Chás Nutrição

Chá de Erva Doce: Conheça os benefícios

Você provavelmente já tomou o chá de erva doce, ou – até mesmo – provou a planta em saladas e sopas. No entanto, é possível que não conheça quais são seus benefícios e propriedades medicinais para o corpo.

Além de ser delicioso, uma xícara de chá de erva doce ocasional pode tornar a vida mais fácil. Ele auxilia na digestão e na limpeza do trato digestivo. Mas esta é só parte de seu potencial.

Saiba tudo sobre o chá de erva doce e seus efeitos:

A origem do chá de erva doce

A origem deste chá vem da região do Mediterrâneo, de onde a planta é originária. Em função de sua fácil adaptação a outros ambientes, ela passou a ser cultivada ao redor do mundo.

O chá de erva doce é utilizado desde a Grécia antiga, quando era parte de rituais e celebrações. Na mitologia grega, Prometheus roubou o fogo dos deuses com um um talo da erva doce, o que demonstra sua importância.

Além disso, o chá de erva doce era utilizado por atletas olímpicos para melhorar sua performance. Segundo alguns historiadores, médicos gregos prescreviam o chá para mulheres grávidas, para aumentar a produção de leite.

Benefícios para o corpo

Além de possuir diversas vitaminas, minerais e grande potencial de antioxidantes, o chá de erva doce é capaz de atuar diretamente no corpo, sobre diversos problemas de saúde diferentes:

Melhora a digestão

cha-de-erva-doce

Historicamente, o potencial digestivo do chá de erva doce é o benefício mais conhecido da bebida. Ele possui estrogênio, que funciona como um relaxante muscular muito útil para a digestão mais fácil.

Além disso, suas propriedades aromáticas auxiliam em enjoos, diarreias e, até mesmo, em crises de flatulência. O chá reduz os níveis de acidez no estômago e no intestino, em função da alcalinidade da erva.

Para crianças, o chá de erva doce de erva doce funciona especialmente bem na redução de cólicas. O poder de relaxamente do chá é o principal responsável pela diminuição das dores.

Limpeza de toxinas

As ações diuréticas do chá de erva doce funcionam especialmente bem na eliminação de toxinas. O fluxo aumentado de urina favorece a a circulação mais limpa do sangue, além de estimular as atividades dos rins e do fígado.

Adicionalmente, isso reduz a retenção de líquidos no corpo, auxiliando na perda rápida de peso.

Melhoras no sistema imunológico

Para estar saudável, o organismo precisa de um sistema imunológico forte para combater agentes prejudiciais no corpo. O chá de erva doce ajuda ao melhorar as defesas do corpo ao acelerar o metabolismo.

Além disso, seu efeito de retirar impurezas do sangue facilita o trabalho do corpo. Outro efeito conhecido é a capacidade de tratar doenças respiratórias e aliviar dores na garganta.

Balanço hormonal

Com o aumento da saúde do fígado, promovido pelo chá de erva doce, o órgão é capaz de gerar maior balanço hormonal. Isso reduz uma série de sintomas desconfortáveis durante o dia.

Outro dos principais benefícios da erva doce para a saúde é sua capacidade de estimular a produção de estrogênio. Isso diminui dores musculares e, sobretudo, dores e sintomas da TPM e da menopausa.

Por isso, tanto o chá de erva doce quanto a erva em suas outras formas é utilizado desde a Grécia para proteger o sistema reprodutivo feminino.

Benefícios e usos adicionais

Gargarejos diários com o chá de erva doce diminuem dores de gargante e ainda tratam o mau hálito. Alguns estudos incipientes demonstram que a ingestão do chá pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, com a aprovação de um obstetra, o consumo do chá de erva doce auxilia a aumentar o fluxo de leite em lactantes. É necessário, no entanto, consumir com moderação, em função de seu efeito de relaxamento muscular.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */