Chás Plantas Medicinais Saúde Saúde Bucal

Chá de folha-da-fortuna ajuda a tratar infecções e ainda traz outros benefícios

Além do conhecido auxílio ao tratamento de infecções, o chá de folha-da-fortuna possui uma série de propriedades medicinais altamente benéficas ao organismo, servindo, por exemplo, para manter a saúde, combater o câncer e tratar úlceras.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

A folha-da-fortuna (Bryophyllum pinnata) é uma planta suculenta e perene. Em algumas regiões do país, ela é conhecida, também, por nomes como folha-santa, erva da costa e corama. Trata-se de uma espécie endêmica do Madagascar.

Ela pode ser encontrada em chás, extratos de folhas, sucos, cápsulas ou emplastros (folhas quentes aplicadas diretamente sobre a pele).

Chá de folha-da-fortuna

  1. Reserve 200 ml de água e uma colher de sopa de folhas frescas;
  2. Ferva a água até chegar ao ponto de ebulição;
  3. Depois, desligue o fogo e insira as folhas diretamente;
  4. Em seguida, coloque em um recipiente com tampa e espere 5 minutos.

Ao término desse tempo, coe e beba duas xícaras por dia.

Não se esqueça de que todo tratamento de saúde (mesmo que seja com elementos 100% naturais como o chá de folha-da-fortuna) deve ser acompanhado por um médico de sua confiança.

Confira a seguir alguns dos benefícios e principais utilidades medicinais dessa maravilhosa planta.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Benefícios da planta

Saúde bucal

Emprega-se os princípios ativos da folha-da-fortuna no tratamento da gengivite e inflamações bucais causadas por doenças periodontais e estomatites. Para esses casos, o chá de folha-da-fortuna (preparado com água fervente) deve ser resfriado antes de ser bebido.

Para combater a estomatite é necessário ingerir de 3 a 4 copos diários – como forma de potencializar os tratamentos preliminares. Nesse caso, o ideal é que o chá de folha-da-fortuna seja consumido em temperatura ambiente.

Resfriados

É possível encontrar, sobretudo em lojas especializadas em medicamentos e produtos naturais, a concentração, em cápsulas, dos princípios ativos da folha-da-fortuna.

Entretanto, você pode acessar os mesmos benefícios por meio de uma preparação caseira. Para isso, basta moer as folhas, espremê-las e filtrar para retirar o extrato.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Os efeitos benéficos dessa preparação tendem a surgir entre a primeira e a segunda semana de tratamento.

Úlceras

O chá de folha-da-fortuna é de grande utilidade para o tratamento de úlceras no estômago, veias ou provocadas por lesões. Em caso de feridas externas, você pode optar por esquentar e aplicar as folhas diretamente na região afetada.

Câncer

O gênero Bryophyllum é muito utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer. Isso porque ele apresenta componentes orgânicos (similares às secreções de certos batráquios) que podem coibir a renovação e a proliferação de células cancerígenas.

Ressalte-se que o chá de folha-da-fortuna apresenta diferentes substâncias químicas, tais como flavonoides, ácidos graxos, triterpenos e compostos orgânicos com atividade citotóxica – nociva para várias linhagens celulares do câncer.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Sistema reprodutor feminino

O chá de folha-da-fortuna auxilia no combate às infecções do colo uterino e do trato urinário.

A aplicação de pomadas à base de folha-da-fortuna sobre a região vaginal por 2 semanas, três vezes ao dia, ajuda a eliminar as bactérias que se acumulam nessa área.

Dores lombares

As folhas aquecidas dessa planta, quando colocadas sobre as costas, podem aliviar as dores de coluna, tão corriqueiras nos dias atuais, devido à má-postura que a maioria das pessoas mantém em seu dia a dia.

Trata-se de uma maneira bastante eficaz para reduzir o desconforto na região lombar. Se possível, coloque uma almofada térmica ou bolsa de água quente sobre as folhas. Assim, o calor sobre a região se intensifica, agindo para potencializar as propriedades terapêuticas da flor-da-fortuna.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Esse método também é útil no tratamento de feridas ou alergias nas costas: basta aplicar as folhas aquecidas até que as dores percam a intensidade.

Dores de cabeça

Se você padece de enxaqueca ou dores similares, a aplicação de folha-da-fortuna é uma excelente solução.

Retire três ou quatro folhas da planta e esquente-as em um micro-ondas (ou forno tradicional) por cerca de 4 minutos. A duração do aquecimento dependerá da potência do seu forno, por isso, convém ficar de olho para não as deixar quente demais.

Coloque-as, ainda quentes, sobre a testa. Em seguida, esquente novamente e, em intervalos de 15 minutos, refaça o processo mais algumas vezes.

Terçol

Assim como o indicado para aliviar as dores de cabeça, você deve aquecer as folhas dessa planta para, em seguida, posicioná-las, de um a dois minutos, no olho afetado, de quatro a cinco vezes por dia.

Após esse período, você notará uma considerável redução no inchaço e na vermelhidão provocada pelo terçol.

Pés

A folha-da-fortuna é altamente recomendável para quem tem fungos, olho-de-peixe ou calos.

Prepare um recipiente com as suas folhas e água quente para que seus pés fiquem imersos por quarenta minutos. Você pode adicionar, se for conveniente, óleo de eucalipto, hortelã e, ainda, outras ervas medicinais de sua preferência.

Após a lavagem dos pés, esquente outras três folhas para colocar em um par de meias a serem usadas à noite. Deixe os efeitos curativos da folha-da-fortuna agirem enquanto você desfruta de uma boa noite de sono.

Queimaduras

As folhas aquecidas também podem ser aplicadas diretamente na pele – conforme mencionado – sobre as áreas que receberam queimaduras.

Outra boa alternativa consiste em moer as folhas, transformando-as em uma espécie de pasta a ser aplicada na região afetada. Repita esse procedimento ao menos uma vez por dia, em 6 dias consecutivos. Você verá que a pele recuperará gradualmente a sua tonalidade natural.

Verrugas

A eficácia da folha-da-fortuna se estende ao combate às verrugas – lesões na pele causadas pelo papiloma vírus humano. Para suprimir esse desconforto, folhas frescas e trituradas devem ser aplicadas sobre as verrugas.

Se não obtiver resultados visíveis no decorrer de uma semana, insista no tratamento e consulte um dermatologista.

Ouvido, nariz e garganta

O chá de folha-da-fortuna tem um uso inusitado: muitos médicos aconselham utilizar uma seringa para extrair algumas a serem aplicadas, por via nasal, como um medicamento preventivo em períodos nos quais há picos de gripe. Nessas épocas, é comum que os seios nasais inflamem e proliferem casos de sinusite.

Esse medicamento natural é um forte aliado, também, para combater a laringite, amigdalite crônica e as infecções de ouvido.

O extrato pode ser usado para embeber gazes a serem colocadas no ouvido, diariamente, por quarenta minutos. Isso deve ser cuidadosamente feito para não danificar o tímpano ou causar novas infecções.

Para tratar a amigdalite, é recomendado fazer gargarejo com o chá de folha-da-fortuna ainda quente e, de preferência, sem açúcar.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */