Chás Saúde

Quais são as maiores propriedades do chá de Goji Berry?

O chá de Goji Berry emagrece? Essa questão, explorada algumas vezes de forma polêmica, tem sido uma constante nos últimos anos, período em que o Goji Berry saiu do anonimato e adquiriu grande notoriedade.

Mas, quando buscamos um pouco mais de informação, acabamos por descobrir nesta fruta outras propriedades que a tornam ainda mais benéfica para a nossa saúde. Ao mesmo tempo, podemos entender melhor qual é exatamente a ação do chá de Goji Berry em relação ao emagrecimento, desfazendo assim eventuais visões equivocadas a respeito.

Goji Berry, um superalimento

Goji Berry é uma pequena fruta cítrica vermelha originária da região do Himalaia, na Ásia. Apesar de ser conhecida e utilizada há milhares de anos, principalmente pela medicina tradicional chinesa, só recentemente o Goji Berry tornou-se popular por aqui.

Essa descoberta é tão recente que nem existe um nome correspondente para esta fruta em português. Blueberry, por exemplo é mirtilo, cranberry é oxicoco, mas Goji Berry… Algumas fontes, principalmente em Portugal, usam a expressão “bagas de goji”, mas o mais comum é encontrarmos o mesmo nome usado em inglês, isto é, Goji Berry.

Ainda no campo da língua, alguns se referem à fruta como “o” Goji Berry, e outros como “a” Goji Berry. Entre os nomes populares dados ela, um bastante difundido é “viagra chinês”, que já dá ideia de uma de suas propriedades.

Esta pequena fruta contém uma altíssima concentração de vitamina C. Cem gramas de Goji Berry fornecem mais vitamina C do que uma laranja inteira.

Além disso, a fruta contém ainda:



  • as vitaminas A, B1, B2, B6, E
  • minerais como ferro, cobre, cálcio, potássio, selênio e zinco
  • nutrientes como betacaroteno, zeaxantina, luteína, licopeno e criptoxantina
  • aminoácidos
  • proteínas
  • fibra alimentar

A presença de tantas substâncias dá à fruta algumas propriedades que a tornam uma grande fonte de benefícios para a saúde. Por toda essa riqueza nutritiva, o Goji Berry é classificado como um superalimento, categoria em que se incluem também alimentos como quinoa, lentilha, chia, nozes, açaí, kiwi, melancia, mirtilo, abacate, framboesa, cacau, cereja e uva-passas, entre outros.

Como preparar o chá de Goji Berry

A facilidade de preparação faz do chá de Goji Berry uma das formas mais práticas de se obter os benefícios proporcionados por todas as propriedades naturais da fruta.

O chá de Goji Berry pode ser preparado a partir da fruta natural ou da fruta desidratada, conforme descritos a seguir.

Além destas receitas básicas, alguns complementos como mel, limão, gengibre ou cascas de laranja podem incrementar o sabor e as propriedades do chá de Goji Berry.

Chá de Goji Berry natural

Ingredientes:

  • Uma colher (de sopa) de Goji Berry natural
  • Uma xícara (de chá) de água

Modo de preparar:

  • Ferva a água
  • Apague o fogo e adicione as frutas
  • Deixe o chá tampado por dez minutos
  • Coe o chá antes de servir
  • Opcionalmente, use mel para adoçar

Chá de Goji Berry desidratado

Ingredientes:

  • Uma xícara de Goji Berry desidratado
  • Um litro de água filtrada

Modo de preparar:

  • Despeje o Goji Berry desidratado na água e aqueça até ferver
  • Apague o fogo e deixe o chá tampado por dez minutos
  • Coe o chá antes de servir
  • Opcionalmente, use mel para adoçar

Benefícios do chá de Goji Berry

Preservando todas as propriedades da fruta, o chá de Goji Berry se mostra eficaz para diversas situações, conforme apresentados a seguir.

Auxílio à perda de peso

O consumo do chá de Goji Berry acelera o metabolismo do corpo, contribuindo para a perda de peso.

Retomando a polêmica sobre a forma como o tema algumas vezes é abordado: o chá de Goji Berry não é uma fórmula milagrosa que faz perder peso pela sua simples ingestão. O que ele faz é atuar de forma auxiliar, permitindo uma maior eficiência das dietas e dos tratamentos de emagrecimento.

Aumento da disposição

O consumo de Goji Berry contribui para melhorar a resistência, a circulação sanguínea e a utilização do oxigênio.

Auxílio no fortalecimento dos músculos

Alguns nutrientes da fruta, como o cromo, a arginina, a glutamina e o potássio agem no sentido de facilitar o ganho de massa magra.

Redução da produção de cortisol

O cortisol é o hormônio que estimula a sensação de estresse, provocando o acúmulo de gordura, aumentando o apetite por alimentos calóricos, diminuindo a produção do hormônio do crescimento e desacelerando o metabolismo. O Goji Berry combate diretamente a produção de cortisol.

Melhora do humor

A vitamina B6 presente na fruta atua na produção da serotonina, que proporciona uma sensação de bem-estar.

Fornecimento de antioxidantes

Antioxidantes atuam na prevenção de diversas doenças. Os carotenoides e a vitamina C conferem à fruta uma forte ação antioxidante. Aliás, o Goji Berry é a maior fonte de carotenoides que se conhece.

Fortalecimento do sistema imunológico

A vitamina C presente no chá provoca o aumento da produção de glóbulos brancos e dos níveis de anticorpos no organismo.

Proteção ao coração

Muitas das substâncias presentes na fruta atuam como antioxidantes, combatendo o chamado colesterol ruim. Dessa forma, previnem a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Combate à celulite

No combate à celulite, o chá age de um lado como anti-inflamatório e de outro como um estabilizador dos níveis de colesterol.

Aumento do apetite sexual

O Goji Berry estimula o aumento de produção da testosterona, que tem reflexos diretos sobre a libido. Além disso, há a contribuição indireta proporcionada pelo aumento da produção de serotonina.

Fortalecimento da visão

Alguns dos nutrientes presentes na fruta (carotemoides, zeaxantina) atuam diretamente na saúde da visão.

Proteção à pele

O Goji Berry também tem nutrientes que fornecem uma proteção adicional a pessoas mais sensíveis aos raios ultravioleta.

Combate ao câncer

Pesquisas recentes indicam que os polissacarídeos presentes no Goji Berry inibem a proliferação de células cancerígenas.

Proteção ao cérebro

A ação dos ácidos graxos, das vitaminas do complexo B e dos antioxidantes da fruta regulam o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e previnem problemas neurológicos.

Cuidados no consumo do chá de Goji Berry

Antes de passar a usar o chá de Goji Berry, é importante consultar um médico ou um nutricionista. Existem algumas contra-indicações ao seu uso para pessoas que fazem uso de anticoagulantes, de remédios para pressão ou de remédios para glicemia.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */