Chás Saúde

Chá de chambá: bom para a respiração e muito mais!

Chá de chambá pode ser um nome curioso, mas de curiosidade só o nome mesmo. Essa importante bebida tem muito a acrescentar quando o assunto é saúde e benefícios para o nosso organismo.

Se você é do tipo de pessoa que você tendo aquelas tosses secas ou sempre acaba pegando uma gripe ou resfriado, então pode ficar despreocupado que esse importante chá vai dar conta do recado.

Os poderes curativos do chá de chambá são antigos e sua origem das ilhas do Caribe. O principal potencial desse chá está justamente na cura das inflamações e das tão comuns doenças respiratórias.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a história desse chá e o que ele pode fazer por você, leia esse texto e esteja por dentro de todos os benefícios que você poderá encontrar.

Um pouco mais sobre o chá de chambá

Esse importante chá é origem da planta “trevo-cumaru”. Possuo flores brancas ou rodadas de cerca de 50 centímetros de altura. É utilizada em peso para a composição de remédios da indústria farmacêutica.

Entretanto, acredita-se que o seu potencial está realmente no uso in natura. Ao usá-la naturalmente como chá, as suas propriedades ficam ainda mais fortes e presentes na bebida, o que poderia ser perdido quando o assunto é medicamento.



Esse é um dos chás com maior comprovação científica sobre a cura dos males de gripes e resfriados. A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, afirma que a planta possui realmente aptidão para cura, principalmente como broncodilatador e expectorante.

Chá de chambá para a saúde

Como havíamos falado anteriormente, o chá de chambá tem seu potencial como expectorante e na cura de gripes, tosses e resfriados. Porém os seus benefícios não param por aí.

Esse poderoso chá também é excelente para o tratamento de insônia e pequenos ferimentos, como cortes e queimaduras. É importante saber dosar para o objetivo preferido de cura.

chá de chambá, que também pode ser consumidos como xarope, é excelente para curar aftas e dermatite. Se esse for o seu caso, consulte o seu médico sobre como aplicá-lo na medida certa para o se tratamento.

Agora, se o caso for afecção nervosa, distúrbios no fígado, gota ou gastralgia, saiba que esse chá pode ser um importante aliado também na resolução desses problemas.

As propriedades do chá de chambá são anti-bacterianas, anti-inflamatórias e sedativas, o que auxilia e muito no processo de aceleramento da cura.

O chá é excelente em tratar também náusea e azia. Basta tomar uma xícara antes de dormir e uma assim que acordar que o desconforto já apresenta uma melhora significativa.

Ainda há informações que no caule e nas folhas do trevo-cumaru há uma substância anticoagulante, porém também alucinógena denominada cumarina. Se usadas de forma correta também podem ajudar em outros processos de cura. Por isso é sempre recomendado a instrução de um especialista no assunto.

Propriedades afrodisíacas

O que poucas pessoas sabem é que esse potencializador chá também conta com propriedades afrodisíacas. Não se sabe ainda de onde pode sair essa capacidade da planta chambá, mas os resultados também já foram cientificamente comprovados.

Talvez pela planta ser sedativa e apresentar a capacidade de relaxar músculo e tensão, pode ser uma arma a mais na famosa hora H. Não custa nada tentar, se você quiser experimentar algo para “apimentar a relação”.

Contra-indicações sobre o chá de chambá

O uso excessivo do chá pode não ser recomendado, principalmente para crianças. Não há problema algum quanto a ingestão diária em doses menores, mas é sempre recomendado que um médico ou nutricionista dê seu parecer sobre a utilização do chá.

Lactantes e grávidas devem evitar a ingestão do chá por conta do das substâncias que serão passados ao feto e ao bebê recém-nascido.

Crianças geralmente podem consumir menos da metade desse chá por dia em relação aos adultos. O máximo sugerido de consumo por um adulto por dia é de três xícaras com 300ml.

Um outro ponto importante a ser lembrado é sobre a comercialização de um falso chá de chambá, sendo que o mesmo não seria nem uma variação do chá em questão. Por isso é importante verificar a procedência do seu chá, recorrer a indicações e certificações no mercado e não se deixar levar por preços exorbitantes.

Se você for plantar o chambá em casa, ao colhê-lo cuidado para não confundir grama com a planta medicinal. Isso é muito comum na hora do cultivo por conta da planta ser parecida com os ramos de ervas daninhas, se diferenciando apenas por conta de seu caule e flores.

Onde ele pode ser encontrado

chá de chambá não é tão fácil de encontrar, mas é geralmente encontrado em grandes farmácias e lojas de produtos naturais. Assim como o trevo-cumaru que é encontrado em viveiros, pode ser encomendado em sites especializados.

Os valores podem variar MUITO conforme a sua disponibilidade no mercado. É uma planta altamente utilizada para fins medicinais, então é comum que seja mais difícil de ser encontrado e até mais valorizado.

O xarope de chambá é mais facilmente encontrado em farmácias dos mais variados portes.

Como fazer o chá

Ferva cerca de uma xícara de água com algumas partes aéreas do trevo-cumaru (folhas e flores. Dê preferência às flores) por cerca de 7 a 10 minutos.

Assim que o cheiro estiver bastante forte, apague o fogo e deixe o chá descansar. Coe o chá e o adoce com mel que também é um excelente expectorante. Consuma o chá morno e acompanhe a melhora dos sintomas dia após dia.

Você pode tomar um xícara ao dia, que é o recomendado, por uma semana ou mais, se preferir. Os sintomas serão tratados e já é possível perceber uma mudança muito grande a partir do consumo contínuo do chá de chambá.

Em resumo…

chá de chambá é altamente respeitado tanto dentro da medicina alternativa, quanto na medicina que conhecemos. Importante aliado da indústria farmacêutica, seu uso natural apresenta resultados altamente eficazes. Seu manuseio deve sempre contar com a ajuda de um especialista para instruir a melhor forma de consumo da bebida.

Veja também:

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.