Chás

Chá de erva de são cristovão: veja os vários benefícios a saúde

A erva de são cristovão é uma planta utilizada na medicina popular por possuir propriedades que trazem muitos benefícios à saúde, especialmente por reduzir efeitos da menopausa e por regular a menstruação, mas não é apenas para isso que a erva serve.

No artigo de hoje trouxemos um guia sobre a erva de são cristovão, falando sobre o chá de erva são cristovão que pode ser preparado por você mesmo. Para saber os benefícios que este chá traz e o que ele pode fazer por sua saúde, basta continuar a leitura!

Sobre a erva de são cristovão

Actaea spicata é um tipo de planta com flor que pertence à família Ranunculaceae. Também é conhecido como erva de são cristovão. A planta é nativa da Ásia Ocidental e da Europa. Como as folhas e bagas em forma de ovo se assemelham às do ancião, o nome Actaea é derivado da palavra grega “acte”, que significa mais velho.

No entanto, o sabor horrível garante que as bagas não sejam consumidas acidentalmente. Acredita-se que o cheiro da erva de são cristovão atrai sapos e, por isso, também é conhecido como raiz de sapo. O nome pode ter vindo do gosto da erva de são cristovão pelas áreas úmidas e sombreadas onde os sapos são encontrados.

Pântanos, margens de riachos, florestas abertas de pinheiros ou abetos, seções úmidas e sombrias de florestas decíduas, florestas mistas de coníferas e pântanos são os habitats naturais onde a planta pode ser encontrada crescendo. As ervas de são cristovão preferem florestas úmidas e pedregosas que são ricas em húmus. A planta tem um porta-enxerto curto, oblíquo, lenhoso e rastejante, de cor preta e erige caules brilhantes. A planta inteira é de cor verde escura e glabra (sem pêlos) ou pouco felpuda.

Veja também: 

Usos da erva de são cristovão

Esta erva tem algumas aplicações médicas, apesar de ser tóxica. Pequenas doses desta planta foram utilizadas como remédio pelos primeiros colonos europeus e pelos nativos americanos.

O chá feito das raízes e folhas era usado para tratar uma variedade de doenças. As raízes foram empregadas como purgativo e emético. Esta erva foi usada para tratar reumatismo, fadiga ocular, dores de cabeça, dores de garganta, resfriados comuns, tosse e constipação.

Houve outros usos para a erva de são cristovão. O corante preto pode ser produzido a partir das bagas quando combinado com alúmen.

Benefícios do chá de erva de são cristovão

De acordo com pesquisas, a erva de são cristovao se liga aos receptores de estrogênio e impede a ligação do estrogênio, o que pode ajudar a aliviar sentimentos desconfortáveis causados por flutuações hormonais. Evidências também apontam para o papel potencial da erva de são cristovão na prevenção da perda óssea associada à menopausa. Mais pesquisas estão sendo feitas para descobrir como as arraias podem ajudar a controlar as vias inflamatórias para apoiar a função imunológica e o envelhecimento saudável.

Outros benefícios e usos do chá de são cristovão, são:

  • Para mulheres com problemas de menstruação e menopausa, as misturas produzidas a partir de suas raízes são benéficas;
  • Ajuda as mulheres lactantes a produzir mais leite e é usado como purgante após o parto;
  • A raiz é usada para fazer um chá que é usado como aperitivo, usado para curar dores de estômago, resfriados, tosses; irregularidades menstruais, desconforto pós-parto e para estimular a produção de leite após o parto;
  • Para desconforto articular e muscular da variedade reumática, a tintura de raiz é eficaz;
  • As ondas de calor também podem ser tratadas com tintura;
  • Acredita-se que a inflamação das membranas mucosas, conhecida como catarro, seja tratada pela raiz preta;
  • Além disso, acredita-se que seja útil no tratamento de febre reumática e doenças do sistema nervoso;
  • Na Índia, é usado para curar reumatismo, bócio e asma;
  • Suas folhas podem ser usadas para fazer um chá para aliviar a dor de cabeça;
  • Suas raízes podem ser usadas para fazer misturas eficazes para coceira na pele;
  • Nas feridas, são usadas bandagens feitas de suas folhas;
  • Para tratar dores de garganta, as raízes são pulverizadas e as misturas resultantes são gargarejadas;
  • Suas raízes são usadas para fazer um chá que se destina a curar sintomas de resfriado e tosse;
  • Tem um tratamento eficaz e útil para dores reumáticas.

Como fazer o chá de erva de são cristovão

O chá desta planta ajuda a reduzir a dor e a inflamação, melhora a circulação sanguínea e alivia os sintomas da TPM e da menopausa. Você precisará do seguinte para fazer um chá desta planta terapêutica:

Ingredientes: Erva seca de erva de São Cristóvão e 1 colher de chá de água fervente.

Modo de preparo: Coloque a planta seca na xícara de água fervente e espere 10 minutos antes de usar a infusão. Depois disso, filtre o líquido e aproveite.

Dependendo da necessidade e dos sintomas, este chá deve ser consumido de duas a três vezes ao dia.

Confira também: 

Precauções e efeitos colaterais do chá de erva de são cristovão

Deve-se evitar o uso do chá de erva de são cristovão quem fizer o uso de anticoncepcionais, pois seu uso pode reduzir os efeitos da pílula.

Além disso, mulheres grávidas não devem consumir o chá sem orientação de um profissional, pois o consumo das bagas da erva podem causar parada cardíaca e morte se consumidas de maneira incorreta.

Pessoas com pressão arterial baixa persistente são outro grupo que não deve consumir o chá de são cristovão.

Vale relembrar que as plantas medicinais não substituem os cuidados médicos e, o uso excessivo delas pode ser muito prejudicial à saúde.

Onde comprar o chá de erva de são cristovão

É oferecido em farmácias de manipulação e também em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

Além de ser utilizada na medicina popular para o tratamento de diversas doenças, é encontrada em jardins residenciais para embelezar a área.

Gostou de saber mais sobre o chá de erva de são cristóvão e todas as qualidades medicinais desta incrível planta? Deixe aqui seu comentário!

Veja também: