Chás

Chá de dulcamara: conheça todas as suas propriedades aqui

Uma variedade de plantas terapêuticas fascinantes são utilizadas para tratar certos tipos de doenças e, muitas delas trazem realmente resultados efetivos para a saúde humana. Isto se aplica ao chá de Dulcamara. A planta agridoce, também reconhecida pelos nomes: erva-moura-de-trepa, uva-de-cão, vide-da-judeia, vinha-da-Índia e vinha-da-Judeia, é comumente fonte do tratamento homeopático.

O chá de dulcamara tem sido usado para tratar uma variedade de doenças desde a época da Roma antiga. É especialmente útil para condições que afetam a pele, como herpes, eczema e alergias.

Dulcamara é um conhecido medicamento homeopático e um poderoso chá para a pele que é usado para verrugas, coceira na pele, urticária e micose. Juntamente com o resfriado comum, tosse e gripe, também é levado em consideração para diarréia, febre do feno, asma, dor de cabeça e facial e dor artrítica.

Leia também:


No artigo de hoje, preparamos um guia completo para te ajudar a conhecer mais sobre a dulcamara e saber todos os benefícios que o chá de dulcamara pode trazer para a sua saúde. Para saber todos os detalhes, basta continuar a leitura!

Sobre a Dulcamara

Veja também:


As folhas e caules jovens e verdes da planta dulcamara são a fonte da dulcamara homeopática (Solanum dulcamara). Outros nomes para isso incluem erva-moura-de-trepa, uva-de-cão, vide-da-judeia, vinha-da-Índia e vinha-da-Judeia. Como você deve ter adivinhado, vegetais como tomate, batata e berinjela também são membros da família das solanáceas (Solanaceae), que contém a planta agridoce.

Uma planta perene com aparência de erva, agridoce se espalha rapidamente sobre outras plantas. Ásia e Europa são os habitats originais da dulcamara, mas ela também aparece no Brasil como uma erva de jardins. Além disso, agora é considerado uma erva daninha na América do Norte.

Dulcamara tem sido usada para curar várias condições desde a época da Roma antiga, incluindo eczema, psoríase, cãibras, icterícia, reumatismo, pneumonia, períodos ausentes, asma e catarro. Também foi aplicado a abscessos, ou “criminosos”, nas pontas dos dedos.

O naturalista sueco Carolus Linnaeus aconselhou o uso da dulcamara para o tratamento de febres e doenças inflamatórias no século XVIII.

Caules e folhas da planta fresca são usados para fazer o medicamento homeopático. A colheita ocorre pouco antes da floração da planta. Para fazer o Dulcamara homeopático ou chá, primeiro é picado finamente e depois macerado com álcool.

Veja também essas opções de chás:

Benefícios do chá de dulcamara

O uso do chá de dulcamara é recomendado para o tratamento de úlceras, reumatismo, bronquite crônica, celulite, colite ulcerativa, congestão brônquica, dermatoses, doenças de pele e infecções venéreas. A erva é frequentemente incorporada na criação de remédios homeopáticos.

Apesar de possuir qualidades narcóticas, a planta apresenta diversas vantagens quando utilizada corretamente, tomando os cuidados e ficando atento aos efeitos colaterais. Para ver em detalhes todos os benefícios oferecidos pelo chá de dulcamara, confira a leitura abaixo:

Tratamento de tosse, resfriado e gripe

Dulcamara é um tratamento popular para tosses causadas pela gripe e resfriado comum, principalmente no verão. Os olhos e o nariz da pessoa ficam com uma substância espessa e amarela e ela tem dor de garganta.

A sinusite, que causa pressão desconfortável e congestão na cabeça, pode ser a causa do muco espesso. Juntamente com o desconforto nas costas e nas pernas, o torcicolo é outra queixa prevalente.

Tosse, bronquite, conjuntivite e pneumonia são outros sintomas potenciais. A bexiga, os intestinos, os olhos e a garganta serão severamente afetados pela gripe e pelo resfriado.

Calor e exercício podem frequentemente aliviar o desconforto, juntamente com o uso do chá de dulcamara.

Diarréia

Dulcamara é frequentemente usado para diarreia que aparece como fezes verdes ou amarelas, bem como para fezes soltas ou viscosas que podem até conter evidências de sangue. Antes de evacuar, também pode haver desconforto e náusea. Crianças pequenas podem apresentar sintomas durante a dentição e o chá de dulcamara ajuda a aliviar estes sintomas.

Asma e rinite alérgica

Dulcamara é frequentemente necessária para congestão nasal e secreção ocular grave. Como resultado da asma e rinite a respiração torna-se restrita. Alérgenos ao pólen de grama, ácaros, poeiras e pelos de animais são frequentemente desencadeadores de sintomas.

Dor na cabeça e no rosto

Dulcamara pode ser utilizada se houver dor em uma área específica da cabeça.

Dores nas articulações e artrite

Dulcamara é um tratamento crucial para rigidez e desconforto nas articulações, que são frequentemente agravados por ambientes frios e úmidos, como ar condicionado, adegas ou tempo chuvoso.

Dulcamara também é um dos tratamentos utilizados para a artrite reumatóide, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Rheumatology em 2001.

Como preparar o chá de dulcamara?

Para preparar o chá para beber, use uma proporção de 1 litro de água para 30 gramas da planta. Quando a água atingir a fervura, desligue o fogo. Coloque a dulcamara e espere.

Para o tratamento na pele, use três copos de água coada por dia. Ferva uma xícara da planta em um litro de água por 30 minutos para fazer o banho. Lave a pele com água após coar.

Contraindicações e precauções ao tomar o chá de dulcamara

Por causa da toxicidade da planta, ela só deve ser ingerida com moderação. Além de, em certos casos, vômitos, cólicas abdominais e doenças neurológicas como vertigem, cãibras musculares, ansiedade e convulsões tônico-cônicas, os sinais de intoxicação incluem pele quente e seca, rubor facial, mucosas secas, alucinações, e agitação psicomotora. A planta é venenosa em vários aspectos.

O consumo não é recomendado para jovens, mulheres grávidas ou lactantes. Estas são apenas contra-indicações, mas como a planta pode ser perigosa, aconselhamos que você converse com um médico para determinar as doses adequadas antes de iniciar a ingestão.

Onde comprar o chá de dulcamara?

O chá de Dulcamara pode ser comprado em lojas online ou em estabelecimentos que venham produtos naturais. Em alguns locais ele também pode encontrado em feiras.

A planta da dulcamara possui flores roxas com amarelo.

Que tal incluir esse poderoso chá em sua dieta para ter muitos benefícios?

Se você já experimentou o chá de Dulcamara, comente aqui embaixo sobre sua experiência e não se esqueça de compartilhar este artigo com mais amigos que também precisam conhecer sobre o chá de dulcamara!

Veja também:

Sobre o autor

Raiane