Recomendados para você
Chás Nutrição

Chá de erva-cidreira (ou chá de Melissa): saiba tudo aqui!

Você, sendo adepta da medicina naturalista ou não, é muito provável que já tenha ouvido falar no chá de erva-cidreira, ou também como é conhecido o chá de Melissa. Ele é um dos mais famosos entre as receitas de chá, uma vez que oferece inúmeros benefícios para nossa saúde.

Este tipo de chá é extremamente saudável e pode ser incluído em qualquer tipo de dieta, se usado de forma adequada e junto de uma boa prática de exercícios e alimentação saudável com base em verduras e frutas. Seu organismo só irá te agradecer pelo enorme cuidado que você está tendo com ele e, como agradecimento, irá te proteger de uma forma única.

Receita de vó

Se você é uma pessoa que conviveu bastante com sua avó, sabe que ela tem algumas boas receitas na manga. Seja na cozinha ou cuidando da gente, vó nunca falhou em seus conselhos e no carinho que teve a nos oferecer.

Por que isto está sendo dito? Porque é muito comum que avós ofereçam o chá de boldo ou chá de erva-cidreira para o tratamento de algumas enfermidades. E elas não estão erradas, pois mais do que ninguém elas sabem os benefícios que esta planta pode oferecer. Também sabem usar com eficiência e nos momentos certos.

Assim sendo, sua avó sabe muito bem que essa planta é tão poderosa que trabalha dois elementos fundamentais em nossa vida: corpo e mente. Uma vez que trabalha com os dois e equilibra as coisas em nosso organismo, corpo e mente trabalham juntos para manter tudo saudável. Afinal, não adianta nada ter um belo corpo e uma saúde mental horrível, correto?

Portanto, o benefício desse chá de Melissa só pode ser muito positivo para qualquer pessoa e sem limitações, até porque seus nutrientes e substâncias não causam danos à saúde de maneira nenhuma.

Qualquer pessoa pode usar dos benefícios deste chá sem problema algum, até mesmo crianças e mulheres grávidas, mas é claro que para estes casos, é necessário que se tome apenas uma xícara como recomendado, pois mais que isso pode sim causar algum tipo de problema.

Os benefícios do chá de erva-cidreira

Mas o que essa planta tanto tem a oferecer para as pessoas?

Como já dito anteriormente, ela não tem nenhuma limitação quanto ao uso e ainda trabalha com o corpo e com a mente ao mesmo tempo.

A planta do chá de erva-cidreira é rica em:

  1. Terpenos;
  2. Taninos;
  3. Polifenois;
  4. Ácido cafeico;
  5. Acetato de Eugenol;
  6. Ácido rosmarínico.

Só que apenas dizer um monte de nomes científicos não adianta nada para ninguém, a menos, é claro, que você seja da área. É preciso mostrar efetivamente para que serve essa planta que é tão aliada das receitas de nossas avós em todo o território brasileiro.

Assim sendo, tudo isso leva a uma ação antioxidante muito mais potente que a vitamina E e combate com grande eficácia os radicais livres em nosso corpo.

Esse chá também ajuda a prevenir o envelhecimento celular, bem como prevenir câncer, proteger o coração e evitar o desenvolvimento de doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

O chá de Melissa também auxilia no trato digestivo e atua efetivamente e de forma rápida contra qualquer tipo de dor, náuseas, prisão de ventre e infecções que possam aparecer no estômago ou intestino.

Também tem forte ação diurética, promovendo uma saúde boa para os rins e auxiliando na eliminação de toxinas. Assim sendo, ajuda a limpar o sangue e manter os níveis de açúcares e sais presentes no sangue, normais. Ainda por cima, por ajudar na eliminação de toxinas, pode ajudar a emagrecer, uma vez que trabalha contra o excesso de água presente no corpo e o elimina.

E a mente?

Você provavelmente está estranhando que tanta coisa foi dita a respeito do chá de erva-cidreira e sua ação em nosso corpo e nada sobre a atuação em nossa mente. Até porque, foi dito ali em cima que este tipo de chá atua sim em nossa mente e seria estranho não dizer como.

Essa planta tem o poder de acalmar nossa mente, promovendo tranquilidade e aliviando possíveis dores de cabeça. Como protege o coração, também mexe com a pressão arterial, que fica mais baixa e por isso mesmo tende a acalmar o corpo como um todo.

Assim sendo, é ideal para quem tem dificuldade em dormir, pois este chá ajuda a acalmar a mente e causa sonolência, perfeito para quem tem uma prova ou situação importante no dia seguinte e precisa descansar.

A mente fica mais relaxada e acaba descansando melhor. Por consequência, os efeitos para a saúde mental são extensos e muitos bons, então, não tem porque não tomar este chá para tratar enfermidades e falta de sono.

Então, posso exagerar?

A resposta será bastante curta: claro que não!

Apesar de não ter contraindicações ou limitações quanto ao uso, não existe uma quantidade exata de xícaras por dia. É importante lembrar que nada, absolutamente nada, em excesso faz bem.

O chá de Melissa não é uma exceção. Mesmo promovendo efeitos únicos para nosso organismo, não se deve achar que pode tomar dois litros do chá em um único dia. Ele não substitui a água e outros alimentos essenciais.

Tente tomar de uma a duas xícaras, no máximo em um dia, lembrando-se de manter um espaço de tempo relativo entre as xícaras, pois isso irá possibilitar que o efeito seja melhor e muito mais eficaz.

A planta é bastante poderosa e mesmo uma dose pequena é capaz de melhorar tudo, sem causar danos para a saúde ou piorar o estado físico e emocional de alguém.

Receita de chá de Melissa

Por fim, não adianta nada falar um monte sobre os benefícios do chá de erva-cidreira e não apresentar uma boa receita para ser usada quando necessário, certo? Pois então, siga à risca essa receita e perceberá os efeitos da forma mais breve possível.

  • Ferva 150 ml de água em uma panela ou chaleira que possa ser tampada;
  • Depois, coloque na água 4 gramas de folhas da planta e deixe por mais cinco minutos;
  • Desligue o fogo, tampe a panela ou chaleira e deixe em abafamento por dez minutos;
  • Depois coe e espere ficar morno antes de poder se deliciar com este chá.

Não adoce de maneira alguma, a menos que seja com adoçantes naturais. Nada de coisa que venha em embalagens.

Para um efeito mais positivo da planta, recomenda-se que se use folhas frescas de erva-cidreira para preparar o chá de Melissa. Ela é muito fácil de se plantar e não exige muitos cuidados. Qualquer pessoa pode manter um vasinho com a erva em seu quintal ou varanda.

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */