ou seja, o chá de cebola é um aliado contra a hipertensão.

Dicas para o seu chá de cebola

  • Prefira uma panela ou tigela que não seja de alumínio;
  • Coloque o equivalente a uma xícara de água para ferver;
  • Quando ferver, coloque uma colher de sopa de cebola picada;
  • Espere uns cinco minutos e desligue o fogo, deixando a cebola de molho;
  • Quando chegar à temperatura suportável, coe e beba seu chá;
  • Pode adoçar com açúcar mascavo.

Um outro benefício deste chá está no tratamento de doenças de origem respiratórias. Ele alivia a tosse e ajuda a expectorar e a iniciar o combate às bactérias e demais vírus que dão origem às gripes e resfriados.

Chá com as cascas da cebola

Você também pode fazer seu chá de cebola com as cascas do vegetal. Veja como:

  • Também use uma panela que não seja de alumínio;
  • Coloque nela o equivalente a uma xícara de água;
  • Deixe ferver e acrescente cascas de uma cebola inteira;
  • Deixe que ferva a mistura por dez minutos;
  • Quando chegar à temperatura do corpo, coe e beba;
  • Se preferir, pode adoçar com açúcar mascavo.

O chá de cebola é excelente para quem está apresentando problemas na garganta, especialmente aquelas dores prolongadas que, algumas vezes, duram uma semana ou mais. Esses benefícios derivam do poder anti-inflamatório da cebola que, naturalmente, elimina as bactérias.

Excelente para hidratar a pele

Como anti-inflamatório, antioxidante e antisséptico, o chá de cebola ainda é excelente para o combate a problemas da pele, como erupções em geral. Esta mesma ação auxilia no combate a inflamações renais, auxiliando no funcionamento geral deste órgão.

Sobre a pele, aliás, são variados os benefícios já constatados em pesquisas que podem ser proporcionados pelo chá de cebola. Um deles é sua capacidade de atuar rejuvenescendo a pele.

Ao combater os radicais livres, a cebola e seus componentes impedem o envelhecimento precoce e aquelas rugas sobre a pele. Sua ação promove a limpeza da pele, melhorando a elasticidade e fazendo sua hidratação. Atua como se fosse um creme hidratante para a pele.

Bom para as mulheres grávidas

Na próxima vez em que for servir sua salada, não faça cara feia na hora em que chegar a vez da cebola. Mas é através do chá de cebola que você poderá extrair todos seus elementos naturais altamente favoráveis ao nosso organismo.

Combate o colesterol ruim, é antidiabético, antialérgico, previne contra doenças como o câncer e até úlceras e melhora a circulação sanguínea.

Quer mais? Para quem tem problemas do coração ou pressão alta, o chá de cebola atua contra o envelhecimento das veias, devido ao silício que possui em abundância, o que previne coágulos e as tromboses.

Por fim, as mulheres grávidas. Estas podem – e devem – beber chá de cebola à vontade, pois a ação do folato, que possui em abundância, ajuda no desenvolvimento e no crescimento sadio do feto, especialmente em suas primeiras semanas.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */