Chás

Tudo sobre o chá de folha de abacate

Chá de folha de abacate

Você provavelmente já conhece os benefícios do abacate. A fruta fica deliciosa preparada de diversas formas, seja doce ou salgada. E sabemos que, apesar de riquíssimo em calorias, o abacate ainda ajuda a prevenir futuros problemas cardíacos e serve como ajuda para abaixar o colesterol. Mas você já pensou em tomar chá de folha de abacate?

É muito comum que sequer haja familiaridade com a folha de certas frutas. A maioria de nós não está habituada a vê-las, já que vemos e escolhemos as frutas direto das prateleiras de algum mercado ou hortifruti.

Não é de se admirar, portanto, que algumas pessoas fiquem surpresas ao saber que o chá de folha de abacate pode trazer tantos ou mais benefícios que a própria fruta. Continue lendo nosso texto para saber tudo sobre este chá e como ele pode te ajudar!

Lembre-se, porém, de sempre consultar um médico antes do uso. Crianças, idosos, gestantes e lactantes podem apresentar reações indesejadas.

Os inúmeros benefícios chá de folha de abacate

Aquelas folhas quase esquecidas e que quase nunca vemos podem ser exatamente o que você procurava para melhorar sua saúde. Isto porque entre os incontáveis benefícios do chá de folha de abacate, você pode encontrar:

  • Diminuição de dores de estômago;
  • De cabeça e de dente;
  • Amenização dos sintomas de artrite;
  • Combate aos sintomas de gripe.

No chá de folha de abacate você encontrará uma quantidade muito mais concentrada de alguns dos benefícios que a própria fruta já oferece. Em 100 gramas de folhas de abacate você encontra quase o dobro de fibras, proteínas e minerais que encontraria no próprio abacate. Chega a ser impressionante, não é?



Além disso, de acordo com pesquisas, o chá de folha de abacate ainda pode oferecer diversas outras vantagens para a sua saúde, conforme elencamos a seguir.

Ajuda na perda de peso

Testes laboratoriais em ratos demonstraram que as folhas de abacate podem ajudar a diminuir o colesterol. E mesmo os animais que seguiam uma dieta com altos níveis de gordura conseguiram perder uma quantidade considerável de peso.

É importante lembrar que os testes ainda estão em fases iniciais e seus efeitos até aqui puderam ser observados apenas em ratos.

Especialistas em medicina natural alegam que o efeito diurético e antioxidante das folhas de abacate também oferece grandes vantagens quando se trata de perder peso.

Diminui a quantidade de açúcar no sangue

Embora cientificamente este fato ainda esteja em fase de testes, o consumo de folhas de abacate se mostrou promissor para a diminuição de açúcar no sangue. O resultado dura até seis horas e futuramente pode ser uma ótima alternativa para diabéticos.

Diminui o risco de úlceras estomacais e ajuda a atenuar as existentes

Alguns dos principais ativos da folha do abacate ajudam a atenuar os sintomas e podem mesmo prevenir úlceras estomacais. Isso porque alguns dos fitonutrientes concentrados encontrados no extrato da folha da fruta têm ótimos efeitos curativos no tecido estomacal.

Enfraquece a sua gripe

Por sua riqueza em vitaminas, antioxidantes e anti inflamatórios, as folhas de abacate podem ajudar a diminuir os sintomas da gripe e até cooperar com o seu corpo para se livrar dela.

Diminui as dores de cabeça

Os antioxidantes presentes nas folhas de abacate entram novamente em ação aqui. Eles ajudam a melhorar o oxigênio no sangue e isso tem efeito direto em diversas causas das dores de cabeça, incluindo a sinusite e a enxaqueca.

Ameniza dores de dente

Por ser rica em oxidantes e anti inflamatórios, as folhas de abacate ajudam a reduzir inflamações nas gengivas e diminuem as dores de dente.

Ajuda a combater infecção urinária

Infecções urinárias podem ser muito perigosas e causam muito desconforto. É imprescindível que se busque ajuda médica para descobrir quais bactérias combater.

O chá deve ser usado apenas como auxílio aos medicamentos, uma vez que seu efeito diurético, propriedades anti inflamatórias e antibacterianas podem facilitar consideravelmente o tratamento.

Ajuda a combater a artrite

As propriedades anti inflamatórias das folhas também são responsáveis por ajudar a amenizar e combater os efeitos da artrite.

Ajuda a combater a ansiedade e diminui a insônia

As propriedades das folhas ajudam o corpo a estabilizar a produção de serotonina. Como resultado, seu humor, apetite e sono serão positivamente afetados.

O cérebro passa a reagir melhor a certos estímulos quando o sono é regulado. Isso, somado às propriedades do limoneno e seus efeitos no corpo tem papel fundamental na diminuição da ansiedade.

Ameniza as dores musculares

As folhas de abacateiro têm diversas propriedades, inclusive calmantes. Através delas, podemos aproveitar o relaxamento muscular para amenizar principalmente as dores nas costas e aquelas provocadas por excessos musculares.

Cuidados essenciais

É importante que as folhas de abacate tenham uma boa procedência e, mesmo assim, tome os devidos cuidados ao recebê-las. Lave-as bem e verifique se estão frescas. Ao preparar o chá, consuma-o em 24h, sem exceder o consumo de dois copos por dia.

Como os efeitos da folha são muito concentrados, se o consumo for excessivo, ela pode também passar a ser prejudicial. Portanto, não é recomendável que o chá seja ingerido por dez dias seguidos.

Além disso, animais que consumiram folhas de abacate durante a amamentação passaram a sofrer de alguns efeitos colaterais. Entre eles, dores mamárias e dificuldade na produção de leite. Os testes não foram repetidos em mulheres, porém, é recomendável evitar se submeter a estes riscos. O consumo do chá também não é aconselhável para crianças, gestantes e idosos. Mesmo adultos saudáveis devem procurar orientação médica quando o uso for relacionado a alguma doença.

Faça o seu chá de folha de abacate

O preparo deste chá é muito simples e você provavelmente terá todos os ingredientes em casa. Para preparar este chá você vai precisar de:

  • Uma panela pequena com água
  • 3 ou 4 folhas de abacate
  • Mel

Ferva a água com as folhas de abacate por cerca de 20 minutos. Você poderá notar que a água diminuirá consideravelmente. Depois de desligar o fogo, deixe a panela fechada por ao menos cinco minutos. Coe as folhas, sirva em uma xícara ou caneca e adoce preferencialmente com mel.

É recomendável que se consuma no máximo dois copos ao dia, três vezes por semana.

Você imaginava que o chá de folha de abacate poderia oferecer tantas vantagens assim? Compartilhe!

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.